Home | Festas | Cerimônia da areia: saiba seu significado e descubra como fazer

Cerimônia da areia: saiba seu significado e descubra como fazer

Já ouviu falar na cerimônia da areia? Ela é um dos rituais para casamentos mais bacanas e expressa a união de duas pessoas ou duas famílias para se tornar uma nova família. É uma ideia muito simples e bem bonita. Normalmente, cada um pega um punhado de areia e despeja em um vaso transparente. As areias são de cores diferentes e viram camadas. Às vezes, apenas o casal participa e, às vezes, os filhos ou os pais do casal juntam ao pote outras cores de areia, expressando a harmonia de toda a família.

Imagem

Cerimônia da areia, cheia de simbolismos

A cerimônia de areia é feita com base na cerimônia da vela, onde a noiva e o noivo juntos acendem uma vela central de suas próprias chamas. A vantagem da cerimônia da areia é que há uma lembrança duradoura guardar em casa. A areia também é uma escolha melhor para um casamento ao ar livre, pois o vento é menos preocupante do a vela.

Imagem

Como funciona uma cerimônia da areia

Primeiro, o mestre de cerimônia diz algumas palavras sobre esse ritual e seu significado. Então ele ou ela entrega a cada pessoa um vaso de areia colorida. A primeira pessoa (geralmente o noivo) começa jogando a areia no vaso central. Em seguida, a segunda pessoa derrama sua areia no vaso central, formando uma segunda camada.
Se outros membros da família estão participando, cada um deles derrama sua areia no vaso central. Se apenas o casal está participando, eles vão adicionando camadas ao vaso.

Imagem

Para finalizar, o casal derrama ao mesmo tempo, formando uma mistura de cores no topo que representa a família unida. Alguns casais optam por reservar este último passo apenas para si, enquanto outros incluem toda a família. Lembre-se de que quanto mais pessoas você incluir, mais difícil será para todo mundo derramar ao mesmo tempo.

Imagem

Quando ocorre uma cerimônia da areia?

Não há regras estritas: os casais podem fazer em qualquer momento da cerimônia de casamento. O momento mais popular (e talvez o mais lógico), no entanto, é imediatamente após a troca de alianças e os votos .

Curtiu conhecer mais sobre essa cerimônia? Aproveite para ver também:

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.