Home | Festas | Bebê e Infantil | Como organizar festa de 1 ano: ideias e planejamento

Como organizar festa de 1 ano: ideias e planejamento

Como organizar festa de 1 ano pode parecer tão sem mistério como qualquer outro evento e festa que a mamãe de primeira viagem já organizou, mas… Apostem que há mais detalhes e fatores que permeiam esta festinha de número 1 que podemos imaginar!

Afinal, para o lado da mãe, a organização para a data vem junto com os primeiros passinhos da criança,  a rotina corrida em casa e no trabalho e a expectativa criada para este evento na vida do rebento. Praticidade e confiança nas escolhas se tornam quase que convidados de honra para que tudo corra da melhor forma!

um-ano

Como organizar festa de 1 ano

Quem já passou ou está passando por esta etapa acaba optando entre preparar uma reunião mais próxima e familiar ou aumentar os números e partir para um evento de maior porte e organizado por terceiros. Independente do tamanho da comemoração, para que o check list se torne um pouco menos complicado e prazeroso para as mamães, listamos sugestões e etapas para este processo de criação! Vamos lá?

post_festa1

Como organizar festa de 1 ano: passo a passo

Como toda festa, tudo começa com três definições

1. O volume da festinha. Quantas pessoas vamos convidar? A festa vai se expandir para amigos e colegas de trabalho ou ficará reservada à famíla?

2. A locação. Onde será oferecida a festa? Pelo número de convidados já decido, é possível fazer em casa ou no salão? Ou vamos partir para o aluguel de um espaço?

3. Tema e período da festa. O conceito não vai afetar em tantas escolhas e é mais decorativo (apesar de gerar muitas dúvidas), mas o horário acaba definindo a alimentação.

Como organizar festa de 1 ano: faça você mesmo

Com estes três primeiros passos listados e anotados, o cenário parece clarear e a festa começa a ser desenhada em nossa cabeça. É óbvio que vários detalhes e toda espécie de fornecedores ainda estão para ser decididos, mas está aí o esqueleto da festinha e é chegada a hora de colocar a mão na massa.

Lembrete na agenda

Depois de chegar ao número de convidados (sempre achamos mais alguém imprescindível de última hora, né?) e o tema para seu filhote, coloque como primazia a reserva da data na locação escolhida (caso seja externa) e avise os envolvidos. Hoje em dia, é comum enviar um “Save the date” por e-mail como acontece em casamentos, sempre bom para prepará-los já que é uma ocasião superespecial e para que, na organização, já fique mais claro e certo quantos realmente virão.

post_festa2

É nesta etapa que também já pode ser decidido e confeccionado o convite. Há quem seja prático e opte também pelo modelo virtual. Mas para quem não dispensa a criação com papel e impresso. É importante encomendar e produzir com antecedência. A entrega presencial ou mesmo o envio via correio é mais demorada e esse tempo precisa ser contado. ;)

post_festa3

Como organizar festa de 1 ano: Comes&Bebes

Assim como em chás de fralda ou bebê, na festa de um ano, a alimentação e bebida costuma girar em torno de refeições, petiscos, doces e bebidas do universo infantil. Não é tão corriqueiro servir bebidas alcóolicas, a não ser para um brinde, ou pratos sofisticados. É gostoso e sempre bem-vindo oferecer alimentos que possam ser apreciados com as mãos e fáceis de serem servidos.

Pipoca, mini cachorro quente, salgados variados, bolinhos no palito e refrescos sempre caem bem e podem receber decoração e embalagens especiais. Se a festa for de pequeno porte, pense em um espaço fixo para organizar os quitutes. Já se o número de convidados for maior e o serviço precisar ser volante, não deixe de pensar em garçons e na ordem que prefere servi-los.

Para os bolos e docinhos, o carinho nesta ocasião é sempre mais especial. Reserve um dia para provar as escolhas dos fornecedores e tenha em mente antes de encomendar por qual tipo de bolo tem preferência. É possível brincar com modelos com pasta americana e decorados. Optar pelo simples e lindo com cobertura de brigadeiro.  Ou eleger aquele cenográfico que só faz parte da decoração da mesa.

como organizar festa de 1 ano

Decoração do ambiente

Imaginar a cara da festa é quase imediato após definir o tema, não é? Nesta fase da organização, temos uma infinidade de possibilidades e caminhos a seguir. Vale colocar no papel os gastos que já foram dispensados com os itens anteriores e estimar o quanto ainda pode ser investido. Lembre-se que aqui devem estar presentes toda a ornamentação. Da mesa do bolo, arranjos nas mesas, lembrancinhas, móbiles ou balões, elementos variados pelo ambiente.

Hoje em dia, colocar em xeque a sustentabilidade nesta hora é um ponto considerado por muitos pais. Então, vale também ponderar os materiais usados e suas origens. Decorar com elementos artesanais está em alta e confere personalidade rapidamente ao evento.

A imagem acima é da recente comemoração de um ano do Francisco, filho da nossa colaboradora Ju Padilha. Com o tema “pequeno explorador” em mente, Ju nos conta que procurou criar elementos que remetessem à fase de descobertas que toda criança vivencia.

A própria artesã pôs em prática sua imaginação e criou cataventos, decorou um globo terrestre e fez barquinhos de papel uma semana antes da festa. Essa foi a solução criativa da mamãe crafter, mas para aquelas que não se sentirem tão à vontade com os materiais… Nossa comunidade criativa oferece inúmeros arranjos de mesa, topos de bolo, lembranças e forminhas. Vale passear pelo nosso site e conferir as opções!

como organizar festa de 1 ano

Relaxe e curta o momento único!

São várias as fases da organização e tudo pode ser feito no tamanho, valores e tempo disponíveis. A festa de um ano é uma celebração para os pais e parentes próximos que deve ser levada de forma leve e carinhosa, afinal, é para essa nova família que se formou este encontro de comemoração e união!

Juntar cores, amigos, sentimentos positivos e amor ao pequeno deve ser prazeroso. Então, tenha em mente que a organização da festa deve ser mensurada e feita para apenas gerar boas lembranças. : ) Tome nota dos principais desejos e possibilidades e siga em frente curtindo tudo com muita alegria!

Imagens: decoração pirata da loja Layouteria, toppers de laço da loja Tutu Party Shop, convite com vela da Festa Diferente, topo de bolo Maria Chiquinha e fotos inspiracionais do blog Contance Zahn Babies&Kids e blog Ju Padilha.

string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

5 comentários

  1. Adorei o post, só faltou a dica para contratar um bom fotógrafo para que os pais não tenham que se preocupar em fazer as fotos no dia, assim como garantir belas lembranças da data :)

  2. amei o tema a*descoberta*.

  3. Post muito bom. Amei as dicas

  4. Essas bexigas peroladas,alguém sabe onde eu acho para comprar.

  5. qto tempo com antecedência envia os convites