Home | Gente que Inspira | Entrevista | Chocolate artesanal na aposentadoria

Chocolate artesanal na aposentadoria

chocolate artesanal

A bibliotecária Vânia Campos viu a oportunidade de produzir chocolate artesanal na Páscoa e outros eventos quando se aposentou. Venha conhecer sua história da sua marca!

Oportunidade

Sou bibliotecária e cientista social, nasci e vivi toda a minha vida em Belo Horizonte. Quando me aposentei sabia que gostaria de fazer artesanato. Não sabia o que exatamente. Foi quando decidi me inscrever num curso de ovos de Páscoa. Todo ano sempre comprava ovos industrializados para aproveitar a casca, recheava com bombons artesanais e embalava com papéis diferentes para presentear amigos e familiares. No curso vi a oportunidade de produzir meus próprios ovos e bombons de chocolate artesanal.

chocolate artesanal

Suporte da filha e início da produção

O primeiro ano foi apenas teste. Já no segundo, com minha filha se formando em gastronomia, decidimos fazer para vender. E deu certo! Começamos a vender na Páscoa de 2009. No Natal arrebentamos! E o ano seguinte ocorreu da mesma maneira. Apesar de ter aumentado o faturamento com relação ao ano anterior, percebi que não poderia ter um negócio que rendesse apenas dois meses no ano.

A entrada para o mundo online

Tentamos vender em bazares e feiras para o dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, mas sem muito sucesso. Foi num desses bazares que ouvi falar do Elo7. Uma das expositoras me disse que desde que ela abrira sua loja virtual não parara mais de vender – e melhor, seu mercado se ampliara, pois vendia para o Brasil todo. Logo me entusiasmei. Fui conferir as lojas do Elo7. Meus produtos não se encaixavam muito nas políticas do Portal. Aí se deu a grande virada: ao invés de tentar vender o que eu queria fazer, por que não vender o que os clientes queriam comprar e que se enquadrassem nas políticas do Elo7? Facílimo de lidar, não teria que investir em programação de um site só meu, sistema de pagamento já acertado, enfim, uma loja pronta: era só eu colocar meus produtos.

chocolate artesanal

Produção o ano todo

Vi em lembrancinhas personalizadas não só uma oportunidade que me traria vendas de forma constante o ano todo, mas um trabalho diferente para cada cliente. Não gosto de fazer muito do mesmo! Especializei-me nas de maternidade e batizado. Crianças nascem em qualquer época do ano, e a maioria é batizada. No começo as lembrancinhas eram todas de chocolate, mas depois comecei a diversificar com chaveiros, marcadores de livro, sachês… Fazia a arte dos cartões personalizados e mandava imprimir em copiadoras. Com o tempo adquiri uma boa impressora e uma guilhotina para fazer todo o processo em casa.

chocolate artesanal

Cheiro de chocolate no ar!

Meu apartamento virou uma verdadeira loja e o Elo7, a minha vitrine e o meu caixa. O que enche meus olhos é ver que estou servindo de espelho para a minha filha. Seguindo meu exemplo, mas na área dela, criou um empório gourmet virtual.

Aqui você conhece a loja e estarei à disposição aguardando suas encomendas para esta Páscoa!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.