Home | Gente que Inspira | Entrevista | A cerâmica e o contato com os 4 elementos

A cerâmica e o contato com os 4 elementos

A cerâmica e o contato com os 4 elementos

A cerâmica e o contato com os 4 elementos: terra, ar, fogo e água. Sim, são necessários estes quatro elementos da natureza para que o barro vire cerâmica, e a Fulvia, da loja Fulvia Dunner Cerâmica conta hoje para o Blog do Elo7 como foi a descoberta da paixão pelo ceramismo. Confira!

“Meu nome é Fulvia Dünner, sou ceramista, crio e produzo peças em cerâmica de alta temperatura, que podem ser utilitárias, decorativas e joias em cerâmica com prata. Nasci em São Paulo, onde moro e em 1997 resolvi me aventurar no mundo da cerâmica, pois sempre fui fascinada por todo o tipo de Arte e desde pequena já brincava de fazer casinhas de boneca com barro. Hoje sou a criativa da loja Fulvia Dunner Cerâmica

A cerâmica e o contato com os 4 elementos

“Iniciei um curso de cerâmica artística de alta temperatura e me apaixonei pela cerâmica, pois manusear o barro é entrar em contato com elementos vivos da natureza (terra, água, fogo e ar)  e poder através deles, concretizar uma ideia e criar uma forma única. A partir daí faço cursos frequentemente para que eu possa aprimorar cada vez mais as técnicas e o processo criativo.”

A profissionalização

“Em 2000, senti que era o momento para montar meu próprio atelier. Buscava um espaço onde poderia criar minhas peças com maior autonomia. Ele começou pequeno, somente com um forno e um torno e vários utensílios, inclusive de cozinha, que utilizava para fazer texturas na cerâmica. Foi um caminho longo e maravilhoso.”

“Aos poucos, com o número de pedidos crescendo, aumentei a minha estrutura, já com 2 fornos, e hoje produzo em uma escala maior, inclusive para empresas, além de atender as encomendas da minha loja no Elo7.  No mesmo local onde tenho meu atelier, há profissionais de outras áreas, e no dia a dia, podemos partilhar nossas experiências e conhecimentos.”

 A cerâmica e o contato com os 4 elementos

“São muitas expectativas, surpresas e é necessário muita dedicação, compromisso e paciência, pois o barro está sempre em movimento e transformação, independente de nossa vontade e é isso que é incrível na arte da cerâmica.”

 A “receita do bolo”

“Cada etapa na confecção de uma peça deve ser cuidadosa, pois ela depende da ação do ar e do fogo na queima. Trabalho com técnicas de modelagem, rolinhos e moldes e utilizo em meus trabalhos massa cerâmica, barro líquido, (barbotina) e esmaltes para alta temperatura. As peças são confeccionadas em argila (barro), que após a 1ª queima (900ª), se transformam em cerâmica. São então esmaltadas e queimadas novamente, a uma temperatura, entre 1200º e 1300º. Crio e produzo peças utilitárias, decorativas e joias em cerâmica com prata, como também desenvolvo projetos cerâmicos personalizados. Gosto de sempre criar peças novas, e as joias me inspiram muito.”

 Pedido curioso!

“Lembro-me de um pedido em especial, que era fazer um coelho grande, para ficar em um jardim (“Coelho de Jardim”). Não era o tipo de peça que costumava fazer e nem meu estilo de trabalho, mas como um bom desafio, resolvi aceitar. Queria fazer um coelho estilizado, mas não sabia se a cliente iria gostar. Passei muitas horas no atelier e não chegava à forma que eu queria. Quando de repente passou um gato no quintal e tive a ideia de usar a figura do gato como referência e inspiração e deu certo, ela adorou e encomendou mais um coelho, e lá fui eu atrás de mais um gato!”

“Hoje me dedico completamente à cerâmica artística e à minha loja. Ela me preenche como minha arte e meu trabalho. Aproveite para conhecer a Fulvia Dunner Cerâmica, será um prazer receber sua visita por lá!”

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.