Alalaô! Uma das festividades mais esperadas do ano, o Carnaval brasileiro é famoso no mundo todo por sua exuberância, cores e alegria. Mas como surgiu a festa e seus símbolos maiores?
Carnaval, a origem
Acredita-se que o Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Os gregos agradeciam em suas festividades aos deuses pela fertilidade do solo. No século XVIII, o carnaval chegou ao Brasil sob influência européia e espalhou-se pelo país feito pólvora! Cada região dá seu tom ao carnaval, mas alegria é predominante, seja em qualquer lugar.
Pierrot, Colombina e Arlequim
Originados do estilo teatral Commedia DellArte e com intuito de ser um entretenimento popular e acessível, os personagens italianos foram originados no século XVI. Envolvidos em um triângulo amoroso (Pierrot ama Colombina, que ama Arlequim, que deseja Colombina) eram apresentados nas ruas junto a outros personagens, sempre com tom de crítica social, fazendo parte das brincadeiras do carnaval de rua.
Rei Momo
Provavelmente a figura teve inspiração na mitologia grega, onde era representado por Momo, o deus do sarcasmo e delírio. No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo durante o Carnaval surge no Rio de Janeiro, no início dos anos 1930. No seu reinado, o Rei Momo recebe a chave da cidade, e simbolicamente governa durante o Carnaval.
Máscaras
Com origem na cidade italiana de Veneza no século XVII, as máscaras eram usadas pelos nobres para preservar o anonimato e curtir o carnaval com o povão. Esta tradição chegou ao Brasil, trazida de Portugal, e é mantida até os dias de hoje, principalmente nos bailes de carnaval.
Gostou da história por trás dos símbolos maiores do Carnaval? Aproveite e veja nossa galeria de produtos para a folia por menos de R$70,00:
E se for prendada(o), dê um confere nos PAP’s de carnaval que preparamos para você! Clique aqui e aqui.