Home | Festas | Casamento | Radar: a volta dos casquetes e voilettes

Radar: a volta dos casquetes e voilettes

noivas

A história do chapéu como acessório feminino vem de longa data e confunde-se com a história da moda. Os chapéus, toucas, fascinators (apenas decorativos e mais extravagantes), casquetes e voilettes sempre foram itens presentes no guarda-roupa das mulheres desde a Idade Média. Antigamente, o porte, a altura e materiais desse acessório representavam hierarquia social. Em eventos de realezas europeias, por exemplo, em meados do século XVIII, moças e senhoras de altas classes sociais ostentavam enfeites com penas, plumas e pedraria. O elemento da moda preso ao penteado era praticamente obrigatório! Cobrir os cabelos em cerimônias fez parte da etiqueta e do dress code por muitos séculos.

E nos dias de hoje? Qual é a relação das mulheres com os acessórios de cabeça? E a diferença entre eles?

Com a modernidade e a praticidade dos looks para trabalho, a moda feminina se tornou casual e os acessórios perderam sua importância nas produções do dia a dia. Entretanto, o casquete reconquistou seu posto nos dias atuais! Seja na forma de mini chapéus presos laterais ou mini véus para noivas. Foram justamente os casquetes e voilettes os responsáveis por fazer as mulheres prestarem novamente atenção aos artigos de cabeça.

casquete

Para quem se pergunta sobre a diferença entre as denominações, não há segredo:

Casquete: mini adereços presos na lateral da cabeça por tiaras ou fivelas, completando penteados ou sobre os fios soltos. Pode ser feito de diferentes materiais e receber adornos com pedraria, pérolas e bordados. Esse enfeite volta à tona como elemento decorativo para convidadas de casamentos, madrinhas e outras ocasiões formais. Modelos com pérolas, materiais finos, plumas e brilhos são mais adequados para looks noturnos acompanhados com cabelos arrumados e maquiagem. Entretanto, outras versões mais contemporâneas com tecido, fitas e flores rústicas são ótimos aliados de peças do dia a dia, de vestidos a jeans. O item traz feminilidade à produção e cai bem com cabelos longos e curtos.

Voilette:  é apenas o véu que recobre os olhos e testa de forma feminina e retrô. Em outros tempos, a rede fina tinha a função de proteger olhos e penteado da poeira das ruas sem asfalto. Era charmoso, mas puramente funcional e usado de dia. Com a evolução da moda, o voilette foi ganhando novos usos e o material francês ganhou graça preso a arranjos e casquetes. Na moda atual, o voilette virou sinonímo de véu de noiva, salvo raras exceções nas passarelas e looks fashion. Comumente usado na cor branca, a tela delicada e engomada ganha volume presa a pérolas e flores em arranjos para noivas. Ele substitui o véu e grinalda tradicionais e pode ser usado com diferentes estilos de vestido, dos rebuscados aos simples. E o mais legal: durante toda a festa.

casquetes_elo

Os acessórios com ares vintage fazem a sua cabeça? Como noiva, trocaria o véu pelo voilette?

Conte para gente se a moda lhe ganhou ou se em sua loja, o item está sendo procurado. Se depender da duquesa Kate Middleton, fã do enfeite, é certo que a moda não passa tão rápido. ;)

Imagens: Casarei.net, Blog Uma linda promessa, Vila Mulher , Loja Ju Padilha, A noivinha, Elizabete Muzlinger 

string(192) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-festa-lembrancinha?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_decor&utm_campaign=carrossel_festa"
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

5 comentários

  1. Lu-Prendas Dalu

    Tenho percebido que mais do que modismo, o vintage/retro veio pra ficar, tornou-se estilo no quesito acessorios de noivas e casamentos. Toda noiva busca exclusividade e o fato de ter um acessorio confeccionado especialmente pra ela, faz com que muitas candidatas ao altar escolham as casquetes, voilettes e outros para compor o look no dia do casamento. Eu amo fazer parte disso, pois no Prendas Dalu, temos diversos modelos que sao os queridinhos das noivas.

  2. Acho muito elegante e feminino! <3

  3. Oi
    Realmente é muito lindo e dá uma saudade danada daqueles filmes antigos.
    Com carinho Heloisa

  4. maria rita vieira teixeira

    Adorei enfeita muito a mulher

  5. Ana Maria Custódio

    Adorei faz lembrar os anos 60 ,agora tão na moda .MAS,temos de concordar que alem de ser muito femenino ficam com um ar muito fino .parabens e muito sucesso Ana Custódio