Home | Festas | Casamento | Significados e papéis dos padrinhos, daminhas e pajens no casamento

Significados e papéis dos padrinhos, daminhas e pajens no casamento

Muitas pessoas como amigos e família são peças importantes e imprescindíveis para compor o grande dia.
Se você está prestes a se casar, já se perguntou qual a função de cada um ou como escolher suas madrinhas e padrinhos?

Foto: Villa das Estações

É muito importante ressaltar que cada casal deve pensar no grande dia do jeito que seja melhor para eles, seja com muitas ou poucas pessoas envolvidas, a cerimônia pode ser moldada da forma que você quiser. Entretanto, existem funções clássicas que as pessoas mais próximas de você podem exercer, quer ver? Dá uma olhada:

1- Madrinha

Foto: Casamentos.com.br

Aquela pessoa que está disponível para ajudar em todos os momentos, seja antes, durante e depois da cerimônia. Sua madrinha deve ser uma pessoa próxima de você, que te conhece e escuta. Ela pode estar presente em todos os momentos de escolhas e preparativos para o grande dia.

O dia do casamento, muitas vezes, passa super rápido para os noivos e, por ser a maior correria, é de extrema importância ter uma pessoa do seu lado te ajudando com os detalhes e para te acalmar quando bater o nervosismo, né? A madrinha está aí para isso. Além de ajudar na organização do chás pré-casamento, despedida de solteira e curtir muito a festa.

Depois do grande dia, se ficou algo para ser resolvido, as madrinhas podem ajudar para que os noivos curtam a lua de mel com tranquilidade.

2- Padrinho

Foto: Guia noiva online

Seus padrinhos são pessoas super importantes para que o grande dia aconteça como planejado. E a função deles é muito mais tranquila do que das madrinhas (a gente sabe!). Eles podem acompanhar o noivo na escolha do terno, guardar a aliança para que nada aconteça com elas, organizar a despedida de solteiro, garantir as bebidas da festa, ajudar com o nervosismo antes da cerimônia e agitar a pista de dança, assim como a brincadeira da gravata.

Por isso, é muito importante que seus padrinhos sejam seus amigos ou até mesmo membros da família que você seja muito próximo. O padrinho, junto com a madrinha, será como um guardião dos noivos na vida de casados também.

É bom lembrar que você escolhe quem serão, quantos serão e quão participativos nos preparativos eles podem ser. Na quantidade de padrinhos, vale levar em conta o tamanho do local disponível e se tiver dúvidas, peça orientação para as pessoas que trabalham no espaço, elas te ajudarão a ter uma ideia de quantas pessoas são indicadas para cada lado. ;)

3- Daminhas e pajens

Foto: Vivendo com charme

Elas serão responsáveis por toda a fofura da cerimônia. Quem resiste?

Brincadeiras à parte, as crianças podem ter papéis super importantes durante a cerimônia, mas é importante lembrar que elas precisam se sentir confortáveis em um ambiente com muitas pessoas e que se divirtam enquanto exercem sua função.

É indicado que os noivos escolham crianças próximas e recomendamos que sejam maiores de 5 anos. Lembre de conversar com os pequenos e explicar direitinho o que eles devem fazer, assim, eles ficarão super animados e vão se acostumando com a ideia.

E as entradas estão cada vez mais criativas! É possível entrar com as alianças, ser segurança das alianças, ser florista ou anunciar a entrada da noiva com plaquinhas do tipo “Lá vem a noiva” ou “Prepare seu coração. Ela está linda”. Mas você não precisa escolher um só! Cada uma pode participar de um jeito, que tal?

4- Pais dos noivos

Ou quem exerça essa função na sua vida <3

Foto: Tips for bride/rejanewolff.com.br

Eles podem estar presentes em todos os momentos (mesmo!). Desde os preparativos, ensaios, provas e decisões. Eles são pessoas muito especiais, que estiveram com você em todas as partes da sua vida, te ensinando e ajudando, por isso, eles devem ser presenteados e até mesmo, homenageados.

Na cerimônia, quem disse que só o pai pode acompanhar a noiva? Você pode entrar com a mãe e o pai, com os avós, pai e tio… A entrada é de vocês e vocês são livres para entrar da forma que sonharam e com quem faz sentido pra vocês. O importante é se jogar na criatividade e se divertir (muito) para que todos lembrem para sempre desse dia.

Gostou de conhecer mais sobre os papéis de cada pessoa no casamento? Como foi o seu? Me conta tudo aqui nos comentários <3

Veja também:

Casamento em 30 dias!

7 missões das madrinhas de casamento

 

Estudante de jornalismo, canceriana e curiosa. Nasceu em São Paulo e é apaixonada pela capital paulista. Trabalha com Social media no Elo7 e, às vezes, se arrisca nos trabalhos manuais.

Veja mais posts deste autor.