Home | Festas | Como decorar meu casamento eu mesma

Como decorar meu casamento eu mesma

No ano que antecede o tão esperado evento para os noivos, é hora de colocar a mão na massa, levantar as mangas e partir para a execução de cada detalhe. Quando a cerimônia e festa estão repletas de projetos ao estilo DIY, esse momento além de ficar ainda mais especial, pode se tornar mais econômico. Vamos ver uma série de sugestões de como decorar meu casamento eu mesma?

Você, noiva da vez, acompanhe cada etapa que sugerimos e convoque noivos e amigos para entrar nessa elaboração. É divertido, torna tudo mais exclusivo e vai sobrar muitas moedinhas para o início da vida do casal!

Como decorar meu casamento eu mesma

Como decorar meu casamento eu mesma: assessoria 

O primeiro passo de um casamento é definir os fatores primordiais para o evento. Quais seriam eles? O local, horário, principais fornecedores, lista de convidados, quem vai realizar a cerimônia, reserva de mobiliário/louças, trajes, definição de menu. Todos esses agentes que compõem a festa devem ser listados majoritariamente e depois irem sendo fragmentados até a execução final.

Esse trabalho de organização geral costuma ser função de uma assessora de casamentos. Porém, se a verba estiver curta, trate de iniciar o planejamento geral da festa você mesma. Com boa antecedência e uma agenda, liste cada um desses pontos e depois de estipulados, parta para detalhe e execução. Lembre-se que alguns deles são essenciais para definição de outros, como reserva do local para a data escolhida, número de convidados, tipo de festa e horário. A partir daí, comece o detalhamento contatando fornecedores, listando materiais para seus projetos faça você mesmo e pessoas para te ajudar.

+ Uma festa de casamento de pequena proporção pode ser em casa, veja aqui.

+ Para preparar cada detalhe da festa, além da decoração, espie as dicas!

Como decorar meu casamento eu mesma: execução

A decoração é o ponto principal do nosso post, então vamos especificar tudo que entra nesta categoria da grande festa. Para iniciar, vamos aos elementos, cenários e momentos que precisam ser pensados.

como decorar meu casamento eu mesma

Lista de ambientes e momentos a serem decorados: cenografia

  1. Cerimônia: para a celebração, seja qual for a religião escolhida ou apenas a cerimônia civil, é importante pensar nos elementos que decoram a entrada dos noivos e padrinhos, os arranjos florais, mesa da cerimônia, o porta-alianças e iluminação do espaço.
  2. Hora de jogar o buquê: a montagem desse adereço da noiva também pode acompanhar a preparação da decoração. Use os mesmos materiais para manter unidade e já economizar com mais um item. Além, de claro, criar da forma mais customizada e única possível!
  3. Mesas dos convidados: para festas de grande ou pequeno porte, é importante ter lugares para sentar. Tanto para comer e beber, como também para descansar e acomodar os mais idosos. Pense nos lugares com criação de marcadores de mesa e também na toalha, no cobre mancha, jogos americanos ou sousplats. O arranjo central também é peça importante na montagem. Pode ser floral, pode ter adereços artificiais, pode ser uma gaiola decorada, peças vintage, velas, a imaginação é quem manda. Vamos compartilhar referências nos links ao longo do post.
  4. Mesa de doces: essa é a cereja do bolo literalmente de uma decoração de festa. Para caprichar no seu projeto, pense nela como estrutura central da decoração. Deve partir da mesa as cores, elementos e itens que vão compor os demais detalhes. Ao longo de seu planejamento, pense nos andares dos doces com bandejas, pratos de bolo e caixas, nas forminhas, no topo do bolo, nas toalhas ou passadeiras, flores ou vegetação e até mesmo no painel de trás da mesa. Podem estar presentes também bandeirolas, nomes dos noivos, iniciais e outros arranjos.
  5. Entrada da festa: no ambiente que recebe os convidados, é comum ter alguns elementos decorativos. Pode conter: mesa com caderno de recados ou votos, porta-retratos ou varal de fotos, flores, móvel com as lembrancinhas e mesa do café para o pós-festa. Crie a decoração de acordo com o estilo escolhido, mesas da festa e mesa do bolo. Sempre avalie toda a unidade antes de partir para um novo ambiente.

+ Nossa área de projetos de festa vai te ajudar com muitas execuções!

como decorar meu casamento eu mesma

 

 

 

 

Lista de ambientes e momentos a serem decorados: detalhes

  1. Final da festa/ lembrancinhas: tanto o jeito de organizá-las como sua criação devem ser bem pensadas. A lembrancinha é o que vai ajudar na recordação desse grande momento. Como quer que seja lembrado? Pode ser um doce para agradar os convidados no caminho pra casa, um enfeite combinando com a cerimônia, algo que lembre a história do casal… São muitas opções e há sempre o que customizar: da embalagem ao cuidado com a escolha de cores e formas.
  2. Placas decorativas e para foto: recentemente esse item entrou na moda e não saiu mais da lista de elementos decorativos. As placas de casamento servem tanto para organizar o espaço e orientar os convidados, como também para que provoque uma diversão na pista. Há então aquelas com marcações de espaços e ambientes e outras com frases engraçadas e balões de diálogo. Está aí mais uma etapa que é possível ser criada colocando a mão na massa!

 

 

Como decorar meu casamento eu mesma: papelaria

E para fechar com chave de ouro o planejamento de sua decoração faça você mesma, está a papelaria da festa! Essa categoria é mais ampla do que imagina. Estão dentro: o recado de save the date, o convite criado com o estilo e tema da festa, as placas que denominam as comidas e bebidas, o menu da festa, as etiquetas das lembrancinhas, o caderno de mensagens aos noivos, kit higiene para os banheiros, rótulos de garrafas e até, o álbum após a festa. Você pode criar você mesma a identidade visual de toda a festa ou contar com profissionais que criam um kit digital para todo esse pacote. E então, bastará você imprimir e aplicar cada arte. É prático e cria um super efeito na decoração do conjunto!

Veja como fazer esse save the date!

+ Muitas opções de papelaria digital para sua festa de casamento aqui.

+ Confira mais de 10.000 possibilidades de lembrancinha de festa!

O que achou do nosso guia para o seu casamento DIY

A pergunta “como decorar meu casamento eu mesma?” pode ter uma resposta mais divertida e prática do que imagina! Conte conosco para essa tarefa.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.