Home | Faça você mesmo | Transforme lâmpadas antigas em vasos

Transforme lâmpadas antigas em vasos

ab

Ah, como gostamos de reaproveitar objetos e transformá-los em lindezas! O alvo da vez são as lâmpadas incandescentes, que não são mais fabricadas, mas ainda comercializadas \o/. Você provavelmente trocou as lâmpadas de sua casa pelas econômicas. Mas se ainda estiver esperando as incandescentes queimarem para trocar, guarde todas e crie lindos vasos. Dá para fazer uma base com argola de cortina, pingos de cola quente, ou ainda, pendurar a lâmpada com sisal, fica um charme!

Veja como é fácil fazer. Você vai precisar de:

1 lâmpada incandescente
1 alicate
1 chave de fenda
1 argola de madeira para a base
Cola quente
Luvas e óculos para proteção

IMG_1137

Coloque a luva e o óculos (pode ser óculos escuros mesmo, se não tiver o de proteção). O primeiro passo é retirar  com o alicate a parte metálica que está no topo da rosca da lâmpada. Após remover, e com o próprio alicate, vá quebrando a parte preta. Cuidado, é vidro! Aliás, durante todo o processo é necessário bastante cuidado, pois o vidro da lâmpada é muito fino e quebra facilmente.

pap1

Com o bocal livre, agora é hora de quebrar o vidro interno da lâmpada:

pap2

Depois de quebrar a parte interna da lâmpada, retire com cuidado os caquinhos de vidro. Atente-se ao descarte do vidro: embale em papel grosso, numa caixinha ou pote para que o coletor de lixo não se machuque.

pap3

Para a base, utilizamos uma argola de madeira, daquelas para cortinas. Cole alguns pingos de cola quente na argola e encaixe a lâmpada. Para ficar mais charmosa, cole-a levemente inclinada – mas não muito!

pap4.1

Reparou que na última imagem à direita fizemos outro tipo de base? Dessa vez com 3 gotas de cola quente. A lâmpada fica em pé também!

Você pode enfeitar o vaso com flores artificiais ou naturais, aliás, fica ainda mais lindo!

E voilà, nosso vaso lindo está prontinho!IMG_1165

Gostaram do nosso PAP? Deixe sua opinião aqui nos comentários =D

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

10 comentários

  1. Amei! Pode ser usado de tantas maneiras!
    Ficará perfeito como centro de mesa em festas, principalmente de casamento.

  2. NÃÃÃÃO!!! Gente, eu sei que essa reciclagem é lindinha… mas não! não é pra fazer. Na hora que você abre a lâmpada, libera os gases de dentro dela. São vários tipos de lâmpada hoje, com vários tipos de gases ´e nenhum deles faz bem! nenhum!

    • Cris Oliveira

      Oi Claudia! Entendo sua preocupação perfeitamente. Realmente algumas lâmpadas utilizam gases tóxicos, mas não é o caso da lâmpada incandescente, utilizada nesse PAP. O argônio e o criptônio, gases que são utilizados na fabricação das lâmpadas não são tóxicos, são incolores, inodoros, não inflamáveis e insípidos. Aliás, ambos são utilizados justamente pela característica de ter extrema inatividade química (ou seja, praticamente não reagem com outros gases). De qualquer forma, agradeço sua preocupação! =D Beijo!

  3. Iza Maria Madeira Martins Almeida

    Ficou linda! Já tinha visto uma procissão na cidade de Oeiras PI na semana santa. Tem uma procissão na quita-feiras chamada de fugareo. Os lâmpadas se torna lanternas, colocam querosene e pavio e são colocadas presas em uma vara. Só homens,as mulheres ficam nas calçadas vendo a procissão passar. Ótima sujeitão lâmpadas com arranjos florais e como velas.

  4. Faz tempo que eu queria fazer mas nao acho lampadas aqui em Guarulhos. Onde posso comprar?

    • Suemary Fernandes

      Olá Claudia! Não sabemos lhe informar. Nesse PAP usamos lâmpadas reaproveitadas. Sugerimos que tente buscar com pessoas que ainda não trocaram as suas. É uma forma de ajudar o meio ambiente e ainda economizar na conta de energia. :)

  5. ALENIR ALVES DOS SANTOS

    Ótima ideia ,amei!!!

  6. Isso faz mal, como foi dito acima, sejam mais responsáveis com essas divulgações.

    • Cris Oliveira

      O argonio e o criptonio, gases utilizados na fabricação de lâmpadas incandescentes são atóxicos, inodoros e insípidos. ;)

      • maior falação de besteira,pois perguntei a um amigo que entende de química e a quantidade de gases dentro da lampada é minimo e esses gazes sao colocados pra ela funcionar e nao queimar ….se queima é por que nao tem mais né… e se voce nao reaproveita vai ficar guardado a vida toda? ou vai joga no lixo?….