Home | Festas | Dicas | Menu leve e saudável para festas, é possível!

Menu leve e saudável para festas, é possível!

menu leve e saudável para festas

Se você quer um menu leve e saudável para festas, saiba que é possível optar por refeições nutritivas e saborosas e dar uma folga aos salgadinhos e doces açucarados. Apesar de ser uma delícia e praticamente unanimidade nas festas, o menu de praxe (combo salgados, docinhos e refrigerante) é uma verdadeira bomba calórica e pode não ser uma opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada ou por quem tem algum tipo de restrição alimentar. Veja então algumas ideias para variar o cardápio da sua próxima festa!

Salgados

Para quem não abre mão da boa e tradicional coxinha, que tal substituí-la por uma versão mais leve? A coxinha vegana é uma boa opção para adeptos da alimentação sem proteína animal ou até mesmo para quem tem restrições quanto ao consumo de leite, seja pela alergia à proteína de leite de vaca ou por intolerância à lactose. A massa base também pode ser usada para preparo de outros salgadinhos. A receita você pode acessar neste link.

Outras boas opções para o menu levinho são os finger foods (comidinhas para se comer numa mordida só). Que tal preparar um delicioso guacamole e servi-lo em copinhos individuais? A apresentação da iguaria ficará linda e o melhor: é um preparo cheio de nutrientes, já que o abacate é rico em gorduras boas, vitamina E e antioxidantes. A receita do guacamole festivo está aqui, junto com outra opção saborosíssima que é o tomatinho cereja recheado com pesto de manjericão.

Quer praticidade? Invista em palitinhos de cenoura e pepino servidos com ricota temperada com azeite e orégano, mini sanduíches, espetos de legumes assados… As opções são infinitas!

menu leve e saudável para festas

Doces

Como é difícil dizer não a um brigadeiro! Mas se a ideia é oferecer um menu mais leve, que tal testar o brigadeiro de chuchu? Apesar de parecer bem estranho, o doce é uma opção possível e fique tranquila – não tem gosto de chuchu! A receita está aqui. Outra sugestão bacana é servir frutas aos convidados, como os chips de frutas (aqui tem o passo a passo do chips de abacaxi) ou então saladinha de frutas na casquinha de sorvete (aprenda a fazer aqui). Pra quem quer arrasar no bolo, tente opções como esses muffins sem glúten e sem lactose – para cobertura, que tal uma boa geleia de frutas?

menu leve e saudável para festas

Bebidas

Novamente, as frutas podem ser utilizadas para compor o cardápio de bebidas de sua próxima festa! Conhece o smoothie? Olha que boa sugestão para sua próxima reunião com amigos! Sirva geladinho em copos finos e compridos. Uma versão da bebida no sabor abacaxi com coco você encontra aqui. E que tal um ponche de frutas? Se a receita pede refrigerante, tente substituí-lo por suco de limão e água com gás, dará supercerto também!

menu leve e saudável para festas

Ideias para o menu da próxima festa você já tem, agora é só caprichar nos outros detalhes, como a papelaria para deixar tudo incrível! Veja a seleção de produtos para sua festa aqui.

Imagem de abertura: Pinterest

string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.