Home | Faça você mesmo | Pinhata de balão, veja como fazer pra sua festa

Pinhata de balão, veja como fazer pra sua festa

A turma dos anos 80 lembra bem como os aniversários eram divertidos, principalmente na hora de estourar o bexigão de guloseimas! E a pinhata (ou pichorra, piñata) reapareceu nas comemorações infantis! Recheada de balas e pirulitos, o momento de quebrá-la é um dos pontos altos da festa. Veja como fazer uma pinhata de balão para o próximo aniversário que rolar!

Pinhata de balão

+ Aniversário sereia: veja ideias para a festa

+ Pinhata na festa, entenda a tradição

Pinhata de balão: materiais necessários

  • balão grande, desses próprios para encher de doces
  • 150 ml de cola branca
  • 150 ml de água
  • pincel
  • folhas de papel crepom da cor que preferir
  • jornal
  • tesoura
  • fita crepe (opcional)
  • cola em bastão

Faça você mesmo!

Para começar, encha de ar o balão, mas não deixe a ponto de ficar tão cheio, quase estourando, não é necessário. Amarre-o em algum lugar para facilitar a colagem.

Faça uma mistura de cola branca e água, ambas na mesma proporção.

Pegue folhas de jornal e corte em tiras grossas de aproximadamente quatro dedos.

Com as tiras de jornal já cortadas, pegue tira por tira, passe no recipiente que está a mistura de água e cola, retire o excesso de líquido e grude no balão. Use o pincel se preferir.

Faça uma primeira camada de jornal e cola no balão. Espere secar bem e repita o mesmo processo, criando uma segunda camada de jornal.

A segunda camada deixará a pinhata de balão mais resistente, já que ela não aguentará muito peso.

Enquanto a pinhata seca, é hora de pensar na decoração dela! A que fizemos aqui foi para uma festa com tema sereia, e por isso levou uma barbatana feita com um pedaço de papelão e revestida com papel crepom colorido. Para fixá-la ao balão, utilizamos fita crepe.

Independente do tema de sua pinhata, é bacana deixá-la bem colorida! Para isso, corte tiras de três dedos de papel crepom. Picote as tiras antes de abri-las, mas sem chegar ao final. Abra as tiras, que formarão franjas.

Passe cola em bastão na pinhata já seca e vá colando as tiras de crepom. faça debaixo para cima, ficará mais fácil colar as camadas de tiras de papel crepom.

Agora que a pinhata já está decorada e seca, é só estourar o balão de dentro, fazer furos com auxílio de um objeto pontiagudo e utilizar barbante ou fita de cetim para pendurá-la no local em que será quebrada!

Dica: não encha muito sua pinhata, já que a estrutura de papel não aguenta muito peso. Se quiser deixá-la mais cheia, não estoure o balão de dentro, assim ela ficará mais resistente (e mais difícil de quebrar também).

+ Pinhatas cheias de criatividade!

+ Encontre no Elo7 artigos feitos à mão para sua festa

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.