Home | Festas | Datas Comemorativas | Como organizar um chá de bebê

Como organizar um chá de bebê

A chegada de um bebê é um momento muito especial. Mas todos os preparativos que antecedem a vinda são novidade e geram muitas dúvidas, inseguranças e alguma ansiedade. Como trabalho no segmento e adquiri bastante experiência na prática de eventos, vou dar algumas dicas de como organizar um chá de bebê ou chá de fraldas. Espero ajudar as mamães de primeira viagem.

Fazer ou não? A primeira dúvida é geralmente se “compensa” ou não fazer o chá. Partimos do princípio de que é um momento superimportante, único e que é possível sim, fazer uma linda comemoração sem gastar muito. O segredo é determinar, antes de mais nada, o valor que você tem disponível para o evento e distribuir os custos para: convites, decoração, lembranças e alimentação. Pondere se saldo será positivo, lembrando não apenas pelos presentes que irá ganhar, mas principalmente por confraternizar com seus amigos e familiares.

Chá de fraldas ou de bebê?
A diferença entre os dois é que no chá de bebê você fara uma lista de diversos itens + fraldas. Se você já montou o enxoval e comprou utilidades, a dica é fazer o chá de fraldas. Nesta opção você solicita apenas fralda e lenço umedecido (ou outro item de higiene). Coisas que vai precisar muito!

Quem convidar e como?

Chás não são mais  exclusivos para a mulherada então é comum hoje em dia um evento com homens e mulheres. Neste caso, você e seu marido irão definir o que desejam fazer. A lista de convidados é algo muito particular, no entanto, você poderá determinar alguns critérios: amigos e familiares mais próximos, por exemplo. Se você trabalha numa empresa, poderá fazer algo separado para os colegas de trabalho.

Você pode optar por convites impressos e/ou virtuais.

Quando e onde?
O período de gestação mais indicado para o chá é dentro do 7o. mês. Pode ser feito em casa mesmo, ou salão de festas do seu prédio. Tudo depende do número de convidados.
Para escolher o dia e o horário, pense se pra você e seus convidados é melhor realizar num sábado ou domingo à tarde. A maioria das mamães preferem sábado para terem o domingo para descansar. Pense nisso! O horário da festinha que vai determinar o que vai servir. Um “lanchinho” à tarde sempre cai bem e é muito prático.

O que servir?
Se estiver dentro do orçamento, você poderá contratar um buffet. Agora, pensando numa recepção mais econômica, pense em algo fácil como lanchinhos prontos ou mini pães (frios, patês e cada um monta o seu) e salgados assados. Para beber, suco, refrigerante, água, chá e café. Se estiver friozinho sirva chocolate quente. Ajuda a aquecer e é aconchegante!

O que sugerir como presente?

Os convidados para o chá sabem que o momento além de festejar, é também para ajudar os pais a compor o enxoval, uma vez que as despesas são muitas. Então, se desejar coloque no convite o item que deseja. Se optar somente por fralda e lenço umedecido, coloque a marca de sua preferência, caso não saiba, dê uma pesquisadinha no mercado para conhecer as melhores. Quanto ao tamanho, você pode distribuir os pedidos entre P, M e G. Sempre considerando que o tamanho M é o que mais se utiliza. Algumas mamães, pedem uma quantidade bem pequena de RN, apenas para o começo.

Encontre uma maneira de distribuir os tamanhos de fralda. Você pode optar por comprar as tamanho RN (quando nascer) e G/GG (depois de crescidinho) e solicitar as demais no chá. Vai ver como vale a pena!

Se a opção for solicitar outros itens além de fraldas e higiene, atualmente existem lojas especializadas em produtos infantis que já oferecem a lista do chá. Isso facilita bastante, além de ajudar na eventual troca de algum produto.

Como decorar a festa?
Escolha um tema de sua preferência ou cores. Você pode também seguir o mesmo estilo do quarto e aproveitar alguns itens da decoração que já tenha como: futuras roupinhas e bichinhos do bebê. Para os meninos, safari e urso, são os mais pedidos. Para as meninas, ursinhas, natureza e floral.

Ah! Não poderá faltar, é claro, as fotos do barrigão!

O que fazer de lembrança?

Toda comemoração pede una lembrança e hoje é possível fazer um “mimo” artesanal simples e fofo. Os tradicionais bem-casados ou bem-nascidos, no chá são chamados de bem-vindos, sempre uma ótima opção. O importante é ser criativa e pensar dentro de seu orçamento!

Fazer ou não brincadeiras?
Tudo depende de seu estilo, se você curte, vale pedir para as amigas organizarem a farra! Se convidar os homens, a dica é que separe os ambientes para que todos fiquem mais à vontade. Porém, se você não gosta e acha cansativo, não há o menor problema se não fizer brincadeiras. Abrir os presentes no momento da festa também fica a seu critério. Se decidir por abrir em casa, pode aproveitar o tempo da festa para colocar o papo em dia e tirar muitas fotos.

Quando todos os convidados estiverem curtindo a festa, junte-os e fale algumas palavras em agradecimento a todos. É emocionante!

Lembre-se que o chá de bebê é uma celebração à vida. Viva intensamente sua gestação e todos os momentos desta comemoração. Passa muito rápido e logo mais seu bebê estará em seus braços!

Beijos e até a próxima!

Imagens: criações Loja Gabi Pinheiro

string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
A chegada da cegonha na vida de Dani Toledo trouxe, além da filhota Gabi, seu negócio criativo, a Gabi Pinheiro arte em eventos. Ela adora elaborar festas com consciência ecológica, decoração personalizada e artesanal. Confira suas dicas de decoração de festas infantis aqui no blog!

Veja mais posts deste autor.

9 comentários

  1. o link da loja Gabi Pinheiro não funcionou, que pena, gostaria de conhecer o seu

    trabalho.

  2. o link da loja Gabi Pinheiro não funcionou, que pena, gostaria de conhecer o seu

    trabalho.

  3. Oi,
    Me chamo mãe e minha filha fará 15 anos em setembro. A grana na verdade está muito curta porém pensei em fazer uma festinha para ela comemorar com os amigos então havia pensado num churrasco pois ela é tímida e não gosta de ser o centro das atenções só que queria fazer algo em conta mais bem bonitinho e que fique guardado na memória. Pode me ajudar? Tem alguma idéia? Terei que tirar tudo da cabeça e fazer pois a grana tá mto curta mesmo.

  4. Oi,
    Me chamo mãe e minha filha fará 15 anos em setembro. A grana na verdade está muito curta porém pensei em fazer uma festinha para ela comemorar com os amigos então havia pensado num churrasco pois ela é tímida e não gosta de ser o centro das atenções só que queria fazer algo em conta mais bem bonitinho e que fique guardado na memória. Pode me ajudar? Tem alguma idéia? Terei que tirar tudo da cabeça e fazer pois a grana tá mto curta mesmo.

  5. Olá Eline, já arrumamos o link, por favor, tente novamente: https://www.elo7.com.br/gabipinheiro.

  6. Olá Eline, já arrumamos o link, por favor, tente novamente: https://www.elo7.com.br/gabipinheiro.

  7. Olá Eline, já arrumamos o link, por favor, tente novamente: https://www.elo7.com.br/gabipinheiro.

  8. Olá Eline, já arrumamos o link, por favor, tente novamente: https://www.elo7.com.br/gabipinheiro.

  9. lee evangelista

    .dani é lindo sua arte,sou apaixonada por artesanatos,e tenho habilidades,mais sou muito ruim de começar um negocio.bjs e sucesso.