Home | Festas | Casamento | Faça seu próprio casamento: “eu fiz e deu certo!”

Faça seu próprio casamento: “eu fiz e deu certo!”

Se a onda do momento é o DIY (faça você mesmo), o termo faça seu próprio casamento cai como uma luva para algumas pessoas. Seja porque a grana está apertada ou porque nada do que você viu por aí agradou o suficiente, há muitos noivos colocando a mão na massa e produzindo suas próprias lembrancinhas, a decoração da festa e tudo mais o que pode ser feito à mão.

faça seu próprio casamento decoração

Alguns dos itens que os próprios noivos podem produzir são:

  • Porta-guardanapos (ensinamos a criar alguns aqui no blog, digite na busca “porta-guardanapo”)
  • Caixinhas para lembrança dos padrinhos
  • Kit toalete
  • Reservas de mesa
  • Lembrancinhas
  • Topo do bolo
  • Vidros e potinhos para velas
  • Mural de recados e fotos
  • Brigadeiro de colher

Mas muitos noivinhos (e o restante da família também!) vão bem além da produção desses itens acima e levam a sério o “faça seu próprio casamento”. Nas histórias que ouvimos, muitas noivas produziram seu próprio bolo cenográfico, vestido da festa, os bem-casados, docinhos…

Fácil não é, mas com tempo e ajuda é possível economizar e muito na produção de itens do casamento. E ainda há quem transforme a ideia em negócio!

Aproveite para conhecer os relatos de algumas vendedoras criativas da nossa comunidade que arriscaram produzir detalhes de seus casamentos e que não se arrependeram nem um pouquinho, aliás, muitas delas mudaram totalmente o ramo de atuação e hoje criam peças feitas à mão para noivinhas e noivinhos que buscam produtos diferenciados!

faça seu próprio casamento

Faça seu próprio casamento: “eu fiz e deu certo!”

O casamento DIY que virou negócio

“Eu sempre fui daquelas que ama criar, e sempre gostei muito de artesanato, sendo assim queria fazer tudo no meu casamento, até porque precisava economizar também. De cara pensei nas lembrancinhas e nas lembranças dos padrinhos.

Confeccionei caixas com revestimentos em tecido com duas taças jateadas dentro de cada caixa. Para os demais convidados fiz latinhas personalizadas. Depois tinha a decoração das mesas, e como eu queria uma coisa que fosse a minha cara, lá fui eu comprar vidrinhos, flores artificiais e montar os arranjos das mesas, que resultou em um charmoso arranjo de flores decorado com rendas e coração em tecido.

Também queria aquelas plaquinhas, que os pajens levam ao altar, e elas também foram produzidas por nós. O Baú porta-alianças também era um sonho meu, sendo assim fiz o meu porta-alianças.

Por fim eu sempre sonhei com um bolo fake daqueles de biscuit, pesquisei o valor e descobri que ele era bem alto. Fiz meu próprio bolo, confesso que não foi nada fácil, mas tão sonhado bolo saiu dos meus planos para a realidade.

O mais interessante de tudo isso, é que depois do meu casamento eu não parei mais de confeccionar essas peças. Hoje eu tenho minha loja no Elo7, vendo os produtos para todo o Brasil. E quero cada vez mais realizar o sonho de noivas que assim como eu queriam o casamento dos sonhos!”  Fernanda, do Atelier Minh’Arte

+ Encontre bolos cenográficos para casamento

+ Quer fazer seu próprio bolo? Tem materiais aqui também!

 faça seu próprio casamento

A Renata da loja Alquemila também produziu muitos detalhes de seu casamento. As lembrancinhas, embalagens, decoração e até mesmo o vestido da daminha de honra não escaparam das mãos dessa criativa! Tudo feito no maior capricho para seu casamento digno de matéria de revista especializada no assunto.

faça seu próprio casamento

+ Encontre bem-casados para seu grande dia!

+ Vestido de daminha de honra, todos feitos à mão

 A família toda entrou na onda do “faça seu próprio casamento”

A Daiane Nascimento, criativa da loja Little Angel Artesanatos também compartilhou com a gente sua história:

“Quando decidimos nos casar, vieram as dúvidas. Vestido: e agora? sou gordinha, é branco como vou ficar? Então, como eu desenho, resolvi desenhar o meu vestido, levei ele para uma amiga costureira que me cobrou R$320,00! Ele ficou lindo, tipo sereia, do jeito que eu queria.

Com ajuda da família, confeccionamos os guardanapos de tecido e os porta guardanapos, os cardápios, as toalhas de mesa, cortinas, coisas para por nas cadeiras, as lembrancinhas dos padrinhos, testemunhas e convidados, assim como as lembrancinhas dos pais. Começamos a fazer tudo para decoração. Compramos móveis de demolição – antigos, mas com preço muito baixo, e outras coisas necessárias como vasos. Meu esposo fez cachepôs e os vasos de madeira. Na véspera do casamento estava ele fazendo vasos para a cerimônia e eu os bem-casados!  Fizemos os bombons e outros docinhos que haviam na festa. Fiz meu buquê de coração com feltro verde, essa era a minha cor escolhida para o casamento. Dá trabalho, mas economizamos R$11.000,00 nessa brincadeira. Valeu a pena!”

faça seu próprio casamento
Outras boas histórias chegaram aqui na nossa redação, como da Francine (lojista da Francine Artesanatos), que produziu as lembrancinhas da festa de casamento dela e hoje leva a produção da decoração, convites e lembrancinhas como negócio. A Jana (Atelier da Janinha) também caprichou na decoração de sua festa, convites e lembrancinhas.

+ Receita de bem-casado para quem quer economizar

faça seu próprio casamento
E o que permeia em todas essas histórias? Ah, o amor… sempre ele. E um bocado de criatividade também!
Faça seu próprio casamento: tutoriais para inspiração e criação
Para quem for se aventurar na produção do próprio casamento, temos boas ideias de tutoriais aqui no Blog do Elo7!
Aproveite essa onda de “faça você mesmo” e veja nossos passo a passos de topo de bolo de pombinhos e convite rendado.
Mais ideias:
Se não já não dá mais tempo de produzir, delicie-se na nossa categoria de casamento, dá pra encontrar tudo o que falta para sua festa ficar fora de série!
Você também produziu algum detalhe do seu casamento? Aproveitou e tornou essa experiência em seu novo negócio? Divida com a gente sua história aqui nos comentários, vamos adorar conhecer seu relato também!
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.