Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Cristiane Inokuma da Closonê Acessórios – Maringá/PR

Conheça a história da Cristiane Inokuma da Closonê Acessórios – Maringá/PR

Bom, primeiro sempre tive uma certa afinidade com trabalhos manuais e artes em geral. Sempre gostei de desenhar, e aos 13 anos, aprendi a bordar e pintar e mais tarde acabei me graduando em Artes Visuais.

Em 2003 surgiu o interesse pelas bijuterias, pois eu morava em frente a uma loja de materiais para montagem de acessórios. A partir daí não parei mais. Nunca fiz curso nenhum na área de bijuterias e por isso demorou um pouco mais para que os primeiros acessórios saíssem conforme o desejado. Mas com o tempo e muita pesquisa fui aperfeiçoando-me: um pouco de intuição, pesquisa visual e com outros artesãos e lojistas, e adquirindo materiais, além do grande apoio de minha irmã (quando eu ainda morava em Florianópolis). E agora também recebo todo o apoio de meu marido (trabalho com ele e nas horas vagas desenvolvo os acessórios) – sem ele também não poderia continuar no que gosto de fazer: criar.

Minha formação em Artes Visuais também ajuda um pouco nas criações, principalmente na questão estética. No demais, também vou muito pelo meu estilo e por isso nem sempre sigo as tendências atuais – particularmente gosto de peças mais delicadas. Procuro trabalhar com materiais variados, como cristais, muranos, pérolas de vidro, madeiras, madrepérolas, vidrilhos e missangas, porcelanas e contas em closonê (material este que deu origem ao nome da lojinha Closonê Acessórios) e com banhos de metais variados, como o prateado, dourado, dourado-envelhecido, prateado-envelhecido e bronze-envelhecido.

A ideia de vender pela internet inicialmente pareceu um pouco nebulosa para mim, pois no começo eu pensava que só grandes marcas se utilizavam deste meio. Mas vi que é uma boa possibilidade, visto que existem muitas pessoas que já usam desse meio e vendem lindas criações pela internet, tendo como atrativos, além do material, o bom atendimento, e que, assim como eu, geralmente trabalham sozinhas. A venda online de meus produtos germinou somente este ano, depois de pesquisar com outras artesãs que se utilizam deste meio. Comecei com o formato de blog, que ainda mantenho, e achei no Elo7 uma boa oportunidade de mostrar meus produtos, devido à facilidade de organizar o conteúdo e por ser um portal exclusivo de trabalhos manuais e artísticos. Procuro também sempre que possível divulgar minha produção e por isso uso também de outros sites como Orkut, Twitter e Flickr. Quase todos os dias disponibilizo uma peça nova à venda, procurando tirar boas fotos (a imagem conta muito na escolha do cliente), trazer o máximo de informação possível sobre a peça (quanto menos dúvidas restar, melhor) e promover promoções (principalmente em relação ao frete, este que dificulta muitas vezes a compra).

Por enquanto estou muito contente com os resultados, pois meus produtos estão conseguindo uma abrangência nacional. Desta forma, trabalho com a venda online de meus trabalhos mais conceituais e exclusivos, e no comércio local tenho uma pequena linha mais acessível e compatível com a demanda da região. Espero poder aumentar a produção sempre que possível e a variedade de produtos e de materiais, mas visando sempre a qualidade e o bom atendimento, que são os itens mais procurados na compra de um produto exclusivo e artesanal. E enquanto isso, também, procuro explorar minha formação de artista plástica, fazendo cursos de extensão na região, e também minha nova paixão – o origami, além de dividir tudo isso com o trabalho (com um pouco de concentração, dá pra arranjar espaço e tempo para tudo!).


Gostaria, por fim, de agradecer à Mônica Ipolito e toda à equipe do Elo7 pelo convite – são ações como essa que ajudam a valorizar o nosso trabalho!

Para conhecer mais os produtos da Closonê, visite a lojinha no Elo7!
bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

9 comentários

  1. Cristiane Inokuma

    Olá!
    Obrigada pela oportunidade de estar mostrando meus trabalhos!

    Abraços e bom final de semana!

  2. Cristiane Inokuma

    Olá!
    Obrigada pela oportunidade de estar mostrando meus trabalhos!

    Abraços e bom final de semana!

  3. Cristiane Inokuma

    Olá!
    Obrigada pela oportunidade de estar mostrando meus trabalhos!

    Abraços e bom final de semana!

  4. Oi Cris… só hj vi que sua história estava por aqui… Legal demais! A Cris é um assombro de criatividade e ela fez um colar essa semana que deixou todos de queixo caído! Parabéns!

  5. Oi Cris… só hj vi que sua história estava por aqui… Legal demais! A Cris é um assombro de criatividade e ela fez um colar essa semana que deixou todos de queixo caído! Parabéns!

  6. Oi Cris… só hj vi que sua história estava por aqui… Legal demais! A Cris é um assombro de criatividade e ela fez um colar essa semana que deixou todos de queixo caído! Parabéns!

  7. Tenho muito interesse em participar dos encontros promovidos pela Elo7. Pessoas que como eu, apenas faz e ainda não vende podem participar desses encontros? Tenho visto fotos e lido muitos comentários positivos, tenho muito interesse em fazer parte desse grupo de artesãs. Faço patchwork, moro em Curitiba. Poderiam me informar a respeito? Meu email é: idafreitas@yahoo.com.br.
    Aguardo

  8. Tenho muito interesse em participar dos encontros promovidos pela Elo7. Pessoas que como eu, apenas faz e ainda não vende podem participar desses encontros? Tenho visto fotos e lido muitos comentários positivos, tenho muito interesse em fazer parte desse grupo de artesãs. Faço patchwork, moro em Curitiba. Poderiam me informar a respeito? Meu email é: idafreitas@yahoo.com.br.
    Aguardo

  9. Tenho muito interesse em participar dos encontros promovidos pela Elo7. Pessoas que como eu, apenas faz e ainda não vende podem participar desses encontros? Tenho visto fotos e lido muitos comentários positivos, tenho muito interesse em fazer parte desse grupo de artesãs. Faço patchwork, moro em Curitiba. Poderiam me informar a respeito? Meu email é: idafreitas@yahoo.com.br.
    Aguardo