Home | Festas | Como organizar festa de 1 ano: guia completo

Como organizar festa de 1 ano: guia completo

Seu bebê está perto de completar o primeiro aninho? Então é hora de saber como organizar festa de 1 ano! Preparamos esse guia com muitas ideias para planejar a comemoração, além de dicas de temas, lembrancinhas e muito mais!

como organizar festa de 1 ano mesa

Como organizar festa de 1 ano: por onde começar

Se a ideia é fazer uma festa digna de ficar na memória dos convidados, comece a planejar com pelo menos 6 meses de antecedência. Estabelecer e respeitar o cronograma é imprescindível para que tudo dê certo na festinha!

Comece a organizar com a escolha do tema. Vai ser do desenho favorito do seu baby? Procure personalizados de acordo com o desenho escolhido. No Elo7 há milhares de fornecedores de festa personalizada. Planeje a confecção dos personalizados com pelo menos 60 dias de antecedência para dar tempo do vendedor enviar a arte, confeccionar e despachar pelos Correios.

Já se a festa será com tema mais lúdico, como por exemplo balões ou pique-nique, pode ser mais fácil garimpar peças aleatórias para fazer a composição da decoração.

como organizar festa de 1 ano lembrancinha
Personalizados para festa: no Elo7 tem!

+ Sugestões de temas para festas de meninos e meninas

+ Aniversário de um ano: mais dicas aqui

Outra boa ideia é fazer um board no Pinterest com referências para a festa do seu pequeno ou pequena. Junte por lá todas as imagens, blogs e sites que te inspiram. Pine também imagens de fornecedores (você pode pinar os seus favoritos do Elo7 ou ainda criar uma seleção de lojas dentro de seu próprio perfil no Elo7). Isso facilitará e muito na hora de decupar as ideias para o aniversário de 1 aninho.

Como organizar festa de 1 ano: pesquise, pesquise muito!

Se conseguiu já selecionar o tema, é hora de começar a pesquisar fornecedores dos mais variados tipos. Papelaria, docinhos, salgados, decoração. Se conseguir, procure fazer uma degustação com as lojas escolhidas para fornecer os doces e salgados. É melhor degustar antes do que lamentar depois, não é mesmo?

como organizar festa de 1 ano
Como organizar festa de 1 ano: que tal servir brigadeiro pump?

Outra boa solução é procurar por grupos nas redes sociais de mamães e papais que estão no mesmo barco! Há grupos com dicas de fornecedores, de compra e venda de pós festa, de ideias para aniversários… É sempre bom contar com depoimentos verdadeiros de quem já fez a festinha ou tem aquela dica de ouro de uma boa boleira ou doceira!

Para caber no bolso, comece a comprar itens de decoração aos poucos. Procure também por aluguel da decor, caso fique mais fácil. As vantagens de alugar tudo o que for possível é que pode sair bem mais em conta do que comprar, além disso, você não precisará se preocupar em guardar todos os itens de festa.

Peças que valem a pena locar: mesas, cadeiras, mesa do bolo, bolo cenográfico, vasos, vidrarias em geral, toalhas de mesa, talheres, pratos e copos (caso opte pelo serviço de mesa sem descartáveis), peças decorativas do tema escolhido.

+ Aluguel de bolo cenográfico

+ Aluguel de decoração para festa

como organizar festa de 1 ano garrafinhas

Como organizar festa de 1 ano: defina o local e o número de convidados

Com o tema escolhido e a decoração já em vista, é hora de definir data, local e a lista de convidados. Se mora em prédio, que tal aproveitar o salão de festas para fazer a festa de um aninho do baby? A saída é mais econômica do que os serviços de buffet infantil, que podem ser uma boa escolha para se fazer quando o filhote já for maiorzinho e puder aproveitar o espaço e brinquedos que geralmente têm nessas casas. Além disso, o primeiro aniversário costuma ser uma festa com mais adultos que crianças.

Se morar em casa e tiver espaço, faça uma bela recepção no quintal mesmo! Só capriche em todos os detalhes da decoração para mudar o ambiente e deixá-lo ainda mais alegre para celebrar a vida do bebê.

como organizar festa de 1 ano em casa

A definição do espaço do evento será muito importante para fechar a lista de convidados. E aqui vale a máxima: convide amigos e familiares próximos. É importante que nessa comemoração esteja quem realmente se importa com a família e com seu filho. Aquele primo distante, que sequer conhece seu bebê precisa mesmo estar na lista? Talvez não.

O horário da festa também é importante para a definição do menu. Sabia que, quanto mais próximo ao horário de almoço e jantar, mais substancioso deve ser o prato servido? Se o tema escolhido for pique-nique, por exemplo, dá para levar a comemoração para o fim da manhã e servir petiscos típicos, como mini sanduíches, sucos, frutas.

Um bom horário para a festa de 1 aninho é o período da tarde, já que esse horário deixa a escolha do menu mais flexível. Salgados, mini lanches, pipoca, serviço de crepe, tudo cabe no meio da tarde! Se a festa for no horário do almoço ou jantar, churrasco com espetinhos ou massa podem ser uma saída prática.

+ Receita de brigadeiro pump para festa

+ Brigadeiro de churros delicioso e fácil de fazer

como organizar festa de 1 ano brigadeiro churros

Como organizar festa de 1 ano: a escolha das lembrancinhas

Uma forma de retribuir o carinho da presença no aniversário do seu bebê é distribuir lembrancinhas aos convidados. E a escolha delas dependerá do orçamento e do tema da festa. Caixinhas ou potes com guloseimas sempre agradam. Para as crianças, também não faltam ideias! Livros de colorir, jogos, balde e moldes para brincar na areia, saquinho ou caixinha surpresa, almofadinhas… Quantas opções! Veja o que combina mais com o tema escolhido e também o que caberá no orçamento da festa.

Para economizar, muitas lembrancinhas poderão ser feitas em casa mesmo! Se você é uma mamãe ou papai que curte um “faça você mesmo”, que tal produzir os mimos da festa do filhote? Para presentear os adultos, você pode comprar mini suculentas e decorar vasinhos para distribuir aos convidados ou produzir você mesma(o) os potinhos com guloseimas.

como organizar festa de 1 ano lembrancinha suculenta

Se tiver habilidades com programas de edição e criação, dá para fazer a arte digital em casa mesmo e depois imprimir em uma gráfica de confiança. Assim as lembrancinhas ficarão personalizadas e lindas! Agora, se isso não é o seu forte, não se preocupe! Procure fornecedores de festa digital no Elo7, certamente você encontrará um que fará a arte da festa do seu bebê do jeitinho que você quer!

Ufa, quantos passos para organizar a festa de 1 ano! Mas com tempo, criatividade disposição, tudo dará certo e a primeira festa do seu bebê será inesquecível!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.