Home | Faça você mesmo | Porta-vela de cimento: aprenda a fazer

Porta-vela de cimento: aprenda a fazer

Já viu alguns objetos por aí feitos com cimento? A moda de usar o material de construção na decoração foi chegando de mansinho… Primeiro a estética começou a fazer sucesso com a tendência industrial e as paredes e pisos descobertos, e agora, são elementos decorativos, como pequenos pesos, candelabros, vasos. Para descobrirmos essa nova matéria-prima, vamos fazer um porta-vela de cimento!

Aprenda a fazer com a gente e aventure-se também!

Porta-vela de cimento: descubra o material

porta-vela de cimento 1

Para começar, você vai precisar fazer uma visita a uma loja de construção ou depósito. Não se preocupe se não tiver muita intimidade com o ambiente. Só precisará pedir um quilo de cimento, essa é a quantidade mínima vendida. E vai se surpreender com o valor, sair por menos de um real! Oba!

Anote os materiais para o porta-vela:

  • cimento
  • água
  • recipiente plástico para a fôrma, como vasilhame ou copo descartável
  • vela rechaud
  • colher
  • pincel
  • tinta

Como fazer:

Para iniciar o processo, pegue o recipiente e comece colocando duas ou três colheres de cimento. Agora adicione água até a metade. Misture e teste a consistência. Precisa adquirir o ponto de mingau e ficar homogêneo. Coloque mais cimento, sem deixar sólido ou arenoso. Assim que ficar lisa a superfície, coloque a vela ao meio. Se for preciso, coloque um peso acima para descer, como algumas moedas.

porta-vela de cimento 2

O recipiente com a massa deve ficar em um local com sol e arejado ao menos por um dia ou uma noite. É necessário que seque bem para desenformar. Ao secar, verá que vai soltar facilmente!

Caso faça com copo descartável, pode rasgar o plástico para tirar de forma simples do fundo.

porta-vela de cimento 3

Está pronto! Agora retire arestas ou imperfeições com as mãos mesmo e comece a pintura. Crie uma pintura geométrica, misture cores, pinte cada face de uma cor. :) Você é quem manda!

Para o teste número 1 ficamos felizes com o resultado. Deu vontade de criar vasos pequenos para suculentas e pesos de papel com outros formatos. Fica a dica!

porta-vela de cimento 4

O que achou? Encontre velas artesanais aqui nesta lista! Boa criação!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.