Home | Festas | Casamento | Flores para casamento: dicas para decorar

Flores para casamento: dicas para decorar

Se você está planejando uma cerimônia, certamente um tempinho foi reservado às flores para casamento. Decidir quais espécies farão parte do seu grande dia não é uma tarefa fácil, já que detalhes como cor, disposição e quem sabe até significado podem ser considerados. Mas não há motivos para preocupações, com algumas dicas em mente a escolha pode se tornar uma atividade simples!

casamento, flores, organização
Foto: Secret Garden, Pexels

Flores para casamento: dicas para decorar

Onde as flores devem estar

As flores para casamento estão presentes basicamente em três lugares: no buquê, na decoração da igreja (bancos e altar) e na decor do local da festa. Mas podem estar também em outros elementos, como nas lembrancinhas e até mesmo no bolo!

Decoradores e floristas buscam optar pelas mesmas flores tanto para a decoração da festa, igreja e até mesmo no buquê, mas isso não é uma regra – principalmente se você optar por um buquê que combine com seu vestido. Além de funcional, a escolha dos mesmos tipos de flores para decoração e arranjos traz harmonia e identidade à sua cerimônia.

flores para casamento escolher
Foto: buquê Debrevet Acessórios

+Aqui tem buquês para te inspirar!

Como escolher as flores para casamento

Para escolher as flores é necessário levar em conta muitos fatores, como a época do ano, temperatura, se a cerimônia será realizada durante o dia ou noite, paleta de cores… As variáveis são inúmeras!

Ao iniciar a pesquisa pelas flores ideais para seu casamento, considere utilizar flores com maior durabilidade após sofrer o corte no caule. Algumas das flores mais utilizadas são: rosas, alstroemérias (que por sinal, significam felicidade!), orquídeas, cravinas, gardênias, áster e boca de leão. Claro que dependendo da estação do ano algumas flores são mais indicadas que outras, devido à sua durabilidade e disponibilidade.

 flores para casamento arranjosArranjo Rosamorena Artes Florais

Flores de acordo com as estações

Veja algumas das principais flores escolhidas para decoração de casamento de acordo com a época do ano:

  • Verão: boca de leão, gardênia, amor perfeito, lírio, margaridinha, azaleia, sempre-viva, verbena, gérbera, girassol, margarida, crisântemo, cravina, lobélia, magnólia, cravos, alstroemélias e orquídeas. Essas flores costumam ter boa resistência às altas temperaturas do verão.
  • Outono: gérbera, papoula, camélia, margarida, amor-perfeito, azaleia, margarida, hortênsia, cravina, cravo, begônia, jasmin e tulipas.
  • Inverno: camélia, margarida, azaleia, tulipa, primavera, begônia, amor-perfeito, petúnia, verbena, girassol, orquídeas, hortênsia, gérbera, cravina, copo de leite  e sempre-viva.
  • Primavera: boca de leão, gardênia, margaridinha, amor-perfeito, begônia, primavera, copo de leite, girassol, tulipa, sempre-viva, lírio branco, hortênsia, crisântemo e gérbera.
Foto: Emma Bauso, Pexels

De acordo com o Lápis de Noiva, as flores: peônia, dália, rosa, petúnia, orquídea, açafates, flores tropicais e do campo, lisianthus, gipsófilas e áster são opções disponíveis o ano todo. Alguma delas te agrada?

Agora, independente da época do ano, as flores artificiais também são boas opções para o casamento! Se os noivos são adeptos do “faça você mesmo”, arranjos criativos podem ser feitos com antecedência. Bastam alguns itens como tesoura, fitas, e claro, as flores artificiais para fazer a decor.

O significado das flores

Torne o seu grande dia ainda mais especial dando significado para cada detalhe. As flores são símbolos que podem representar um sentimento ou atrair diferentes energias para a união. Confira alguns exemplos:

  • Gérbera: simboliza a alegria, a beleza da vida e o amor
Foto: decorfacil.com

 

  • Azaléia: Simboliza o romance e a perseverança
Foto: decorfacil.com

 

  • Margarida: flor do amor, representa pureza, paz e afeto
Foto: guianoivaonline.com.br

 

  • Cravina: simboliza o amor e a devoção. Curiosidade: antigamente, era muito comum os homens usarem cravina ou cravo na lapela do paletó, por acreditarem que isso ajudaria a se apaixonarem ou conquistarem a tão sonhada amada para o casamento
Foto: isamaiolino.com.br

Quer achar as flores ideais para seu casamento? No Elo7 você encontra! Clique aqui para conferir.

Gostou das dicas? Tem sugestões? Conta tudo aqui nos comentários!

Veja também:

Love In Bloom, a paleta de cores da Pantone para casamento

Smoke Bomb no casamento: conheça a tendência

Estações de bebidas no seu casamento: inspire-se com essas ideias

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música e não resiste a um garimpo de decor. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.