Home | Festas | Datas Comemorativas | Para fazer (e apreciar): dia do café!

Para fazer (e apreciar): dia do café!

Pausa para o café costuma ser assunto unânime. Quem aí não precisa de um momento revigorante no dia, acompanhando de bebida quentinha e estimulante? Para começar o dia ou no meio da tarde de trabalho, é quase regra.

Além do café ser ingrediente fundamental na maioria das casas brasileiras, o tema também se expande para o artesanato. Não faltam criações com o assunto. Até mesmo o filtro usado do café virou material pop para reaproveitamento.

Para celebrar o Dia do Café que acontece neste dia 14 de abril, fizemos uma seleção de projetos passo a passo e produtos dos nossos criativos inspirados na bebida que a gente adora.

1 e 2. Filtro do café como material: se todo santo dia ao menos dois filtros de papel são usados na sua cafeteira, pode ir pensando na reutilização desses materiais. Há criativos que fazem porta retratos, revestem caixas e maletas, transformam o papel em pétalas e até luminárias. O tom marrom favorece as artes e faz o produto ficar irreconhecível. Aqui você aprende a criar um buquê com os filtros.

3. A xícara vira tela: se a ideia é deixar o momento do café ainda mais charmoso, aprender a fazer desenhos na superfície da bebida cremosa pode ser um diferencial. Isso se chama-se Latte Art e já tem por aí uma série de praticantes. Achamos diversos links com apreciadores e neste tem dicas para se arriscar nos traços.

4. Roupa para caneca: saborear a bebida muitas vezes é associada à fuga do frio e o reconforto. Para fazer a pausa do café se tornar ainda mais aconchegante, dá para encapar a caneca ou copo de crochê! Fica decorativo e aquece as mãos na medida certa. Neste post, tem tutorial com direito a botão ou pompom. Para quem tem habilidade com as linhas e agullhas!

5 e 6. Colher de chocolate ou decorada: não tem café que não venha acompanhado de uma mini guloseima. Sabia que uma colher de chocolate pode substituir o biscoitinho do pires? Para mexer, fazer derreter e depois comer. Fica a ideia para fazer em casa com uma forminha específica ou procure aqui entre nossas lojas. Para uma versão não comestível, aposte em colheres decoradas.

7 e 8. Apoio para caneca: quem ama ter sempre uma caneca pessoal por perto pode curtir ter um mug rug ou apoio para caneca. A função é proteger a superfície do calor e não manchar a mesa. Para deixar a sua pausa mais charmosa vale até combinar o mug rug com a cestinha para o bolo ou biscoitos e jogo americano – como neste conjunto em patchwork.

O aroma do café já se espalhou por sua casa? Aqui bateu uma vontade de fazer um brinde com canecas para celebrar o dia da nossa bebida favorita!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.