Home | Gente que Inspira | Entrevista | A psicanálise me ajudou a resgatar a arte

A psicanálise me ajudou a resgatar a arte

flor_de_tule

Oie! Eu sou a Eline, mãe da Ana Letícia e da Ana Rafaela, apaixonada por bonecas e festas de casamento. Nasci no Rio de Janeiro, onde vivo até hoje, porque ele continua lindo! Na arte sou autodidata. Gosto de folhear revistas no jornaleiro, tenho alguns livros e assisto aulas na Internet pra descobrir novidades.

flor-de-tule-tildas

Desde criança  o mundo craft me fascina.  Aprendi a bordar com minha mãe, a tricotar com minha tia, e a costurar com minha avó. Aos 12 anos, sob a supervisão de uma prima mais velha,  fiz meu primeiro vestido. Era listradinho de amarelo e branco, “simplesinho”. Ainda me lembro da alegria que senti quando vesti pela primeira vez… A partir daí, sempre inventava um trabalho artesanal para fazer, usando diversas técnicas e materiais. Quando não encontrava em revistas e livros como fazer algo, “eu mesma me ensinava”! Minhas filhas usaram enxoval bordado à mão e o quarto delas foi todo decorado por mim. Mas o curso da vida e a falta de tempo me afastaram da arte. Uma parte de mim foi mutilada, eu adoeci e nem sabia. Quando comecei a estudar Psicanálise descobri que precisava resgatar essa atividade, pois a energia pulsional que existe em nós  tem que escoar de alguma maneira, e a arte é uma das grandes aliadas. Ao resgatar esse prazer, descobri meu maior talento.  Nessa época eu passava por um momento de reestruturação da minha vida, precisava trabalhar e eu tinha duas opções: arranjar um emprego só para ter  sustento, ou investir o pouco que tinha pra realizar um sonho engavetado.  Então criei coragem e decidi transformar esse grande presente de Deus em uma profissão.  Hoje posso dizer que sou  crafter  por vocação! Foi assim que nasceu  o Atelier Flor de Tule.

flor de tule6

Costumo dizer que cada pessoa  tem dentro de si um  baú de talentos, muitas vezes não descoberto.  É nossa missão descobri-lo porque o prazer de criar faz  bem pra alma, ajuda no processo de autoconhecimento, a ter boa autoestima e nos deixa mais felizes. Precisamos descobri-los pra mostrar ao mundo a nossa arte!

A descoberta da identidade da empresa

Sou muito eclética e quando comecei confeccionava produtos com estilos e técnicas muito diferentes. Então meus maiores desafios foram criar a identidade da marca e escolher o nome adequado.

Com as matérias do Blog do Elo7 e outros textos que li sobre o assunto eu entendi a importância de definir essa identidade, e que tipo de produto eu iria produzir. Precisei fazer uma autoanálise delicada pra saber do que mais gosto de criar e que tipo de trabalho flui com mais naturalidade. A partir desse momento a identidade da Flor de Tule começou a se definir.

Criatividade no atelier

Pra criar um ambiente agradável e organizado sem gastar muito optei pela reciclagem. Tenho aqui latas, quadro de recados e até balde massa de parede que virou guarda de tecidos e lãs. No meu antigo blog escrevi e fotografei alguns dos PAPs com tudo que reciclei pra decorar e organizar o atelier. Também gosto de pranchetas pra organizar meus pedidos. Tenho uma bancada de vidro de demolição onde corto a costura e faço pinturas e uma mesa grande feita com uma antiga porta, onde ficam minhas máquinas e o espaço pra espalhar minhas bonecas.

A alegria em criar

Quando amamos o que fazemos tudo se torna mais fácil, principalmente as segundas-feira! Saber que vou acordar contente, cheia de disposição e ansiosa pra começar um novo projeto não tem preço. Também é muito gratificante saber da alegria dos clientes ao receber o produto depois de tanto carinho dedicado. Alguém disse que algo que me marcou muito: “sucesso é fazer o que você ama e ainda ganhar dinheiro com isso”.

Agradeço de coração a oportunidade de compartilhar um pouco da minha história e espero a visita de vocês na minha loja!

Um beijo!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.