Home | Festas | Casamento | Flores para casamento: dicas para decorar

Flores para casamento: dicas para decorar

Se você está planejando sua cerimônia, certamente também já está levando em consideração as flores para casamento. Decidir quais flores farão parte da sua decoração pode não ser tão fácil, mas nossas dicas ajudarão na escolha!

Flores para casamento – onde devem estar

flores para casamento escolher

As flores para casamento estão presentes basicamente em três lugares: no buquê, na decoração da igreja (bancos e altar) e na decor do local da festa. Mas podem estar também em outros elementos, como nas lembrancinhas e até mesmo no bolo!

Decoradores e floristas buscam optar pelas mesmas flores tanto para a decoração da festa, igreja e até mesmo no buquê, mas isso não é uma regra – principalmente se você optar por um buquê que combine com seu vestido. Além de funcional, a escolha dos mesmos tipos de flores para decoração e arranjos traz harmonia e identidade à sua cerimônia.

Como escolher as flores para casamento

Para escolher as flores é necessário levar em conta muitos fatores, como a época do ano, temperatura, se a cerimônia será realizada durante o dia ou noite, paleta de cores… As variáveis são inúmeras!

Ao iniciar a pesquisa pelas flores ideais para seu casamento, considere utilizar flores com maior durabilidade após sofrer o corte no caule. Algumas das flores mais utilizadas são: rosas, alstroemérias (que por sinal, significam felicidade!), orquídeas, cravinas, gardênias, áster e boca de leão. Claro que dependendo da estação do ano algumas flores são mais indicadas que outras, devido à sua durabilidade e disponibilidade.

 flores para casamento arranjosArranjo Rosamorena Artes Florais

Flores de acordo com as estações

Veja algumas das principais flores escolhidas para decoração de casamento de acordo com a época do ano:

  • Verão: boca de leão, gardênia, amor perfeito, lírio, margaridinha, azaleia, sempre-viva, verbena, gérbera, girassol, margarida, crisântemo, cravina, lobélia, magnólia, cravos, alstroemélias e orquídeas. Essas flores costumam ter boa resistência às altas temperaturas do verão.
  • Outono: papoula, camélia, margarida, amor-perfeito, azaleia, margarida, hortênsia, cravina, cravo, begônia, jasmin e tulipas.
  • Inverno: camélia, margarida, azaleia, tulipa, primavera, begônia, amor-perfeito, petúnia, verbena, girassol, orquídeas, hortênsia, copo de leite  e sempre-viva.
  • Primavera: boca de leão, gardênia, margaridinha, amor-perfeito, begônia, primavera,copo de leite, girassol, tulipa, sempre-viva, lírio branco, hortênsia, crisântemo e gérbera.

De acordo com o Lápis de Noiva, as flores: peônia, dália, rosa, petúnia, orquídea, açafates, flores tropicais e do campo, lisianthus, gipsófilas e áster são opções disponíveis o ano todo. Alguma delas te agrada?

Agora, independente da época do ano, as flores artificiais também são boas opções para o casamento! Se os noivos são adeptos do “faça você mesmo”, arranjos criativos podem ser feitos com antecedência. Bastam alguns itens como tesoura, fitas, e claro, as flores artificiais para fazer a decor. Aqui tem passo a passo para montagem de buquê.

Quer achar as flores ideais para seu casamento? No Elo7 você encontra! Clique aqui para conferir.

Imagem: buquê Debrevet Acessórios

string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.