Home | Festas | Casamento | Faça seu próprio casamento: “eu fiz e deu certo!”

Faça seu próprio casamento: “eu fiz e deu certo!”

Se a onda do momento é o DIY (faça você mesmo), o termo faça seu próprio casamento cai como uma luva para algumas pessoas. Seja porque a grana está apertada ou porque nada do que você viu por aí agradou o suficiente, há muitos noivos colocando a mão na massa e produzindo suas próprias lembrancinhas, a decoração da festa e tudo mais o que pode ser feito à mão.

faça seu próprio casamento decoração

Alguns dos itens que os próprios noivos podem produzir são:

  • Porta-guardanapos (ensinamos a criar alguns aqui no blog, digite na busca “porta-guardanapo”)
  • Caixinhas para lembrança dos padrinhos
  • Kit toalete
  • Reservas de mesa
  • Lembrancinhas
  • Topo do bolo
  • Vidros e potinhos para velas
  • Mural de recados e fotos
  • Brigadeiro de colher

Mas muitos noivinhos (e o restante da família também!) vão bem além da produção desses itens acima e levam a sério o “faça seu próprio casamento”. Nas histórias que ouvimos, muitas noivas produziram seu próprio bolo cenográfico, vestido da festa, os bem-casados, docinhos…

Fácil não é, mas com tempo e ajuda é possível economizar e muito na produção de itens do casamento. E ainda há quem transforme a ideia em negócio!

Aproveite para conhecer os relatos de algumas vendedoras criativas da nossa comunidade que arriscaram produzir detalhes de seus casamentos e que não se arrependeram nem um pouquinho, aliás, muitas delas mudaram totalmente o ramo de atuação e hoje criam peças feitas à mão para noivinhas e noivinhos que buscam produtos diferenciados!

faça seu próprio casamento

Faça seu próprio casamento: “eu fiz e deu certo!”

O casamento DIY que virou negócio

“Eu sempre fui daquelas que ama criar, e sempre gostei muito de artesanato, sendo assim queria fazer tudo no meu casamento, até porque precisava economizar também. De cara pensei nas lembrancinhas e nas lembranças dos padrinhos.

Confeccionei caixas com revestimentos em tecido com duas taças jateadas dentro de cada caixa. Para os demais convidados fiz latinhas personalizadas. Depois tinha a decoração das mesas, e como eu queria uma coisa que fosse a minha cara, lá fui eu comprar vidrinhos, flores artificiais e montar os arranjos das mesas, que resultou em um charmoso arranjo de flores decorado com rendas e coração em tecido.

Também queria aquelas plaquinhas, que os pajens levam ao altar, e elas também foram produzidas por nós. O Baú porta-alianças também era um sonho meu, sendo assim fiz o meu porta-alianças.

Por fim eu sempre sonhei com um bolo fake daqueles de biscuit, pesquisei o valor e descobri que ele era bem alto. Fiz meu próprio bolo, confesso que não foi nada fácil, mas tão sonhado bolo saiu dos meus planos para a realidade.

O mais interessante de tudo isso, é que depois do meu casamento eu não parei mais de confeccionar essas peças. Hoje eu tenho minha loja no Elo7, vendo os produtos para todo o Brasil. E quero cada vez mais realizar o sonho de noivas que assim como eu queriam o casamento dos sonhos!”  Fernanda, do Atelier Minh’Arte

+ Encontre bolos cenográficos para casamento

+ Quer fazer seu próprio bolo? Tem materiais aqui também!

 faça seu próprio casamento

A Renata da loja Alquemila também produziu muitos detalhes de seu casamento. As lembrancinhas, embalagens, decoração e até mesmo o vestido da daminha de honra não escaparam das mãos dessa criativa! Tudo feito no maior capricho para seu casamento digno de matéria de revista especializada no assunto.

faça seu próprio casamento

+ Encontre bem-casados para seu grande dia!

+ Vestido de daminha de honra, todos feitos à mão

 A família toda entrou na onda do “faça seu próprio casamento”

A Daiane Nascimento, criativa da loja Little Angel Artesanatos também compartilhou com a gente sua história:

“Quando decidimos nos casar, vieram as dúvidas. Vestido: e agora? sou gordinha, é branco como vou ficar? Então, como eu desenho, resolvi desenhar o meu vestido, levei ele para uma amiga costureira que me cobrou R$320,00! Ele ficou lindo, tipo sereia, do jeito que eu queria.

Com ajuda da família, confeccionamos os guardanapos de tecido e os porta guardanapos, os cardápios, as toalhas de mesa, cortinas, coisas para por nas cadeiras, as lembrancinhas dos padrinhos, testemunhas e convidados, assim como as lembrancinhas dos pais. Começamos a fazer tudo para decoração. Compramos móveis de demolição – antigos, mas com preço muito baixo, e outras coisas necessárias como vasos. Meu esposo fez cachepôs e os vasos de madeira. Na véspera do casamento estava ele fazendo vasos para a cerimônia e eu os bem-casados!  Fizemos os bombons e outros docinhos que haviam na festa. Fiz meu buquê de coração com feltro verde, essa era a minha cor escolhida para o casamento. Dá trabalho, mas economizamos R$11.000,00 nessa brincadeira. Valeu a pena!”

faça seu próprio casamento
Outras boas histórias chegaram aqui na nossa redação, como da Francine (lojista da Francine Artesanatos), que produziu as lembrancinhas da festa de casamento dela e hoje leva a produção da decoração, convites e lembrancinhas como negócio. A Jana (Atelier da Janinha) também caprichou na decoração de sua festa, convites e lembrancinhas.

+ Receita de bem-casado para quem quer economizar

faça seu próprio casamento
E o que permeia em todas essas histórias? Ah, o amor… sempre ele. E um bocado de criatividade também!
Faça seu próprio casamento: tutoriais para inspiração e criação
Para quem for se aventurar na produção do próprio casamento, temos boas ideias de tutoriais aqui no Blog do Elo7!
Aproveite essa onda de “faça você mesmo” e veja nossos passo a passos de topo de bolo de pombinhos e convite rendado.
Mais ideias:
Se não já não dá mais tempo de produzir, delicie-se na nossa categoria de casamento, dá pra encontrar tudo o que falta para sua festa ficar fora de série!
Você também produziu algum detalhe do seu casamento? Aproveitou e tornou essa experiência em seu novo negócio? Divida com a gente sua história aqui nos comentários, vamos adorar conhecer seu relato também!
string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

12 comentários

  1. Muito Legal!!! Parabéns as noivas super criativas =]

  2. Deus me livre de uma trabalheira dessa com tantos detalhes,prefiro pagar pra organizarem tudo.

    • Cris Oliveira

      Oi Aline! Há quem prefira mesmo demandar todas as tarefas do casamento para terceiros, mas com o orçamento apertado e o sonho chegando perto, muitas noivas põem a mão na massa mesmo! E há ainda aquelas que até gostariam de fazer, mas tem zero habilidade… e por aí vai!

  3. O bom de colocar a mão na massa é envolver toda a família, meu marido por exemplo cortava os Eva’s assistindo os jogos de futebol aos domingos a tarde (coisa linda de se ver rsrs), enquanto isso eu e a minha mãe pintávamos e fazíamos as lembrancinhas…Vi uma oportunidade de negócio e estou muito feliz, realizando o sonho de outras noivas também…Adorei aparecer aki no blog…(to me achando rsrsr) Muito Bacana!

  4. Ai que legal!!! Amei contribuir com a minha história! Realmente é muito enriquecedor colocar a mão na massa fazer o nosso sonho ser uma realidade, envolver a família…Só que é preciso coragem e determinação…assim como tudo na vida néh…(to me achando agora rsrsr).

  5. Também fiz toda a decoração convites e lembrancinhas do meu chá-bar e do casamento com a ajuda de algumas madrinhas do casamento. Deus trabalho….foram 6 meses de tensão!! Más no final foi lindo todos os convidados amaram, acredito que não cheguei a gastar 5 mil com a decoração e lembranças!! Se alguém quiser dar uma olhada como ficou me procura no face! Nathalia Alves

  6. hahahaah Gentem, Eu não recomendo muito não. Eu bordei a faixa da minha cabeça no dia do casamento. E virei a madrugada do grande dia terminando as lembrancinhas. Só eu mesmo… hahahaha

  7. Fiquei muito feliz pela publicação da minha história no Blog do Elo 7 . Não me arrependo de nada, foi muito bom colocar a mão na massa e hoje poder olhar para as fotos e dizer, foi eu que fiz com a ajuda de amigos e da família … Amei, obrigada Elo 7 pela oportunidade …

  8. Realmente não é muito recomendável a pessoa empolgar e querer fazer tudo sozinha… Minha irmã casa este ano e eu já estou colocando alguns ‘freios’ nela. Eu trabalho com papelaria para festa e faço algumas decorações, mas no grande dia, além de ser irmã da noiva, serei dama de honra dela, então imaginem se eu vou correr o risco de aparecer como um ‘caco’ no altar, melhor abrir mão de fazer algumas coisas e optar por contratar alguns serviços.

  9. Concordo com você Aline, o dia da noiva é o di de todos, já fui em evento que a mãe, a irma estavam fazendo a decoração, no altar elas pareciam que tinham ficado três dias sem dormir, não curtiram a festa e ficavam toda hora falando que estavam cansadas. Acho que só quem aproveitou tudo foi a noiva, que ficou linda e maravilhosa no salão fazendo o dia da noiva. Injusto com os familiares.

    Claudia
    12/04/15

  10. nossa que lindo! não tive a oportunidade de casar de noiva, mais esse ano estarei fazendo 15 anos de casada e quero fazer a minha bodas de cristal, como adoro criar, confeccionar vou entrar nessa ideia o Day! e realizar o meu sonho, muito obrigado pelo poster. amei!