Home | Faça você mesmo | Pulseira de macramê: aprenda a fazer

Pulseira de macramê: aprenda a fazer

Você sempre teve vontade de aprender o básico do macramê para realizar diferentes criações? Então vamos te mostrar neste post em vídeo como criar uma pulseira de macramê. Será útil para criar diferentes modelos e depois aplicar a técnica em outros produtos criativos. Vem com a gente!

pulseira de macrame

Pulseira de macramê: materiais

  • linha colorida
  • tesoura
  • fita adesiva

+ Busque fios e outros materiais para suas criações no Elo7!

+ Quer conhecer a técnica e outros usos?

+ Pulseiras de renda macramê também estão em alta. Veja!

Para criar a pulseira, siga os passos:

No vídeo, é mais simples acompanhar os movimentos das mãos e detalhes das laçadas e finalização. Assista!

O passo a passo para a pulseira de macramê começa com a escolha da linha. No vídeo utilizamos uma linha comum, para tricotar ou crochetar, apenas para ficar mais fácil a visualização dos pontos. Você pode utilizar fio de couro fino ou cordão encerado para dar um acabamento mais bonito.

Corte um pedaço de fio em tamanho grande e dobre ao meio. Passe fita adesiva nas extremidades do fio e fixe-o em uma mesa ou bancada para começar a trama. Esse será o seu fio-guia.

Corte mais um pedaço grande de linha e passe por baixo do fio-guia. Dê um nó para começar o macramê, de forma que ambas as pontas fiquem alinhadas.

Passe a ponta direita sobre o fio-guia e forme uma “argola”. Agora passe a ponta esquerda por baixo do fio-guia e por dentro da argola formada anteriormente. Puxe ambas as pontas. Você formará um meio-ponto em macramê.

Para formar o ponto inteiro, o procedimento é o mesmo de cima, o que muda somente é que desta vez você começará formando a argola com a ponta esquerda e a direita é quem passará por debaixo do fio-guia.

Vá repetindo esse mesmo processo do vídeo até que sua pulseira atinja o tamanho desejado. Quando já estiver com um bom tamanho, finalize com um nó cego e corte os excessos da linha trabalhada.

Faça um fecho com a mesma técnica, desta vez soltando o fio-guia, unindo suas duas pontas e fazendo o ponto que você aprendeu acima umas quatro ou cinco vezes.

+ Produtos em macramê para casa e para você nesta seleção.

+ Aqui você encontra pulseiras com a técnica realizadas por lojistas: masculinas e femininas.

Aproveite e veja como criar utilizando a mesma técnica de nós um hanger para plantas.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.