Home | Festas | Bebê e Infantil | Pinhata para festa: o que é e tradição

Pinhata para festa: o que é e tradição

Por mais que a comemoração de aniversários seja semelhante ao redor do mundo, há sempre particularidades de acordo com a cultura do país. E no México e em outros países de influência e colonização espanhola, é a pinhata para festa, uma brincadeira popular e super difundida nas celebrações infantis. Vamos saber mais sobre a diversão?

Pinhata para festa: conheça a tradição

Você já ouviu falar na piñata (lê-se pinhata) ou pichorra, não é mesmo? Costumamos ver a brincadeira em filmes ou séries mexicanas e sempre nos desperta curiosidade.

A diversão tem origem nos países ibéricos, Portugal e Espanha, mas foi em colônias espanholas que acabou se difundindo. No México, festa infantil e até mesmo de adolescentes e adultos, tem que ter pinhata!

pinhata de festa

A brincadeira é a seguinte: reveste-se uma estrutura de papelão (antigamente era uma panela!) recheada de doces e balas com papel crepom e decoração. O enfeite em formato de personagem ou animal é pendurado no teto e o aniversariante deve acertá-lo até se romper com os olhos vedados. Ao final da brincadeira, os doces caem no chão e é aquela festa! Todo mundo corre para garantir muitas gostosuras.

Diferentes formatos e decorações

A brincadeira da pinhata para festa foi evoluindo, assim como suas formas. Originalmente, ela era uma estrela de cinco pontas, mas não demorou para ganhar uma infinidade de variações. Hoje em dia, o formato combina com o tema da festa e até personagens da moda entram no jogo. Para festas sem tema de personagem, também há uma super variedade: cactus, nuvem, bichinhos, sorvete e por aí vai! O importante é ser sempre bem colorida e não poupar no recheio.

Para a criação, são usadas estruturas feitas de papelão, papel machê e decoração com papel crepom. É comum revesti-la com faixas do papel picotado, para dar volume e movimento quando o aniversariante bate com o bastão.

Pinhata para festa

Imagens: pinhatas em board do Pinterest

Já pensou em incorporar a diversão tipicamente mexicana em sua festa? Aqui no Brasil, há uma brincadeira similar: encher grandes balões com ar e balas e também pendurar no teto. A diferença é que ao invés do aniversariante bater, é comum um adulto estourar a bexiga após reunir a criançada em volta dela. O costume também costuma fazer a alegria dos pequenos!

Veja artigos de festa inspirados no México aqui e crie uma festa temática! Quer mesmo uma pinhata de verdade em sua festa? No Elo7 tem, clique aqui!

Veja mais para sua festa: aqui você aprende a fazer guacamole e nesta matéria você vê sugestões de estilos de festa que agradam meninos e meninas. Bons preparativos!

string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

2 comentários

  1. Maria Azevedo

    No Nordeste do Brasil, temos uma brincadeira nas festas de aniversário infantis que se chama Quebra-panelas: vários bombons, pipocas,pirulitos e chocolates são colocados dentro de uma panela de barro toda enfeitadinha com papéis coloridos. Para quebrá-la, as crianças fazem fila e, de uma por uma, com os olhos vendados, recebem um pedaço de madeira, geralmente um cabo de vassoura que será agitado no ar. Quando alguém consegue o feito é aquela correria para apanhar as guloseimas que espalharam pelo chão.

    • Marcela Stump

      Que bacana saber dessa tradição! Certamente tem a mesma origem!