Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Graça Rivas da Panoamano – Belo Horizonte/MG

Conheça a história da Graça Rivas da Panoamano – Belo Horizonte/MG

Pois é, quando a Mônica me convidou para contar minha história fiquei toda empolgada e corri pro computador. Mas no meio do caminho tinha uma pedra! Deve ser esta coisa de que mineiro é calado, tímido e meio ressabiado, que me deu um branco na hora de escrever ou, talvez, por não ser uma grande história, apenas um pouco de mim e do trabalho que amo fazer.

Meu nome é Maria das Graças, mas todos me conhecem por Graça e tenho 56 anos. Filha única criada entre tias bordadeiras, tricoteiras, costureiras e crocheteiras acabei tomando gosto pela coisa e sempre digo que sou publicitária por formação e artesã de nascença.

Casei-me em 1975 e quando meu primeiro filho nasceu meu marido decidiu que eu seria mãe em tempo integral: daí eu parei de trabalhar e fiquei por conta dos filhos, marido, casa, cachorro e, entre idas e vindas de colégio, aula de inglês, natação, mercado, pet shop, comecei a fazer cursos de cerâmica vitrificada, tricô à maquina, pátina e tudo que se referia à trabalhos manuais. Morávamos numa casa muito grande e eu tinha meu atelier com forno para cerâmica, serra tico-tico, máquina de costura e tricô: meu canto de trabalho com minhas tintas, panos, linhas, revistas e livros. Nesta época eu presenteava todo mundo com handmande!

Em 1998 fiquei viúva. Meus filhos, Rafael e Felipe, estudavam no México e eu fiquei sozinha com minha filha mais nova, Mariana. A casa, ficou então, maior ainda. Nesta época reencontrei uma amiga do colégio e começamos a customizar camisetas, fazer acessórios e adornos para casa e as ideias e a vontade de fazer coisas cresciam tanto que transformei minha sala em showroom e um dos quartos em atelier.

Era maravilhoso ver a sala cheia de colares, bolsas, porta-copos, móbiles, aquela explosão de cores! Para mim é quase intuitivo misturar as cores e materiais diferentes. Depois de um tempo minha amiga resolveu trabalhar somente com pintura: a sala voltou a ser sala e eu continuei fazendo minhas bijus.

Há dois anos vendi minha casa e mudamos para um apartamento. Sem espaço para expor minhas peças pensei em abrir uma loja, mas como sou tímida pra lidar com vendas diretas, ser convidada para abrir uma loja virtual foi um presente de Deus.

Assim nasceu a PANOAMANO – bijuteria artesanal em tecido. No início fiquei apreensiva pois não sabia como seria o retorno, mas foi além das minhas expectativas.

Hoje eu digo com toda certeza que esta parceria com o Elo 7 é um sucesso! PANOAMANO está aqui www.elo7.com.br/panoamano.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.