Home | Festas | Dicas | Faça você mesmo festa: guia definitivo para seu evento

Faça você mesmo festa: guia definitivo para seu evento

Se você curte um projeto DIY (do it yourself), é hora de colocar a mão na massa e partir para o faça você mesmo festa! Com disposição, criatividade e um bom olhar para as ideias disponíveis na web, é possível fazer muitos detalhes da sua próxima festa de aniversário ou a do(a) seu(a) filho(a).

Preparamos um guia definitivo com muitas ideias para uma festa no melhor estilo faça você mesmo. Confira nossas sugestões!

Faça você mesmo festa ideias

Faça você mesmo festa: os convites

Tem habilidades artísticas para criar? Então é hora de escolher papéis bonitos, uma boa tipografia e redigir e imprimir seus próprios convites. O save the date pode ser criado na forma de evento nas redes sociais, assim os amigos e familiares serão lembrados com antecedência da data, horário e endereço da sua festa.

Faça você mesmo festa convite

+ Veja como criar convite para festa em scrapbooking

+ Convite de casamento: faça você mesmo

A organização da casa (ou espaço da festa)

Preparar a casa para receber seus convidados é essencial. Se a festa for em casa, verifique o toalete, não se esquecendo de disponibilizar toalhas secas e reforçar o estoque de papel. Prepare a geladeira, separando espaço para as bebidas, não esqueça de fazer uma boa quantidade de gelo e capriche na compra de descartáveis (lembre-se do pós-festa, quem quer ficar com a pilha de louças para lavar?).

Já se sua comemoração será em um salão (como o do prédio, por exemplo), chegue com bastante antecedência, cheque os toaletes, a cozinha, leve as bebidas para gelar e invista em pacotes de gelo para não decepcionar os convidados com bebidas quentes. :(

Faça você mesmo festa casa

+ Mais dicas para preparar a casa para a festa

A decoração

Preparar um evento exige um cuidado especial na hora da decoração. E muitos detalhes você mesma pode preparar! Seja uma festa para adultos ou crianças, uma boa dica é escolher flores para compor a decor. E não é preciso investir muito: escolha espécies de flores como o kalanchoe (também conhecida como flor da fortuna), alstroméria, gérberas e margaridinhas. As sugestões acima são flores com melhor custo-benefício para decorar e são fáceis de encontrar durante o ano todo.

Faça você mesmo festa vasinhos

Se preferir, opte pelos arranjos artificiais, que costumam também apresentar um bom preço, dependendo de sua escolha. No Elo7 você encontra boas sugestões de arranjos para festa.

Para as mesas dos convidados, capriche no centro de mesa. Se a festa for para adultos, as flores dão conta do recado (lembre-se apenas de não exagerar na altura do arranjo). Se for uma festa de criança, você pode fazer algo de acordo com o tema do aniversário.

Para o ambiente todo, aposte em uma decoração acessível e de fácil execução, como balões, bandeirolas e varais feitos com papéis ou retalhos de tecidos.

Faça você mesmo festa varal de tassel

+ Varal tassel feito com papel seda: veja o passo a passo

+ Centro de mesa para festa fundo do mar ou sereia

+ Garrafa decorada: reaproveite e decore sua festa

Capriche no menu

Vai colocar a mão na massa? Prepare petiscos rápidos e que exigem poucos ingredientes, como guacamole, antepastos, patês. Se você ficará responsável pelo preparo de doces e salgados, vale a pena deixar preparações mais elaboradas para eventos menores, assim, você economiza tempo.

Outro fator importante para a escolha certeira do menu é a escolha do horário do evento. Quanto mais próximo dos horários das refeições principais (almoço e jantar) for sua festa, maior é a preocupação com uma refeição mais substanciosa. Portanto, uma boa pedida é optar por um brunch ou uma festa durante o período da tarde.

Faça você mesmo festa brunch_comidas

+ Finger foods: confira 3 opções de receitas

+ Patês para sua festa

Se você tem pouca habilidade com confeitaria, que tal preparar brigadeiros de copinho ou bolos no pote? Além de ser tendência, esses tipos de doce demandam pouca decoração – olha aí você ganhando tempo novamente!

+ Brownie no pote, receita de expert!

+ Brigadeiro pump: inove no jeito de servir

Outro ponto importante é a escolha das bebidas. Sirva sucos, refrigerantes e água (com e sem gás), além de bebidas alcoólicas habituais (no caso de festa para adultos). Para fazer diferente, você pode também disponibilizar em suqueiras águas saborizadas, limonadas diferentes e um saboroso clericot – bebida típica do Chile, Argentina e Espanha e que lembra um ponche de frutas. A receita dessa delícia você encontra no link acima.

Faça você mesmo festa clericot sem álcool 5
Faça você mesmo festa: que tal uma bebida diferente? Aposte no clericot!
Papelaria personalizada

Tem alguma habilidade com programas de edição de imagem? É possível encontrar na web programas gratuitos para fazer peças simples de papelaria, como tags e rótulos. Se tiver uma boa impressora, melhor ainda! Você conseguirá resolver boa parte dos detalhes da festa sem sair de casa.

Agora, se peças digitais não são o seu forte, encomende a arte digital para seu evento e imprima de casa ou em alguma gráfica de confiança. Dessa forma, você economizará tempo e dinheiro, já que os personalizados digitais são até 70% mais baratos do que a papelaria impressa.

Faça você mesmo festa papelaria de festa personalizada --1
Faça você mesmo festa: invista na papelaria personalizada
Prepare as lembrancinhas

A escolha das lembrancinhas também dependerá do tema da sua festa. Se for uma comemoração com adultos, pode ser uma boa ideia comprar plantas pequeninas, como as mini suculentas, para presentear seus convidados. Sabonetes, aromatizadores de ambiente ou blocos de anotações também são boas sugestões. Se não tiver tempo hábil para confeccionar as lembrancinhas, verifique opções a pronta entrega no Elo7.

Para as crianças, há diversas opções de lembrancinhas fáceis de preparar você mesma. Que tal montar um kit de lápis de cor e livros de colorir? Ou ainda potes com guloseimas? Para decorar os potinhos, utilize fitas coloridas ou então encomende uma papelaria personalizada de acordo com a temática da festa.

Faça você mesmo festa lembrancinha1
Faça você mesmo festa: decore vasinhos de suculentas para lembrancinhas
Atrações para sua festa

Para entreter os convidados em uma festa para adultos, vale relembrar os bons tempos de infância com jogos de tabuleiro! Reúna seus jogos ou peça emprestado aos amigos e familiares e disponibilize jogos, dardos ou até um karaokê para descontrair!

Já para as festas infantis, capriche em uma oficina temática, como confecção de acessórios para as meninas, pintura, decoração de biscoitos, criação de brinquedos com itens recicláveis… As ideias são inúmeras e você pode coordenar as atividades com auxílio de um monitor (ou aquela amiga que leva jeito com os pequenos!).

Faça você mesmo festa oficinas

+ Festa infantil com oficinas e atrações: inspire-se

Ufa, muitos detalhes para um faça você mesmo festa, não é? E se esquecemos de algum detalhe importante, comente aqui no post para complementarmos nosso guia festa DIY, sua colaboração poderá ajudar outros festeiros de plantão!

string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.