Home | Festas | Casamento | Cor do ano Pantone 2021: como usar no seu casamento

Cor do ano Pantone 2021: como usar no seu casamento

Finalmente foi revelada: a cor do ano de 2021, nomeada pela Pantone, na verdade não é só uma cor, mas duas! Todos os anos, a Pantone elege uma cor que dita tendências e influencia comportamentos em diversos mercados, como da moda, design, decoração, e (é claro) o mercado de casamentos não fica de fora. Esse ano, temos uma dupla: o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Grey e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating.

Imagem de divulgação da cor do ano 2021 Pantone.
Foto: Pantone

A dupla Ultimate Grey & Illuminating

A escolha da cor do ano de 2021 surpreendeu a muitos. Até então, apenas 2016 havia recebido uma dupla de cores, com o Azul Serenity e Rose Quartz. Dessa vez, a dupla escolhida não foi nada previsível e trouxe junto uma força e significado únicos. Conforme afirmado na apresentação das cores pela Pantone, a combinação de 2021 mostra como dois elementos independentes e muito diferentes entre si podem se fortalecer e ressignificar quando estão juntos.

Depois de um ano difícil como 2020, com uma pandemia histórica que afetou o mundo inteiro, todos esperamos por um novo ano com esperança de dias melhores. E foi essa mensagem que a Pantone quis passar unindo as cores Ultimate Grey & Illuminating. “É uma combinação que fala da resiliência, do otimismo, da esperança e da positividade de que precisamos, conforme redefinimos, renovamos, reimaginamos e reinventamos” disse Laurie Pressman, vice presidente da Pantone.

Noivo e noiva se abraçando sentados em um carro amarelo.
Foto: Harthen Studios (@harthenstudios)

O significado por trás da cor do ano 2021

A dupla Ultimate Grey & Illuminating veio para passar uma mensagem de felicidade apoiada pela força. O amarelo é símbolo de alegria, normalmente associado ao sol e vivacidade, enquanto o cinza, segundo a Pantone, é um elemento sólido, forte, seguro. A união dos dois resulta em um significado que cai como uma luva para a saída de 2020 e início de 2021, como uma renovação e esperança de que coisas boas estão por vir, mesmo depois de momentos difíceis.

É a primeira vez que uma cor acromática é escolhida – o cinza – e ele vem acompanhando uma cor vibrante e cheia de vida. Nesse contraste está a importância dessa dupla de cores: cada uma é independente e única no seu modo, mas juntas elas agregam para trazer ainda mais significado, mostrando que a força está na união.

Acho que uma coisa que se tornou muito clara durante este tempo, em todo o mundo, é essa compreensão mais profunda do quanto precisamos uns dos outros. Como nossas conexões com outras pessoas, nosso relacionamento com outras pessoas, nos dá aquele apoio emocional que precisamos. ” – Laurie Pressman.

Noivos se abraçando com buquê de flores amarelas e noivo com traje cinza, na cor do ano 2021.
Foto: Veil of Grace Co. (@veilofgraceco)

A cor do ano na decoração do casamento

Depois de todo esse simbolismo por trás da cor do ano de 2021, é provável que você esteja se perguntando como incluí-las na decoração do seu casamento. A verdade é que você pode incluir o amarelo e o cinza em diversos elementos da decoração e até nos trajes dos noivos, madrinhas e padrinhos.

O segredo está na harmonização. Assim como na mensagem que a dupla Ultimate Grey & Illuminating passam para o próximo ano, de serem independentes, mas também muito fortes juntas, na decoração do casamento funciona da mesma forma: você pode usar o amarelo sozinho em alguns elementos e o cinza em outros, e o resultado final você verá no todo, na união das cores para compor a decoração.

Decoração de casamento na cor do ano 2021.
Foto: Amanda Sutton (@amandasuttonphoto)

Onde entra o cinza?

Para o cinza você pode apostar nos tons metálicos, como o prateado, ou aproveitar os tons de cimento em vigas e paredes, próprias de um estilo mais industrial. O traje do noivo também fica muito bem em cinza, contrastando com a gravata ou lenço em amarelo. Da mesma forma que o significado da cor, o cinza pode estar na base, no pano da fundo, para entrar com o amarelo vibrante nos detalhes. Mas não é preciso se limitar a isso, nesse momento o melhor caminho é soltar a criatividade e conversar com o profissional que está trabalhando na decoração com você para escolher os pontos em que a cor vai aparecer.

Composição de mesa em tons de cinza e amarelo.
Foto: Ryan e Alyssa (@ryanandalyssaphotography)
Noivo com traje na cor do ano 2021.
Foto: Marianne Taylor (@cornishlovestory)
Padrinhos de casamento com terno cinza e meias amarelas.
Foto: Karyn Lovern Johnson (@karynlovernjohnson)
Bolo de casamento na cor do ano 2021.
Foto: Sugar Ruffles (@sugarruffles)
Decoração de mesa nas cores amarelo e cinza.
Foto: Kitty Fried (@kittyfriedphotos)

E o amarelo?

O amarelo, sendo uma cor viva e marcante, pode aparecer nos detalhes: nos vestidos das madrinhas, no buquê da noiva, nos arranjos de flor, na decoração das mesas, nos convites de casamento, nos porta alianças, na grinalda da noiva, nas lembrancinhas. São incontáveis elementos em que você pode incluir o amarelo, sem que apareça em excesso. Esse é o momento de brincar com as possibilidades e uma alternativa que ajuda a visualizar essa composição é construir de um moodboard. Nele, você pode incluir os elementos base em cinza e jogar com o amarelo nos detalhes, unindo as cores com harmonia.

Moodboard com a cor do ano 2021 Pantone.
Foto: StarDust Celebrations (@stardustbrides)
Noiva com madrinhas segurando buquês com flores amarelas.
Foto: Michelle Franzetti (@m_franzetti)
Convites de casamento na cor do ano 2021 Pantone.
Foto: Carley Zuercher (@carleyzuercher)
Noiva com madrinhas de vestido amarelo metálico.
Foto: Nicole Castonguay (@nicolecastonguayphoto)
Decoração de casamento com a cor do ano 2021.
Foto: Duke Images (@dukeimages)

E aí, pensa em usar as cores do ano no seu casamento? Ao planejar seu casamento pensando em todos esses detalhes, você pode chegar em resultados incríveis e que talvez nem você imaginava.

Para ajudar nesse processo, o Elo7 e a Wedy são a dupla perfeita, oferecendo tudo o que você precisa para organizar cada etapa, desde os mínimos detalhes com todos os produtos do Elo7, até a parte de organização e divulgação do casamento com as ferramentas da Wedy. E lembrando que na compra de qualquer produto da categoria casamento do Elo7, você ganha automaticamente um site de casamento no Plano Premium da Wedy, então corre pra ganhar esse presentão e se cadastra em www.wedy.com

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.