Home | Festas | Casamento | Comemorar bodas de casamento: + de 7 ideias

Comemorar bodas de casamento: + de 7 ideias

Cada ano que completamos de casamento tem um motivo especial para celebração! Além das conquistas pessoais do casal, como mudança de vida, novidades, viagens… Existe um nome para cada boda celebrada. E é justamente sobre comemorar bodas de casamento que vamos falar no post de hoje!

Você conhece o nome de cada ano? Sabe de onde vem essa tradição?

Comemorar bodas de casamento nomes

Comemorar bodas de casamento: origem da comemoração

Chamada também de boda, a celebração do casamento tem sua origem na palavra promessa, que em latim seria “vota” (no plural, “votum”). Como se refere aos votos matrimoniais, e isso diz respeito a duas pessoas, a palavra é usada a maioria das vezes no plural.

A tradição da comemoração das bodas tem origem na Alemanha medieval, onde em pequenos povoados, os casais que completavam 25 e 50 anos de união eram presenteados por amigos e vizinhos com coroas. Todos desejavam com isso parabenizar o casal e levar boa sorte. Além de reforçar o desejo que continuassem juntos por muito tempo. Aos 25, a coroa era de prata e aos 50, de ouro. 

Essa tradição já mostra também a origem de vincular um material a cada ano completado pelo casal. O nome da boda normalmente está associado ao material que vai se tornando mais sólido, nobre e resistente com o passar do tempo. Assim como é a relação!

Comemorar bodas de casamento: ideias de como festejar

Nada mais gostoso do que comemorar bodas! Seja de um ou 50 anos, as bodas remetem a momentos especiais do relacionamento a dois. Para os recém-casados com orçamento apertado ou para quem já comemorou poucas (ou muitas) e boas bodas juntos, veja algumas sugestões para não deixar passar essa data tão especial em branco:

Arrisque-se na cozinha

Aproveite a ocasião para preparar aquele prato que é de cair o queixo! Uma receita elaborada, sobremesa idem e bom vinho garantem o clima, com ajuda da ambientação (velas e rosas, um clichê que funciona e muito!).

+ Mesmo que não tenha aptidão, busque aqui uma receita simples e crie na data!

Viajar

Vale aquela viagem que não pôde ser feita na lua de mel, vale uma viagem curta a alguma cidadezinha próxima. O importante é deixar levar-se pelo clima de comemoração e romantismo das bodas.

Joias que marcam

Já pensou em criar você mesmo uma joia para celebrar essa data? Uma joia é uma recordação eterna e é possível customizar um anel, um pingente, uma aliança personalizada. Há diversos ourives que criam sob encomenda e essa pode ser uma solução criativa para o presente.

+ Encontre joalheiros artesanais para criar sua joia personalizada!

Mudar os ares

Que tal fazer uma reserva (nem que seja apenas por uma noite) em um hotel bacana? A mudança de ambiente pode ser renovadora. Um belo café da manhã de hotel tem o mesmo efeito reconfortante de um jantar a dois! Procure sites com promoções ou pacotes especiais fora de temporada. O mimo para o casal valerá muito mais que um presente físico! E você ainda pode surpreender com uma delicada lembrança no quarto…  Ou decoração especial. Que tal?

+ Renove as malas e mochilas e é hora de partir para viagem!

Resgate de boas recordações

Preparar para o parceiro(a) um compilado de lembranças da época do início do namoro, seja com fotos, passeios, cheiros e/ou sabores será surpreendente! Vale o esforço e você mesma(o) pode criar. Basta reunir as lembranças, ir em busca de papéis especiais e criar um novo álbum ou mural para a data. Se não tinha um presente em mente, pode ser ótima saída!

+ Crie um álbum com as recordações especiais e marque as bodas de casamento. Veja alguns modelos!

Case-se de novo!

Nem sempre na época do casamento dá para realizar todos os sonhos (seja por falta de tempo ou dinheiro), mas se o amor resistiu aos anos e as condições financeiras estão melhores hoje, que tal fazer uma renovação de votos digna de uma cerimônia de casamento? Seja na praia, no campo, ou em Las Vegas, vai ser uma delícia planejar uma nova celebração!

+ Que tal renovar as alianças? Veja modelos feitos à mão aqui.

Renovação dos votos e… das alianças!

Desgastada ou um pouco apertada? Talvez seja a hora de renovar as alianças. Geralmente a troca ocorre nas bodas de 10 ou 25 anos de casamento, mas por que não trocar antes disso? Afinal, todas as bodas podem e devem ser devidamente comemoradas!

+ Dicas para um casamento especial e cheio de detalhes feitos à mão!

Comemorar bodas de casamento: descubra os nomes das bodas

01º – Bodas de Papel
02º – Bodas de Algodão

O segundo ano de união de um casal normalmente já tem fatos marcantes. A rotina já não surpreende como no primeiro ano, a casa já está montada, o dia de festa ficou pra trás. Como renovar a paixão, a novidade entre o casal? Exploramos uma porção de ideias neste post de Bodas de Algodão que também podem originar festividades para todas as outras bodas. Quer ver?

Comemorar bodas de casamento ideias

+ Veja o post de comemoração de dois anos de casamento aqui!

03º – Bodas de Couro ou Trigo
04º – Bodas de Flores, Frutas
05º – Bodas de Madeira ou Ferro
06º – Bodas de Açúcar ou Perfume
07º – Bodas de Latão ou Lã
08º – Bodas de Barro ou Papoula
09º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro
55º – Bodas de Ametista
60º – Bodas de Diamante
65º – Bodas de Platina
70º – Bodas de Vinho
75º – Bodas de Brilhante ou Alabastro
80º – Bodas de Nogueira ou Carvalho
85º – Bodas de Girassol
90º – Bodas de Álamo
100º – Bodas de Jequitibá

Já está com mais inspirações para comemorar bodas de casamento? Em qual ano está agora? Se a data está se aproximando, compile suas ideias e comece a planejar o dia especial!

Fonte: Significados

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.