Home | Festas | Datas Comemorativas | Uma homenagem a todos os carteiros brasileiros – por Aline Barbosa do Relicário Urbano

Uma homenagem a todos os carteiros brasileiros – por Aline Barbosa do Relicário Urbano

“Se o virtual aponta para a modernidade…
o carteiro faz a marca da tradição.”
(Aline Barbosa)

Eu era criança quando aprendi que através daqueles moços de blusas amarelas e calças azuis chegavam notícias de gente que morava longe.

Que quando eles chegavam com um envelope nas mãos, as pessoas se empolgavam.e ao ler o que ali estava contido ou elas sorriam ou choravam, sempre de emoção.

Percebi então que aquele universo me encantava e logo que aprendi a ler e escrever desejei enviar e receber cartas.

Muitas vezes era através do correio que enviava notícias inclusive para amiguinhas da escola, pois eu notava que as pessoas ficavam muito felizes quando era “aquele moço” que fazia a entrega do papel.

Na adolescência além dos cuidados com a letra, com as palavras, existia ainda o cuidado em deixar uma marca de batom, o beijo e um cheirinho gostoso… as cartinhas de amor!

Quantas vezes esperei pelo carteiro no portão da minha casa e sempre com aquela pergunta: “Tem carta pra mim?”

Veio toda a evolução, a correria, a urgência, a impossibilidade de espera e aos poucos aqueles moços só traziam as contas… viraram “Conteiros”.

O que se podia esperar então eram as contas de luz, telefone, internet, escola, cartão de crédito, enfim, a antecipação passou a ser a angústia de abrir aquele envelope!

Porém recentemente me empolguei de novo! Foi através do Elo7 que pude resgatar a alegria de enviar notícias e de recebê-las, não de uma forma mecânica e sem graça, mas de forma poética e gostosa, gentil e delicada.

Cultivar a espera…

Fiz do Relicário Urbano uma forma de enviar poesias, frases e mensagens aos carteiros de todo o Brasil, pontuando o quanto são importantes, o quanto são queridos e o quanto são aguardados por mãos ansiosas por aquele objeto que carregam.

Aos poucos vieram as notícias. Carteiros emocionados na entrega, alguns desejando ficar com a embalagem, surpresos, sorridentes, enfim, experimentando a alegria de seus antepassados, sendo recebidos com sorrisos e levando com alegria o peso de caixas e envelopes que transportam e até hoje entregam de porta em porta.

E a cada notícia dos carteiros eu recebia de volta alegria… Gentileza que gerava gentileza!

É pela admiração confessa que tenho pelos carteiros e em pleno Dia do Carteiro, que fui lembrada e convidada a falar aqui no blog sobre eles.

Parabéns a todos os carteiros e carteiras que circulam pelas ruas, vielas, praças, logradouros e avenidas desse nosso imenso Brasil!

Felizes somos nós que através do Elo7 resgatamos a delícia de esperar o carteiro no portão!

Abraço especial ao Marcelo, Thairone, Alex, Anderson e ao Sr. Ayrton que tanto acolhem com um sorriso minhas embalagens no correio, quanto me entregam na minha porta pacotes ansiosamente esperados.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.