Home | Festas | Casamento | 8 tipos de vestido de noiva: inspirações para escolher o seu

8 tipos de vestido de noiva: inspirações para escolher o seu

A escolha do vestido de casamento é um dos momentos mais marcantes e aguardados por toda noiva. É o momento que você se enxerga pela primeira vez com o vestido que usará no grande dia, e para muitas mulheres é nessa hora que cai a ficha de verdade de que estão prestes a casar. Quando você encontra o vestido certo, você sabe. Basta adicionar uma grinalda e véu, que você sente que é aquele. Mas existem tantos tipos de vestido de noiva, que a escolha acaba se tornando um desafio.

Mesmo que já exista uma ideia pronta de como o vestido de noiva se parece – normalmente branco e longo -, a verdade é que não há certo ou errado. O que define o vestido ideal é o gosto de cada noiva, seu estilo e como ela se sente bem. Para ajudar nessa etapa, trouxemos aqui os 8 principais tipos de vestido de noiva para que você conheça as possibilidades e possa encontrar o modelo ideal.

Ensaio noiva pôr do sol.
Vestido: loja Donna Zilá

Os 8 principais tipos de vestido de noiva

Mesmo que o vestido de noiva já tenha uma imagem fixa no imaginário das pessoas, ele tem suas variações, e a melhor maneira de encontrar o modelo perfeito é conhecendo os diferentes tipos de vestido de noiva. Apresentamos então os 8 principais estilos, com fotos para inspirar, que são vestidos disponíveis para a compra no site do Elo7. Caso você gostar de algum, é só clicar na legenda da foto para se direcionar à loja. :)

Lembrando que na compra de qualquer produto da categoria casamentos do Elo7, você ganha um cupom que dá acesso ao site de casamento no Plano Premium da Wedy, para você ter todas as ferramentas necessárias para organizar o seu casamento, basta fazer o cadastro no site e começar!

Princesa

Esse é o modelo mais clássico e tradicional. Como o próprio nome sugere, é o estilo dos vestidos de princesa, com a parte de cima bem marcada e uma saia longa e volumosa, que cresce da cintura até os pés. Normalmente, noivas clássicas ou que buscam um visual mais glamouroso, optam por esse modelo. Um fator legal de se considerar na prova do vestido é o conforto e mobilidade. É importante que você se sinta linda e também confortável para aproveitar o seu grande dia.

Vestido de noiva princesa.
Vestido: loja Trapeze Store
Vestido estilo princesa.
Vestido: loja Shelly Noivas Atelier

Império

O modelo império se caracteriza por ser mais justo na parte de cima, no busco, e a partir dali a saia vai abrindo de forma sutil e fluida, trazendo um aspecto de leveza ao vestido. Apesar de também ter um corte marcado em cima e mais aberto em baixo, se comparado com o princesa, a saia do vestido império tem bem menos volume. Normalmente, é um estilo mais confortável, por não ter tanto peso na saia, ideal para as noivas que querem curtir a festa de forma mais leve.

Noiva com vestido império
Vestido: loja Casa Vians Atelier
Vestido de noiva estilo império.
Vestido: loja Vera Lucia Rodrigues

Evasê

Também chamado de “corte em A”, esse modelo é mais justo na parte de cima e vai alongando de forma natural até os pé, formando uma espécie de triângulo. Se aproxima bastante do modelo império, com a diferença de ter a saia mais aberta na parte de baixo. Traz um visual super delicado e funciona para diversos tipos de corpo.

Noiva com vestido Evasê.
Vestido: loja Atelier CV Couture
Noiva com vestido estilo Evasê.
Vestido: loja Tudo Aquii

Sereia

Esse é o modelo queridinho das noivas modernos, que querem uma proposta que marque mais o corpo para valorizar a silhueta. O vestido é justo até a linha dos joelhos, acompanhando as curvas naturais do corpo. Na parte de baixo ele abre, podendo ter até uma calda mais longa, imitando uma sereia.

Noiva com vestido sereia.
Vestido: loja Marlier Mundo das Festas
Vestido de noiva estilo sereia.
Vestido: loja Marlier Mundo das Festas

Semi-sereia

É muito similar ao modelo sereia, mas tem um corte mais suave e o ponto de abertura da saia é menos marcado. Isso traz leveza, com um movimento mais natural, é uma alternativa para as noivas que buscam um vestido um pouco menos justo e mais confortável.

Noiva com vestido semi-sereia.
Vestido: loja Atelier CV Couture
Noiva na praia com vestido estilo semi-sereia.
Vestido: loja Atelier CV Couture

Curto

E quem disse que o vestido de noiva precisa ser longo? Muitas noivas preferem o modelo curto, bastante moderno e que combina com propostas de casamento mais despojadas, como na praia ou ao ar livre. Nesse caso, o modelo pode variar, com saia justa, rodada, mais aberta ou soltinha. O gosto da noiva vai guiar a escolha. O tipo de tecido também pode trazer sofisticação ao vestido, como tafetá ou a renda.

Noiva com vestido curto.
Vestido: loja Trapeze Store
Noiva de vestido curto e rodado.
Vestido: loja Trapeze Store

Reto

Um modelo com corte reto (como o nome mesmo sugere), mais justo ao corpo, mas sem marcar as curvas como o modelo sereia. Segue rente às pernas até o chão. Não tem a saia em evidência, e o que brilha é o tipo de tecido, o decote e as mangas, que podem variar bastante.

Noiva com vestido reto.
Vestido: loja Atelier CV Couture
Tipos de vestido de noiva estilo reto.
Vestido: loja Atelier CV Couture

Mullet

Entre o vestido longo e o curto, o mullet fica no meio do caminho. Tem a saia assimétrica, curta na parte da frente e mais longa na parte de trás. É perfeito para as noivas modernas, que buscam um modelo que foge do comum. É normalmente escolhido para casamentos diurnos, por ter um estilo um pouco mais despojado, apesar de não perder a sofisticação. Por conta da característica da saia, tem normalmente tecidos leves, para ajudar no caimento.

Noiva com vestido mullet.
Vestido: loja Atelier CV Couture
Noiva com vestido estilo mullet, indicado para casamento civil.
Vestido: loja Atelier CV Couture

Você conhecia todos esses tipos de vestido de noiva? Qual é o seu preferido? Já adiantamos que depois de fazer essa pesquisa dos diferentes modelos, o próximo passo é experimentar! Na prova do vestido, com certeza você vai perceber qual combina mais com o seu estilo e o que funciona para você. :)

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.