Home | Faça você mesmo | Suporte para plantas feito com camiseta velha

Suporte para plantas feito com camiseta velha

suporte-planta-macrame-2

Pense em algum uso inusitado para uma antiga peça de roupa. E se ela servir para “vestir” uma de suas plantas, não seria bacana? Pois foi o que aconteceu com uma camiseta surrada que estava dando sopa por aqui. Depois de ter sido manchada por água sanitária, a pobre ficou a ver navios, mas a malha era boa e a cor linda. Nada mais justo que dar à essa peça uma nova oportunidade, dessa vez como suporte para plantas feito em macramê (técnica de nós).

Bastam 4 tiras de malha, uma tesoura e uma argola de chaveiro para ter um resultado bem bonito. Quer ver só como é fácil de fazer? Vem que a gente mostra!

Materiais:

suporte-planta-macrame

1 camiseta antiga, preferencialmente de malha ou algodão
1 tesoura
1 argola de chaveiro
Vaso de planta.

Montagem

Corte 4 tiras da camiseta, no sentido horizontal. Passe a tesoura com a frente e o verso da camiseta unidos, assim ficará mais fácil para cortar. Cada tira deve ter aproximadamente 2 a 2,5cm. Como a nossa camiseta era tamanho G, as tiras esticadas ficaram com altura de mais de 1,8m.

suporte-planta-em-macrame

As tiras ficarão como argolas. Corte então, próximo à uma das emendas, para que se torne um fio comprido.

Estique a tira para o tecido enrolar um pouco, formando quase um fio. Passe as 4 tiras pela argola de chaveiro até a metade. Una as 8 pontas que se formarão e dê um nó próximo à argola.

suporte-planta-em-macrame-2

Agora é só trabalhar os nós. Pareie as tiras, formando novamente 4 partes. Meça aproximadamente 20cm do primeiro par e dê um nó. Faça isso com as demais partes, sempre tentando manter a mesma altura dos nós (tente respeitar os 20cm de altura).

suporte-planta-em-macrame-4.1

O macramé começa a se formar nesse momento: pegue uma tira do primeiro conjunto e una à uma tira do 2º conjunto. Dê um nó com altura próxima a 10cm. Faça isso com o restante das tiras (uma tira do 2º conjunto com uma do 3º, uma do 3º com uma do 4º e uma do 4º com a que sobrou do 1º conjunto). Você pode repetir esse mesmo procedimento mais de uma vez, caso suas tiras tenham bom tamanho.

suporte-planta-em-macrame-4

Se seu vaso for grande, os nós devem ser mais espaçados (considere uma altura maior), além disso, deixe as tiras com uma largura entre 2,5 e 3cm. O contrário também é válido, se seu vaso for pequeno, deixe um espaçamento de nós menor, assim o vaso ficará bem fixo.

Feito isso, junte os quatro conjuntos de tiras e dê um nó, de forma a unir todas as pontas. Acerte com a tesoura a franja que formar. O suporte está pronto para embelezar sua casa!

suporte-planta-em-macrame-5

Imagine aproveitar peças antigas ou até mesmo linhas (de crochê, lã ou barbante) para fazer um lindo jardim suspenso? Ideia simples e linda!

Está sem camisetas surradas por aí? Aproveite para ver algumas opções de linhas para fazer seu suporte no Elo7.

*Vaso A Decoradeira

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

5 comentários

  1. maria eunice guimaraes gama

    sao lindos os trabalhos, gostaria de aprender ,fazer cursos.

  2. Idéia simples , resultado bonito sem muito gasto
    Obrigada

    • Cris Oliveira

      Custo quase zero, não é mesmo Vera? Vale a pena pegar aquela peça de roupa surradinha pra fazer esse suporte, fica lindo demais!

  3. Maria Anglela B. M. Pereira

    Oi Cris, tomei conhecimento do seu blog no Elo 7 e gostei muito! Faz muito tempo, que eu quero participar de oficinas de reciclagem de objetos e não consigo achar nada! Fico muito frustrada, porque vejo tanta coisa bacana para fazer, pois sei que isto me faz muito bem. Enquanto faço estas atividades, minha mente relaxa!

    Agora, eu resido em Itu, no estado de São Paulo e gostaria de saber se você conhece alguém ou algum grupo que ministre oficinas de materiais de reciclagem.

    Aguardo seu retorno e agradeço sua atenção.

    Parabéns pelas ideias!

    Um abraço!

    Maria Angela

    • Cris Oliveira

      Oi Maria Angela! Que bom que você está curtindo nosso conteúdo! \o/
      O Instituto Reinventar tem cursos com utilização de resíduos recicláveis. Com o link da loja você conseguirá falar com o pessoal: https://www.elo7.com.br/institutoreinventar

      Um abraço e nos visite sempre!