Home | Faça você mesmo | Varal doilies: crie com poucos materiais

Varal doilies: crie com poucos materiais

Quer expor suas fotos de um jeito fofo e criativo? Que tal fazer um varal doilies? O doily (ou doilie) é uma toalhinha feita em crochê ou em papel, utilizada para colocar na bandeja ou como item decorativo.

O varal doilies pode ser utilizado para decorar sua casa e até mesmo no casamento, com fotos dos noivos e amigos.

varal doile

Veja como criar no nosso vídeo #papminuto e também no descritivo abaixo!

Varal doilies: materiais

  • Doilies de papel (você encontra aqui)
  • Cola branca
  • Linha, barbante ou sisal
  • Fotografias

Faça você mesma!

Para criar é supersimples! Basta pegar um bom pedaço de linha, fita, barbante ou sisal e algumas folhas de doilies. Dobre uma parte do papel rendado e passe um pouco de cola branca. Passe a dobra sobre o fio escolhido e fixe a aba dobrada. Faça isso com a quantidade de doilies que desejar.

Lembre-se de deixar pontas grandes o suficiente para amarrar o seu varal onde desejar!

Para fixar as fotos, passe um pouquinho de cola (pode ser a cola em bastão para facilitar ou ainda um pedaço de fita dupla face) e fixe no doily.

E o varal criativo está prontinho para decorar a casa ou festa!

Mas afinal, de onde veio o doily?

O doily foi criado no século XVII em Londres, feito a princípio com a técnica do crochê em fios de lã ou algodão. Os doilies de papel foram criados como uma alternativa mais barata, mas mantendo a mesma delicadeza dos doilies de crochê. As vendas dos doilies descartáveis dispararam no Reino Unido dos anos 50 como forma de reação à austeridade do pós-guerra.

As delicadas peças hoje são muito utilizadas para o serviço de mesa, mas também são matéria-prima de criações artesanais (ideias fofas aqui) e até mesmo convites de casamento (ensinamos a fazer um desses aqui). E para encontrar criações em doily, clique aqui.

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.