Home | Festas | Cerimônia da Luz: conheça esse ritual simbólico

Cerimônia da Luz: conheça esse ritual simbólico

Para casais que não seguem nenhuma religião, ou em casos quando cada um segue uma religião diferente, a Cerimônia da Luz ou Cerimônia das Velas pode ser uma alternativa para celebrar o amor, com um ritual sem fundo religioso, mas emocionante e cheio de significado. É uma forma de simbolizar e selar o momento da união do casal, prestes a formar uma nova família.

Em alguns casos, esse ritual é incluso até mesmo em cerimônias religiosas, por passar uma mensagem bonita e marcante para as famílias do casal. A Cerimônia da Luz pode ser adaptada e realizada da maneira como os noivos preferirem, adequando à proposta que desejam e seguindo a única premissa de enaltecer o amor que os une.

Casal segurando velas na cerimônia da luz
Foto: @facelebrante

Significado da Cerimônia da Luz

A Cerimônia da Luz simboliza a união dos noivos, que a partir do casamento estão prontos para iniciar a jornada de casados. É conhecida também como Cerimônia das Velas, justamente porque utiliza três velas para selar este momento. Duas velas menores são acesas primeiro, para representar a família do noivo e da noiva, ou simplesmente o noivo e a noiva. A partir da chama dessas duas velas, uma terceira e maior é acesa, representando a nova família que se forma.

Casal acendendo as velas na cerimônia da luz.
Foto: @dentedeleaoassessoria

O ritual

Normalmente, a Cerimônia da Luz é acompanhada de uma música especial para o casal, tocada do início ao fim do ritual. Os noivos começam recitando seus votos e finalizam acendendo a terceira vela. Existem algumas versões da Cerimônia das Velas. Como comentamos, as duas velas menores podem representar a família do noivo e da noiva. Nesse caso, é comum que as mães dos noivos tragam as velas acesas e entreguem aos seus filhos. Unindo o fogo das duas chamas, os noivos acendem a terceira vela, simbolizando a união de suas almas para formar uma nova família.

Mães dos noivos entregando velas aos filhos na cerimônia da luz.
Foto: @wagneravelino_fotos

Em versões religiosas, a vela maior pode representar Deus, e as velas menores os noivos, que acendem suas chamas e selam sua união perante à Deus com o casamento. É um ritual que contempla diferentes tipos de casamento, desde os religiosos até os ecumênicos, e quem vai definir como ele será realizado é o próprio casal, para adaptar àquilo que buscam para esse momento.

Noivos segurando velas durante Cerimônia da Luz.
Foto: @wagneravelino_fotos

Em muitos casos, o celebrante traz um texto para complementar a Cerimônia da Luz, colocando em palavras o significado do casamento. Esse texto pode ter também uma parte falada pelo noivo e pela noiva, quando estiverem acendendo suas velas, com promessas de que estarão ao lado um do outro durante sua jornada de casados.

Casal trocando votos.
Foto: @brunoperazzoli

Para quem é indicada a Cerimônia da Luz

A Cerimônia da Luz, como já comentamos, é uma alternativa para todos os tipos de casamento, mas a proposta surgiu principalmente para aqueles casais que não seguem uma religião, mas que gostariam de incluir uma celebração emocionante para a troca de votos. Mesmo assim, é um ritual perfeito para todos os casais que buscam trazer um romantismo a mais para esse momento, e pode ser adaptado a qualquer proposta ao planejar seu casamento, como mostramos anteriormente. No final, o que importa é o significado atrelado ao ritual, tornando-o único e especial para os noivos.

Casal acendendo velas no Ritual das Velas.
Foto: @aaronhuffphotography

Formas de incluir a Cerimônia da Luz ao seu casamento

A Cerimônia da Luz também pode ser preparada para se adequar ao tema e estilo do casamento. As velas podem ter suportes mais modernos, clássicos ou rústicos, dependendo da decoração escolhida para a celebração. Caso seja um casamento ao ar livre, o vento pode atrapalhar um pouco para acender as velas. Nesse caso, é legal pensar em alguma estrutura para bloquear o vento, como um biombo ou painel, que pode inclusive ser mais um elemento decorativo. Os noivos podem optar por castiçais, arranjos de flor ou suportes para compor a mesa onde ficam as velas, personalizando o cenário para integrar à decoração do casamento.

Velas com detalhes em dourado.
Foto: @aimeerossiphoto
Decoração para Cerimônia da da Vela.
Foto: @events_by_nazzy
Velas em castiçais modernos para Ritual da Vela.
Foto: @carlhouseevents

Se está buscando uma cerimônia emocionante e com significado, a Cerimônia da Luz pode ser a alternativa perfeita! Você já pensou em fazer algo parecido? O melhor de tudo é poder marcar o momento da troca de votos com muita sensibilidade e emoção. Comenta aqui pra gente se pretende incluir no seu casamento, vamos adorar saber :)

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.