Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Cris do Ateliê Casulo dos Fios – Catanduva/SP

Conheça a história da Cris do Ateliê Casulo dos Fios – Catanduva/SP

A Maria Cristina ou somente Cris é uma pessoa muito especial que conheci no Elo7 e um exemplo de artesã a ser seguido. Super competente em todos os aspectos possíveis, seus produtos têm altíssima qualidade, seu atendimento é excepcional e ela é uma educação de pessoa. Adoro navegar pela sua loja, o Ateliê Casulo dos Fios e de sempre ver as novidades que ela está produzindo.

Tive o prazer de comprar um xale dela depois de uma consultoria gratuita sobre o que melhor combinaria com meu vestido e de recebê-lo justamente no dia do meu aniversário. E qual não foi a surpresa quando abri o pacote e havia ganhado, além de um mimo, uma cartinha e um lindo anel da Jô Negretti, também vendedora do Elo7. Essa parceria com certeza vai trazer bons frutos!
Espero que gostem de mais essa história cheia de emoções!

Um beijo,

Mônica Ipolito.


Minha história com o tear é ancestral, uma história de amor e busca. Meus antepassados foram artesãos e meu pai era tecelão, mas eu dei muitas voltas, como um alquimista procurando meu tesouro sem saber que ele estava em minha alma… Cheguei a ser compositora e intérprete, até gravei CDs, escrevi crônicas e poesia com livros publicados, mas havia um vazio a ser preenchido.

Ateliê Casulo dos Fios

Nos idos anos 70 saí do Brasil e fui morar nos Estados Unidos, onde conheci meu primeiro marido mexicano e depois passei a morar no México. Nesses dois países o artesanato é valorizado de uma forma encantadora. Meus olhos se enchiam da beleza de cores e texturas dos teares mexicanos e eu lamentava não ter tempo para estudar a arte do tear até que o Universo tratou de presentear-me com esse “tempo”. Perdi meu emprego aos 49 anos de idade e mergulhei em profunda depressão…

“Acho importante falar desses fios… Um orgulho pelo resultado de uma luta na procura de fios diferenciados. Esses fios são reciclados da indústria textil. Todo o processo de reciclagem é artesanal, desde selecionar, limpar, desembaraçar, lavar, tingir, secar, até chegar a nossos teares compondo a trama de nossos tapetes ou como detalhes em panôs, xales e bolsas.”

Nessa época já morava em Catanduva e pensei em me mudar para Minas, mas não conhecia nenhuma cidade de lá. Sem rumo e após pesquisa na internet fui parar em Itanhandu, uma pequena cidade de Minas Gerais e então, com tempo, fiz um curso relâmpago de tear manual de pente liço. Voltei para Catanduva depois de uma semana sem tear nem dinheiro para comprar um, mas já estava apaixonada pelo tear. Foi então que pedi dinheiro emprestado para comprar meu primeiro tear. O tear chegou enquanto ainda morava em Catanduva e depois de 3 meses tentando mudar-me para Itanhandu, consegui.

Voltei para Catanduva depois de 3 anos isolada em Minas decidida a ter meu ateliê. Nasci em Sampa, mas sou filha adotiva de Catanduva que abriu seus braços para mim como uma verdadeira mãe. Nessas alturas estava divorciada do meu quinto marido, um artista plástico francês que continuava sendo meu melhor amigo e companheiro de jornada. Na época ele estava sem marchand e num momento difícil, propus a ele aulas de tecelagem. Ele aceitou relutante mas claro que foi fisgado pelo tear. Hoje é meu sócio e faz a parte de tecelagem artística, pois cada um acaba levando o tear para dentro de si como uma extensão do seu corpo para expressar seus talentos. Unimos forças, vendi meu carro e compramos o terreno ao lado de casa para montar o atelier. Foi um período horrível de pedreiros e espera. Eu havia feito um curso de fiação, porque sempre quis tecer com meus próprios fios e não podia fiar. Os fios estavam lá, como num casulo esperando a hora da transformação,. Daí é que surgiu o nome “Casulo dos Fios”.

“Tapete tramado com nossos fios peludinhos, saindo do tear. Esse tipo de tapete em “cru” é muito pedido para decoração de quarto de bebê. Uma delícia fazer parte desse momento mágico das futuras mamães.”

Ateliê pronto e a dúvida de como vender… Começamos pela internet e eu dizia ao Chéri (meu sócio) “Não temos que mudar de cidade, a internet é um portal para o mundo…”. Até que recebi um e-mail convidando-me para abrir uma loja virtual no Elo7 e esse portal está aberto para nós há um ano. Com a parceria do Elo7 e nosso amor pelo que fazemos podemos sobreviver com alegria da nossa arte e cada cliente tem se tornado também um parceiro e amigo. Quando recebemos e-mail do Elo7 “Você tem um novo pedido de compra” é como se fosse o primeiro, uma alegria que se renova a cada venda, a cada sensação de ter uma cria nossa seguindo seu destino, porque acredito que cada peça que produzimos já está destinada a uma pessoa.

“No primeiro plano Dominique arrematando um tapete e no segundo minha filha Carol que também é parceira e faz a modelagem de nossas criações.”

Atualmente, durante a estação Outono/Inverno tenho me dedicado aos xales, cachecóis, ponchos e o Chéri voltou a p
intar, pois conseguiu finalmente um bom marchand, mas sempre estamos pensando adiante e ando “encasulando” novas ideias para tapetes, jogos americanos e panôs. Se bem que, ano passado, mesmo após o período de frio continuei vendendo cachecóis para lugares como Bahia, Manaus etc. É incrível como os clientes chegam de toda parte do Brasil, além das remessas que fazemos para a França e para o México em função de amigos e parentes que temos por lá. Os franceses especialmente, ficam encantados com nossas criações.

Claro que o caminho tem obstáculos e nem tudo são flores, mas a cada obstáculo uma força surge, a criatividade aumenta e vamos evoluindo e transformando nossa produção, seja com fios diferenciados, novas texturas, com promoções ou revisando nossos preços.

“Outra paixão é a fiação de lã de carneiro. A foto é do Sítio Duas Cachoeiras onde fiz o curso de fiação de lã com enfoque desde a criação da ovelha, passando por todo o processo de preparação da lã, até o tingimento artesanal com plantas naturais, folhas, casca de cebola etc.”

Amigos comentam como é extraordinário que possamos viver fazendo o que mais amamos e ainda ter um retorno financeiro por isso. Eu acho que só é possível sobreviver com alegria do nosso trabalho quando ele é feito com nossa melhor energia, com carinho, honestidade e prazer, daí o retorno é apenas uma consequência!

“Finalmente uma colagem com fotos do atelier, tapete no tear, Dominique e eu juntos a uma quadro que acaba de ser pintado por ele e na última estou pintando um abajur para o quarto do meu netinho. Tudo em minha vida está conectado… emoções, trabalho, amor, responsabilidade etc…”

Quero aproveitar a oportunidade e agradecer o Elo7 pela parceria de um ano com um atendimento impecável, orientando e aceitando nossas sugestões, à Mônica, uma simpatia que ainda pretendo conhecer pessoalmente, pela oportunidade de contar nossa história e a todos os clientes, hoje amigos, que fazem possível nosso sucesso.

Para conhecer os produtos da Cris no Elo7, clique aqui!
bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

30 comentários

  1. A Cris é uma amiga querida do coração e da Internet, já que nunca nos vimos pessoalmente… E nossa amizade começou justamente pela beleza das peças que produz, por um pedido feito e super bem atendido, por e-mails educados e espirituosos de negociação… A Cris é essa força toda, é toda essa simpatia que transparece nas palavras e uma artista/artesã/tecelã de primeira!!!!

    []s para vc

  2. A Cris é uma amiga querida do coração e da Internet, já que nunca nos vimos pessoalmente… E nossa amizade começou justamente pela beleza das peças que produz, por um pedido feito e super bem atendido, por e-mails educados e espirituosos de negociação… A Cris é essa força toda, é toda essa simpatia que transparece nas palavras e uma artista/artesã/tecelã de primeira!!!!

    []s para vc

  3. A Cris é uma amiga querida do coração e da Internet, já que nunca nos vimos pessoalmente… E nossa amizade começou justamente pela beleza das peças que produz, por um pedido feito e super bem atendido, por e-mails educados e espirituosos de negociação… A Cris é essa força toda, é toda essa simpatia que transparece nas palavras e uma artista/artesã/tecelã de primeira!!!!

    []s para vc

  4. Mônica, agradeço a você e a toda equipe do Elo7 pela oportunidade de contar um pouco da minha história e a maneira como você conseguiu "arrumar" tudo com seu impecável bom gosto.

    Sua iniciativa de abrir esse espaço para mostrar que há pessoas de verdade atendendo virtualmente é digna de aplausos.

    Sendo assim, receba merecidos aplausos por seu trabalho e minha

  5. Mônica, agradeço a você e a toda equipe do Elo7 pela oportunidade de contar um pouco da minha história e a maneira como você conseguiu "arrumar" tudo com seu impecável bom gosto.

    Sua iniciativa de abrir esse espaço para mostrar que há pessoas de verdade atendendo virtualmente é digna de aplausos.

    Sendo assim, receba merecidos aplausos por seu trabalho e minha

  6. Mônica, agradeço a você e a toda equipe do Elo7 pela oportunidade de contar um pouco da minha história e a maneira como você conseguiu "arrumar" tudo com seu impecável bom gosto.

    Sua iniciativa de abrir esse espaço para mostrar que há pessoas de verdade atendendo virtualmente é digna de aplausos.

    Sendo assim, receba merecidos aplausos por seu trabalho e minha

  7. Adorei a história, e os trabalhos tambem são muito LINDOS!!!!
    PARABENS!!!!
    Bjim Cristy

  8. Adorei a história, e os trabalhos tambem são muito LINDOS!!!!
    PARABENS!!!!
    Bjim Cristy

  9. Adorei a história, e os trabalhos tambem são muito LINDOS!!!!
    PARABENS!!!!
    Bjim Cristy

  10. Cris Mathias Jóias e Bijús

    ameiiiiiiiii o trabalho da Cris que ainda por cima é minha xará!!! é por isso que eu amo este portal, o elo7! aqui ficamos conectados com pessoas muito especiais e com trabalhos mais especiais ainda! Parabéns Cris! um beijo enorme pra vc!

  11. Cris Mathias Jóias e Bijús

    ameiiiiiiiii o trabalho da Cris que ainda por cima é minha xará!!! é por isso que eu amo este portal, o elo7! aqui ficamos conectados com pessoas muito especiais e com trabalhos mais especiais ainda! Parabéns Cris! um beijo enorme pra vc!

  12. Cris Mathias Jóias e Bijús

    ameiiiiiiiii o trabalho da Cris que ainda por cima é minha xará!!! é por isso que eu amo este portal, o elo7! aqui ficamos conectados com pessoas muito especiais e com trabalhos mais especiais ainda! Parabéns Cris! um beijo enorme pra vc!

  13. Obrigada Cristy e Cris, também adorei conhecer vosso trabalho e fico torcendo para ver vocês lá no topo, talento é o que não falta.
    Beijão Xarás!

  14. Obrigada Cristy e Cris, também adorei conhecer vosso trabalho e fico torcendo para ver vocês lá no topo, talento é o que não falta.
    Beijão Xarás!

  15. Obrigada Cristy e Cris, também adorei conhecer vosso trabalho e fico torcendo para ver vocês lá no topo, talento é o que não falta.
    Beijão Xarás!

  16. Luciana- LuMZZ

    Adorei a sua história!!!!um incentivo para todos que estamos trilhando esse caminho!!
    E quanto aos produtos são lindos!!Já conhecia sua loja!!!
    Sucesso!!!Parabéns!!

  17. Luciana- LuMZZ

    Adorei a sua história!!!!um incentivo para todos que estamos trilhando esse caminho!!
    E quanto aos produtos são lindos!!Já conhecia sua loja!!!
    Sucesso!!!Parabéns!!

  18. Luciana- LuMZZ

    Adorei a sua história!!!!um incentivo para todos que estamos trilhando esse caminho!!
    E quanto aos produtos são lindos!!Já conhecia sua loja!!!
    Sucesso!!!Parabéns!!

  19. Obrigada Lucina. Seria legal vc deixar aqui o link para sua loja!
    Beijos
    Cris

  20. Obrigada Lucina. Seria legal vc deixar aqui o link para sua loja!
    Beijos
    Cris

  21. Obrigada Lucina. Seria legal vc deixar aqui o link para sua loja!
    Beijos
    Cris

  22. È isso aí Vovó Cocó Cris! Bela a sua história e principalmente contada com muito charme ,bom humor( mesmo os momentos difíceis)e o entusiasmo necessário para aqueles que lutam para ter uma história para viver e contar.
    Tenha certeza que amo e me orgulho muito fazer parte dessa história. Hoje, só me dedico á pintura, mas a minha passagem pelos fios do tear me ensinou e me enriqueceu muito.

  23. È isso aí Vovó Cocó Cris! Bela a sua história e principalmente contada com muito charme ,bom humor( mesmo os momentos difíceis)e o entusiasmo necessário para aqueles que lutam para ter uma história para viver e contar.
    Tenha certeza que amo e me orgulho muito fazer parte dessa história. Hoje, só me dedico á pintura, mas a minha passagem pelos fios do tear me ensinou e me enriqueceu muito.

  24. È isso aí Vovó Cocó Cris! Bela a sua história e principalmente contada com muito charme ,bom humor( mesmo os momentos difíceis)e o entusiasmo necessário para aqueles que lutam para ter uma história para viver e contar.
    Tenha certeza que amo e me orgulho muito fazer parte dessa história. Hoje, só me dedico á pintura, mas a minha passagem pelos fios do tear me ensinou e me enriqueceu muito.

  25. Sou fascinada por tear manual e tapetes.Fiquei ecantada com os trabalhos da Cris. Gostaria de aprender a tecer através de um curso em DVD. Atenciosamente, Marhia. Sou Tacarat-PE. Telefones: 087 3843-1545 ou 9913-2417

  26. Sou fascinada por tear manual e tapetes.Fiquei ecantada com os trabalhos da Cris. Gostaria de aprender a tecer através de um curso em DVD. Atenciosamente, Marhia. Sou Tacarat-PE. Telefones: 087 3843-1545 ou 9913-2417

  27. Sou fascinada por tear manual e tapetes.Fiquei ecantada com os trabalhos da Cris. Gostaria de aprender a tecer através de um curso em DVD. Atenciosamente, Marhia. Sou Tacarat-PE. Telefones: 087 3843-1545 ou 9913-2417

  28. Cris - Casulo dos Fios

    Que charme o Chéri "falando português" e vindo aqui apesar de que não suporta internet. É um feito e tanto. Merci mon petit!

  29. Cris - Casulo dos Fios

    Que charme o Chéri "falando português" e vindo aqui apesar de que não suporta internet. É um feito e tanto. Merci mon petit!

  30. Cris - Casulo dos Fios

    Que charme o Chéri "falando português" e vindo aqui apesar de que não suporta internet. É um feito e tanto. Merci mon petit!