Home | Faça você mesmo | Tapete redondo de crochê com fio de malha: veja o passo a passo

Tapete redondo de crochê com fio de malha: veja o passo a passo

O tapete redondo de crochê com fio de malha é uma das peças mais procuradas do momento. O material versátil rende um trabalho rápido e, se você tem alguma experiência com crochê, não será nada difícil fazer essa versão de tapete. Ela é feita basicamente usando o ponto alto, mas você pode misturar outros tipos de ponto para fazer a sua própria versão de tapete de crochê. Confira o vídeo com o passo a passo e crie o seu tapete também!

+ Quer encontrar tapete de fio de malha feito à mão e com muita criatividade? Compre sem sair de casa o seu!

+ No Elo7 você encontra fios de malha em cores diversas, além de agulhas e outros materiais artesanais

Tapete redondo de crochê com fio de malha: materiais

Faça você mesmo!

Para começar, faça um anel mágico. Faça três correntes e coloque quinze pontos altos no anel mágico. Puxe o fio inicial para fechar o anel mágico e feche com um ponto baixíssimo na terceira corrente.

Para dar início à outra carreira, faça três correntes. Faça dois pontos altos no mesmo ponto pegando somente a alça da frente da correntinha. Faça isso por toda a volta do círculo inicial. Feche com um ponto baixíssimo na terceira corrente. Se preferir mudar de cor, é só fazer um arremate com o fio de malha usado inicialmente. Inicie com três correntinhas uma nova cor de linha.

Na terceira carreira, faça um ponto alto pegando a alça da frente da correntinha e depois, dois pontos altos no mesmo ponto. Faça isso por toda a volta. Nessa fase, é importante ficar atento(a) às proporções de aumento, para que o círculo do tapete fique perfeito. Você pode seguir um esqueça parecido com este do exemplo abaixo:

  • 3ª carreira: 1 p.a, 2 p.a (no mesmo ponto), 1 p.a, 2 p.a (no mesmo ponto), continue por toda a volta.
  • 4ª carreira: 1 p.a, 1 p.a, 2 p.a (no mesmo ponto), 1 p.a, 1 p.a, 2 p.a (no mesmo ponto), continue por toda a volta.
  • 5ª carreira: 1 p.a, 1 p.a, 1 p.a, 2 p.a (no mesmo ponto), 1 p.a, 1 p.a, 1 p.a, 2 p.a (no mesmo ponto) e assim por diante.

Feche sempre a carreira com um ponto baixíssimo na terceira corrente. E para fazer seu tapete, você pode criar quantas carreiras desejar, desde que as proporções de aumento sejam respeitadas. Dessa forma, ele ficará redondo e não vai ficar com “babados”.

Para fazer a última carreira de acabamento, faça quatro correntes, pule um ponto e faça um ponto alto pegando as duas alças da corrente do próximo ponto, faça uma corrente, pule um ponto e faça um ponto alto pegando as duas alças da corrente do próximo ponto, continue por toda a volta. Feche com um ponto baixíssimo na terceira corrente e arremate.

O acabamento perfeito para seu tapete de crochê

Para dar acabamento às emendas de fios, esconda-os por entre alguns pontos, corte o excesso de fio de malha e faça o arremate.

Curtiu o PAP de tapete redondo de crochê com fio de malha? Então você também gostará desses conteúdos:

+ de 25 ideias para usar o crochê na decoração

+ Luminária de toalha de crochê, veja o PAP

Você quer ver outras técnicas artesanais como tema dos nossos próximos PAP’s? Deixe suas sugestões nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.