Home | Festas | Casamento | Como planejar seu casamento: passo a passo até o Grande Dia

Como planejar seu casamento: passo a passo até o Grande Dia

Você acaba de ficar noiva e, depois de toda a emoção e felicidade, a primeira pergunta que surge é “por onde devo começar?“. De fato, organizar um casamento não é algo fácil. São muitos detalhes e decisões a tomar, por isso, o segredo nessa hora é saber trabalhar com o tempo disponível e saber priorizar as tarefas. Portanto, essa primeira pergunta que surge está mais que certa: temos que saber por onde começar. São muitas coisas para dar conta ao planejar seu casamento, mas elas não precisam exigir sua energia ao mesmo tempo, cada uma tem um momento certo para acontecer.

Foto: Pexels

Por onde começar?

O primeiro passo é entender quais são as informações e decisões chave, cruciais para começar a planejar o casamento e então definir questões secundárias, ou seja, aquelas que guiarão as restantes. A primeira de todas é a data do casamento. Sabendo a data do casamento, você sabe quanto tempo tem para se organizar. Pode ser 2 anos, 1 ano, 6 meses ou até 3. Para cada caso, o planejamento será diferente, terá de ser adaptado. A boa notícia é que te apresentaremos aqui uma solução para isso — é possível delinear um modelo de organização e adequá-lo aos seus prazos. Com as dicas a seguir você vai entender melhor.

Foto: Pexels

Defina um orçamento

Depois de saber a data do casamento e quanto tempo terá para organizar o evento, a próxima decisão chave é o orçamento. Ter em mente o valor que você pode gastar guiará toda a contratação de fornecedores da festa. Em outras palavras, definirá como vai ser seu casamento. Se planejar financeiramente é fundamental para se manter no controle e evitar eventuais surpresas, e isso inclui priorizar os seus gastos. Como assim? A gente explica.

Priorizar seus gastos significa definir no que vocês estarão dispostos a gastar mais e o que abrirão mão de ter a versão mais cara. Seguindo essa ideia, sua prioridade pode estar na locação do espaço ou na contratação do buffet, por exemplo. Para que isso seja possível, talvez vocês precisem abrir mão de encomendar a lembrancinha mais cara e optem por fazer as lembrancinhas em casa. Às vezes, tudo o que precisamos é de uma dose de criatividade e investir um pouco mais de tempo, e os resultados podem sair em conta e até melhores do que se fossem comprados.

Foto: Unsplash

Escolha o local e o estilo do casamento

Com o orçamento em mente, vocês poderão escolher o local e o estilo do casamento. Essa decisão é importante e também será crucial para a definição de todo o resto. Existem muitos estilos de casamento e cada um tem suas características próprias.

Pode ser um Destination Wedding, que engloba alguns gastos extras, como deslocamento e estadias; pode ser um Mini Wedding, que é menor e costuma ser mais econômico; um casamento da praia, com detalhes bem particulares quanto aos trajes; no campo; na igreja; ao ar livre ou fechado. As possibilidades são inúmeras e ditarão o andamento das fases seguintes.

Foto: Pexels

Contrate uma assessora de casamento

As primeiras decisões mais importantes já foram tomadas e agora começamos a pensar em questões mais pontuais. A lista de tarefas e detalhes por definir começa a aumentar. Nesse momento, pode ser interessante pensar em contratar uma assessora de casamento, para ajudar com a organização das próximas etapas, principalmente na contratação de fornecedores.

Além de auxiliar com todo o planejamento, elas conhecem o mercado de casamentos e têm o contato dos melhores fornecedores. Isso inclui decoradoras, floristas, músicos, maquiadores, locadora de móveis, bares, buffets e tudo o que você pode imaginar que entra em uma lista de necessidades para fazer um casamento acontecer.

Foto: Pexels

Priorize as tarefas

Se fôssemos agrupar as principais tarefas para a organização de um casamento a lista seria longa. Mas não é preciso se assustar, como já comentamos aqui, cada coisa tem um tempo certo para acontecer. Poderíamos dividir essas principais tarefas em 4 etapas, para definir prioridades e uma ordem que faça sentido. Claro que existem outros diversos detalhes a providenciar, mas essas seriam as mais importantes e decisivas:

1ª Etapa para planejar seu casamento

Esses são serviços essenciais e com agenda bem limitada, por isso é legal se adiantar e começar por eles. Os dois primeiros já explicamos sua importância e prioridade acima.

  • Escolher local da cerimônia e recepção
  • Contratar assessoria de casamento
  • Orçar e contratar fotógrafos e filmmakers
  • Degustar e definir o buffet
Foto: Pexels

2ª Etapa para planejar seu casamento

Essas tarefas são mais demoradas porque exigem mais tempo para escolher e definir, por isso têm grau 2 de prioridade.

  • Contratar celebrante
  • Fazer lista de convidados
  • Criar site de casamento
  • Orçar e contratar músicos/banda
  • Definir decoração e contratar empresa especializada
  • Escolher traje dos noivos
Foto: Pexels

3ª Etapa para planejar seu casamento

São serviços que merecem atenção ao prazo, para garantir que estejam prontos no tempo certo.

Foto: Pexels

4ª Etapa para planejar seu casamento

Depois de ter as tarefas anteriores prontas, será muito mais fácil pensar nesses últimos detalhes, que também são cruciais para que tudo saia como planejado.

Foto: Pexels

Distribua as tarefas no tempo que você tem disponível para planejar seu casamento

Essa divisão e definição de prioridade é um bom ponto de partida para entender que, apesar de ser bastante coisa para dar conta, é totalmente possível planejar e executar tudo sem maiores problemas. Mas talvez você ainda esteja se perguntando: “como faço para distribuir essas tarefas no tempo que eu tenho?“, já que tempo é algo que varia muito em cada caso. A gente te apresenta então uma solução pra isso: o checklist de tarefas da Wedy.

Uma das coisas mais importantes nesse processo é poder visualizar todas as tarefas e ter controle do andamento de cada uma delas. O planejador inteligente da Wedy facilita pra você apresentando uma lista completa com todos os mínimos detalhes necessários para a organização de um casamento. E melhor que isso, a ferramenta divide essas tarefas em etapas (como fizemos aqui) e indica o momento em que cada coisa deve ser feita, de acordo com a data do seu casamento.

Isso significa que, se você tem 1 ano para planejar a festa, as tarefas estarão distribuídas em 12 meses, mas se você tem apenas meio ano para a preparação de tudo, as mesmas tarefas são adequadas a esse tempo. Dessa forma, você não perde o timing de nada, entende a prioridade de cada etapa e consegue seguir um fluxo muito mais eficiente no seu planejamento. É o melhor amigo de todo casal que está começando a jornada do seu casamento.

A melhor notícia é que o planejador da Wedy é uma ferramenta 100% gratuita e tudo o que você precisa fazer para ter acesso a ela é entrar no site www.wedy.com e se cadastrar. Feito isso, você tem o que precisa para começar a planejar seu casamento, simples assim!

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *