Home | Gente que Inspira | Entrevista | A psicanálise me ajudou a resgatar a arte

A psicanálise me ajudou a resgatar a arte

flor_de_tule

Oie! Eu sou a Eline, mãe da Ana Letícia e da Ana Rafaela, apaixonada por bonecas e festas de casamento. Nasci no Rio de Janeiro, onde vivo até hoje, porque ele continua lindo! Na arte sou autodidata. Gosto de folhear revistas no jornaleiro, tenho alguns livros e assisto aulas na Internet pra descobrir novidades.

flor-de-tule-tildas

Desde criança  o mundo craft me fascina.  Aprendi a bordar com minha mãe, a tricotar com minha tia, e a costurar com minha avó. Aos 12 anos, sob a supervisão de uma prima mais velha,  fiz meu primeiro vestido. Era listradinho de amarelo e branco, “simplesinho”. Ainda me lembro da alegria que senti quando vesti pela primeira vez… A partir daí, sempre inventava um trabalho artesanal para fazer, usando diversas técnicas e materiais. Quando não encontrava em revistas e livros como fazer algo, “eu mesma me ensinava”! Minhas filhas usaram enxoval bordado à mão e o quarto delas foi todo decorado por mim. Mas o curso da vida e a falta de tempo me afastaram da arte. Uma parte de mim foi mutilada, eu adoeci e nem sabia. Quando comecei a estudar Psicanálise descobri que precisava resgatar essa atividade, pois a energia pulsional que existe em nós  tem que escoar de alguma maneira, e a arte é uma das grandes aliadas. Ao resgatar esse prazer, descobri meu maior talento.  Nessa época eu passava por um momento de reestruturação da minha vida, precisava trabalhar e eu tinha duas opções: arranjar um emprego só para ter  sustento, ou investir o pouco que tinha pra realizar um sonho engavetado.  Então criei coragem e decidi transformar esse grande presente de Deus em uma profissão.  Hoje posso dizer que sou  crafter  por vocação! Foi assim que nasceu  o Atelier Flor de Tule.

flor de tule6

Costumo dizer que cada pessoa  tem dentro de si um  baú de talentos, muitas vezes não descoberto.  É nossa missão descobri-lo porque o prazer de criar faz  bem pra alma, ajuda no processo de autoconhecimento, a ter boa autoestima e nos deixa mais felizes. Precisamos descobri-los pra mostrar ao mundo a nossa arte!

A descoberta da identidade da empresa

Sou muito eclética e quando comecei confeccionava produtos com estilos e técnicas muito diferentes. Então meus maiores desafios foram criar a identidade da marca e escolher o nome adequado.

Com as matérias do Blog do Elo7 e outros textos que li sobre o assunto eu entendi a importância de definir essa identidade, e que tipo de produto eu iria produzir. Precisei fazer uma autoanálise delicada pra saber do que mais gosto de criar e que tipo de trabalho flui com mais naturalidade. A partir desse momento a identidade da Flor de Tule começou a se definir.

Criatividade no atelier

Pra criar um ambiente agradável e organizado sem gastar muito optei pela reciclagem. Tenho aqui latas, quadro de recados e até balde massa de parede que virou guarda de tecidos e lãs. No meu antigo blog escrevi e fotografei alguns dos PAPs com tudo que reciclei pra decorar e organizar o atelier. Também gosto de pranchetas pra organizar meus pedidos. Tenho uma bancada de vidro de demolição onde corto a costura e faço pinturas e uma mesa grande feita com uma antiga porta, onde ficam minhas máquinas e o espaço pra espalhar minhas bonecas.

A alegria em criar

Quando amamos o que fazemos tudo se torna mais fácil, principalmente as segundas-feira! Saber que vou acordar contente, cheia de disposição e ansiosa pra começar um novo projeto não tem preço. Também é muito gratificante saber da alegria dos clientes ao receber o produto depois de tanto carinho dedicado. Alguém disse que algo que me marcou muito: “sucesso é fazer o que você ama e ainda ganhar dinheiro com isso”.

Agradeço de coração a oportunidade de compartilhar um pouco da minha história e espero a visita de vocês na minha loja!

Um beijo!

bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

14 comentários

  1. Gostei imensamente desta história. Parabéns por ser assim, criativa. E olha, não vi pessoalmente, mas pelas fotos o produto tem qualidade! E o principal, feito com amor.

  2. Adorei, me identifiquei muito!!!
    Principalmente a parte das segundas feira… rsrsrsrss
    Sucesso pra você!!!

  3. Eline, que bom expressar a arte de uma forma tão consciente e libertadora, vc sempre foi tão cuidadosa com tudo, Sucesso em tudo que vc tocar.

  4. Vitoria Régia da Costa Neto Pallottino

    Eline, conheço e quase parente, e uma pessoa doce e guerreira, suas mãos e a sua criatividade e um dom que Deus lhe deu. Parabéns e sempre sucesso!!!

  5. meris ruth alves

    lindo lindo,que voce continue sempre criando pois sei que tudo que faz, é feito com muito amor, dedicação e carinho que Deus continue a te abençoar.

  6. Fiquei muito feliz com a oportunidade de contar um pouco da minha história aqui no blog. Espero de coração que possa ajudar outras pessoas.
    Obrigada a todas pelo carinho e elogios. bjo no <3

  7. Eline, que alegria abrir meu PC numa segunda-feira, e ler essa história tão linda…amo seu trabalho, suas bonecas refletem carinho e delicadeza com que são confeccionadas…somente um coração cheio de amor para fazer essa arte…te amo muito amiga…(vixe!!..é tão bom ser sua amiga)

  8. Parabéns, Eline, sua história se parece muito com a minha e também amo o que faço é não tem preço vivermos disto! Boas criações para você, bjs.

  9. Parabens e obrigada pela licao!

  10. Parabéns, estou também em um momento em que busco resgatar esse lado de artista que tanto pode render financeiramente, como dá um prazer imenso pela realização dos trabalhos!!!

  11. Ulisséa Silva

    Seu inicio nas artes é idêntico ao meu, também me interessei criança ainda, fazendo roupas de bonecas, usando a máquina de costura de minha mãe, daquela antiga de pedal, com retalhos que ganhava de uma amiga dela costureira, isso aos sete anos. Aos doze já fazia saias, fantasias para brincar o carnaval e depois também me afastei, por falta de tempo. Abandonar de tudo nunca, fazia roupas para minhas filhas nos fins de semana, para as amiguinhas delas, principalmente para as festas de escola. Hoje, após me aposentar, faço por hobby para presentear e muitas vezes recebo encomendas. Parabéns, belo exemplo de vida. Sucesso e boas realizações para você.

  12. Parabéns Eline! Seu trabalho é muito lindo, de uma delicadeza imensa! Há poucos dias chegou na casa de minha filha, uma coleção das suas bonecas que ela encomendou, para o quartinho da minha netinha que está vindo, rsrs. Comprei os tecidos em São Paulo, por que ela queria uns diferentes, lembra? Ficaram lindas demais!!!!!!! Queria deixar registrado meus parabéns a você, pelas vitórias e pelo seu trabalho tão lindo. Continue sempre nos encantando com tanta beleza e delicadeza.

  13. terezinha jesus de brito

    Estou feliz por vc ter se encontrado no artesanato, pois amo de mais arte, bonecas e outros. Parabéns pela lição.

  14. Oi Amiga muito linda a sua história, que Deus continue lhe abençoando. Saudades…. Bjs…
    Márcia Varella