Home | Faça você mesmo | Porta-cápsulas de café: faça você mesmo

Porta-cápsulas de café: faça você mesmo

Se está difícil encontrar um jeito de deixar os diferentes tipos de café ou bebidas organizadas, esse faça você mesmo pode ser a solução! Com materiais de baixíssimo custo, é possível criar um porta-cápsulas de café ou bebidas diversas em menos de uma hora. Veja o passo a passo e faça por aí também!

porta-cápsulas de café pronto
Inspiração: porta-cápsulas de café criativo e de baixo custo

Porta-cápsulas de café: materiais necessários

porta-capsulas-de-cafe

  • Um placa de madeira, compensado ou MDF, com o comprimento e altura que achar melhor
  • Canaleta de PVC, utilizada para esconder fios
  • Tesoura
  • Estilete
  • Fita dupla face
  • Tinta spray
  • Cola quente
  • Cápsulas de Dolce Gusto, Nespresso ou Três

+ Encontre porta-cápsulas criativos e feitos à mão no Elo7

+ Criatividade com cápsulas reutilizadas, confira

Faça você mesmo!

Comece com as canaletas de PVC, retire a capa (parte que cobre os fios) e corte no sentido longitudinal a canaleta com tesoura ou estilete.

Dica importante: não tente cortar exatamente no meio, onde tem um separador na canaleta. Dará muito trabalho! Passe a tesoura ou estilete bem rente ao separador e depois retire essa parte. Facilitará seu trabalho!

Meça a altura da placa de madeira e corte a canaleta em vários pedaços iguais. Lembre-se de deixar alguns centímetros da madeira sem canaleta para criar uma área de identificação dos sabores das bebidas.

porta-capsulas-de-cafe2

Agora com a placa de madeira em mãos, retire a proteção da fita dupla face que já vem na canaleta e fixe um lado da canaleta no sentido vertical. Com a própria cápsula de café ou bebida, tire a medida da distância entre uma canaleta e outra. Elas devem ficar paralelas e com uma distância suficientemente boa para passar a cápsula sem prender demais nem deixá-la muito frouxa.

Você criou o primeiro compartimento para as cápsulas. De agora em diante, é só repetir o mesmo processo, colando a canaleta bem juntinho da última para ficar visualmente agradável.

Crie quantos compartimentos achar necessário. Se sobrar madeira, corte o excesso com uma serrinha. Para as cápsulas não caírem, cole também uma canaleta no sentido horizontal.

Agora é a melhor parte, pintar! Utilize tinta spray fosca para que o acabamento fique bonito. Passe duas camadas de spray com um intervalo de 15 minutos entre uma demão e outra.

Com o porta-cápsulas já seco, é hora de criar a identificação das bebidas. Para isso, pegue cápsulas já usadas, retire cuidadosamente com estilete a identificação do sabor e cole com cola quente embaixo do compartimento. Faça isso com todas as fileiras de compartimentos, de acordo com os sabores que você costuma saborear!

porta-capsulas-de-cafe3

Para fixar na parede, cole fita dupla face no verso do seu porta-cápsulas e grude na área do café de sua casa!

porta-cápsulas de café

+ Ideias para reaproveitar cápsulas, faça você mesmo!

+ Faça você mesmo um porta-bijuterias com cápsulas reaproveitadas

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.