Home | Festas | Casamento | O que é RSVP: confirmação de presença

O que é RSVP: confirmação de presença

rsvp

No Brasil, é costume usarmos o termo RSVP para o pedido de confirmação de presença dos convidados em uma festa. Por ser uma sigla, muitas vezes há pessoas que não conhecem o significado e sua origem. Então pode fazer biquinho e falar com sotaque: “Respondez sil vous plaît” – leia-se repondê sil vu plê. A frase em francês significa “responda por favor”, e é uma forma gentil de pedir a confirmação da participação em um evento anteriormente à data. E como informar e organizar isso?

Papelaria de festa

Na hora de convidar os amigos e familiares para sua festa, batizado ou chá, será mais fácil contabilizar espaço, comes e bebes se souber a quantidade de pessoas que farão parte da ocasião. Para checar esse número, inclua no convite impresso que vá entregar aos convidados, um cartão com RSVP – com telefone ou e-mail – sugerindo a confirmação de presença. A inclusão da informação é fácil e torna o contato com os convidados mais prático. Lembre-se de incluir esses dados ao elaborar a papelaria da festa.

papelariacasamento

Kit de papelaria de casamento Ideias das Marias

E-mail específico

Para sugerir lista de presentes, endereço da festa e RSVP, é comum criar blog da festa, site ou apenas um e-mail específico do evento que torne simples a comunicação organização/aniversariante/noiva e convidados. Se está nessa fase de planejamento, pense em estabelecer um e-mail para centralizar essas informações e já pedir a confirmação no convite. Com a chegadas das confirmações, gere uma lista para a entrada do evento.

confirmação de presença

Kit Convite infantil Maria Chiquinha

Organizadora de eventos

Para festas de grande porte que contem com uma organizadora de eventos, o RSVP é uma função que cabe a esta profissional. Confirmações de ligação e e-mails já são compilados pela organizadora e ajudam a precisar cada item da festa. Porém, em festas que nós mesmas comandamos, fica a nosso cargo esse controle! E não se preocupe, com organização, a tarefa é mais fácil que imaginamos. Tendo ideia de quem vem, evitamos gastos extras ou desperdícios. :)

Você costuma pedir a confirmação da presença de convidados em suas festas? Tem outras dicas para RSVP? Aqui nessa lista deixamos uma seleção de convites para inspirar suas escolhas.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.