Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Gika Ucci

Entrevista com Gika Ucci

O Elo7 visitou agora em agosto a Gika Ucci da ArteMágika e conheceu o atelier que ela tem em sua casa em Campinas, SP. Um lugar pra lá de agradável, com uma vista linda pra uma fazenda com ipês, um ar puro que dificilmente temos em cidades grandes, o som super tranquilo de passarinhos, a movimentação de gatos zanzando livremente de um lugar pro outro. Um lugar bastante especial onde a Gika passa horas produzindo seu artesanato super alegre e diversificado, que são em sua grande maioria peças em madeira e MDF, decoradas com pintura, texturas, découpage de papel, tecido, apliques de feltro, madeira e resina.

E onde produz também os gatos de parede, um dos produtos mais característicos de seu trabalho. Os gatos foram fonte de inspiração de sua amiga e designer de jóias Camila Reiss que o confeccionou como pingente de prata e deu à Gika de presente em seu último aniversário. Esse gato hoje é vendido juntamente com uma caixinha personalizada na loja da ArteMágika no Elo7 e é mais uma parceria que tem tudo pra dar certo.

Nessa visita a Gika nos contou um pouco sobre como sua vida no mundo do artesanato começou, o estilo que influencia a produção de suas peças, mostrou os materiais e matérias-primas que usa em suas peças e nos mostrou o pequeno estoque que tem em seu atelier. Isso pra poder atender seus atuais clientes e os novos clientes que surgem a cada dia da melhor maneira possível e com rapidez e eficiência. Pra Gika é importante que os atuais clientes voltem sempre e continuem adquirindo seus produtos. Muitas vezes conhecer bem os clientes pode ser o segredo pra vender mais e mais e eles continuarem fiéis ao seu trabalho.

Além de conversarmos sobre artesanato, Gika nos contou um pouco sobre sua vida pessoal, sobre sua família – ela é casada e tem 2 filhos e eles participam ativamente de todas as decisões sobre a ArteMágika, sobre sua formação acadêmica que é Enfermagem e como já socorreu vizinhos em momentos de apuro com seus bebês, sobre seus hobbies que são vários, como o violão e música, e nos fez rir bastante com histórias de vida fantásticas e cheias de detalhes.

As histórias foram tantas que resolvemos além da visita, fazer a entrevista com ela, assim tivemos a certeza que não perderíamos nenhum detalhe daquilo que ouvimos e pudemos conhecer.

Conheça mais um pouco sobre a Gika logo abaixo na entrevista ao Elo7.

Como tudo começou? Desde quando sua paixão por artesanato existe?

Eu faço “arte” desde muito pequena. Meu pai era mágico e as brincadeiras e a arte sempre estiveram presentes em minha vida. Eu nunca gostava de brincar com os brinquedos que ganhava, enjoava rápido e logo lá estava eu fazendo brinquedos com os legumes da horta do meu avô. Chuchus e alguns palitos de dente e tinha uma fazendinha enorme. Aos 12 anos fui aprender a tocar violão e não parei mais. É mais uma de minhas paixões.

Comecei a fazer artesanato aos 17 anos em Vinhedo. Primeiro com cerâmica, depois passei para madeira e bijoux. Aos 19 anos, no curso de Teatro no IA da Unicamp, aprendi a fazer cenários e vitrines. Entre cerâmica, madeira, cenários, vitrines e bijoux são 28 anos de paixão pelo artesanato e arte em geral, mas sempre como hobby ou então nas horas que sempre precisava de uma renda extra.

Além de artesã, você exerce outra profissão? Quanto do seu tempo você se dedica ao artesanato?

Sou enfermeira, trabalhei 15 anos na área, depois passei para administração junto com meu marido. Hoje dedico 80% do meu dia ao artesanato. Assumi de vez o meu lado “arteiro”.

Artesanato é hobby ou algo mais? Você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos?

Hoje é o meu trabalho. Juntei o útil ao agradável e estou muito feliz com o que tenho conseguido.

Quais são suas habilidades e especialidades?

Gosto de criar, colorir, usando pintura tradicional, découpage em tecido, papel, apliques em madeira, feltro, flores, biscuit, fitas, passa-fitas e o que eu achar que dê pra criar na peça que imaginei. Além de técnicas de pintura como pátina, marmorização e texturas variadas.

Que tipo de trabalho artesanal lhe proporciona mais prazer?

Eu adoro a pintura. Brincar com as cores é muito prazeroso.

Quais materiais você costuma utilizar? Que equipamentos usa?

Basicamente tintas, pincéis variados, plástico, papel, tecido, pedaços de esponjas, tesoura, rolha, folhas naturais.

Onde você busca inspiração?

No meu dia-a-dia, mas principalmente na natureza. Ela é minha “musa” inspiradora para quase tudo em minha vida. A maioria das vezes eu bato o olho em um papel ou um guardanapo ou numa situação do dia-a-dia, imagens, e já imagino a peça que tenho em casa prontinha na minha cabeça e enquanto eu não fizer não sossego.

Onde você busca conhecimento, novas técnicas, aprendizado etc.?

Faço reciclagem, cursos e workshops na Nagú Artesanatos, em Sousas, Campinas. Adoro o espaço, as aulas, a convivência com as meninas e lá tem ótimos professores, sempre prontos para qualquer dúvida, além de matérias de qualidade a um preço bem acessível.

Fale um pouco sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que você faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um? Em que ocasiões podem ser usadas? Quais as funcionalidades?

Meu modo de trabalho é muito simples, não sou uma pessoa de muitas regras. Gosto de muita cor, irreverência e simplicidade. Não sou muito clássica, dificilmente vai ver brilho em algum trabalho meu. Meu estilo tende para a Pop Arte e sou fã de Romero Brito, é só olhar para meus gatos e vai ver rapidamente a influência. Meus principais produtos são os quadros e meus gatos para porta ou parede. São mais voltados para decoração, tenho uma linha de utensílios para bebês e artigos para casa. Creio que o diferencial seja as cores, gosto de tudo bem vivo!!

Você tem um atelier ou compartilha espaços da casa para suas criações? Como você descreve seu ambiente de trabalho?

Eu tenho meu cantinho improvisado em casa onde passo a maior parte do dia. Ali tem um pouco de tudo que eu gosto além da bagunça de qualquer atelier. Tenho minha parede vitrine com amostras de alguns quadrinhos, porta-retratos com minha família, banners das bandas dos meninos, incenso, meu violão num cantinho e música sempre. Ármários com meu estoque de peças cruas, uma bancadinha improvisada com espaço para pintura, colagem e secagem, e uma janela de frente para a natureza onde de vez em quando recebo umas visitas dos sagüis que moram no meu quintal… Rs.

Você trabalha sozinha ou tem uma equipe? Você tem amigos (as) artesãos (as)?

Eu gosto de dizer que trabalho em equipe, aqui em casa tudo é feito junto. Meu marido me ajuda na escolha de fotos, na impressão e na colagem; meu filho mais novo às vezes me ajuda com a base branca e a lixa; tem o João Gabriel que é um funcionário do nosso escritório e também nosso filho “postiço”, que faz toda a parte de designer das fotos dos quadros. Meu filho mais velho que atualmente está estudando fora do país, me ajudou na escolha do nome ArteMáGika. Ah, e todos eles são críticos acirrados. Controle de qualidade total…rs. Minha sogra é uma artista e artesã maravilhosa e tenho vários amigas(os) artesãos, alguns deles com loja no Elo7 também.

Você dá cursos ou escreve tutoriais e artigos “como fazer” sobre artesanato?

Não dou cursos, acho que ainda tenho muito que aprender.

Quando produz seus próprios trabalhos manuais, quais características você considera essenciais para considerar o resultado final como um bom trabalho?

O conjunto todo, mas o acabamento e arremate são os principais. O bom senso tem que prevalecer na hora de colocar uma peça à venda. Eu sou muito crítica, se não me agrada vou trabalhar para melhorar a peça.

Quando analisa produtos de terceiros, que atributos você considera para definir o trabalho como um bom produto artesanal? Que atributos definem um bom artesão? Criatividade? Perseverança? Atenção a detalhes? Paciência? Originalidade?

Olho o conjunto todo também e o arremate é muito importante. Às vezes tem alguma coisa, algum detalhe, mesmo que pequeno, que deprecia o produto. Eu acredito que criatividade, originalidade, bom senso, paciência, bom humor e um super astral são fundamentais para um bom artesão.

O Sebrae afirma que no Brasil há 8,5 milhões de pessoas que vivem exclusivamente da renda gerada pelo artesanato. Você acha que é possível mesmo viver exclusivamente do artesanato? Quais os desafios e oportunidades?

O artesanato ganha a cada dia mais espaço. Tem muita gente que hoje vive disso. Escolhi esse caminho, estou no começo ainda, mas muito feliz e tenho muitos projetos. Desafios sempre existem, mas isso existe em qualquer profissão. Creio que o maior desafio é a dificuldade de expor, mas hoje com a internet isso diminuiu bastante. É preciso estar atento ao mercado, às tendências e principalmente se reciclar sempre. Hoje em dia tudo caminha muito rápido e com o artesanato não é diferente.

Como você vê o panorama do artesanato no Brasil de hoje? Há espaço para artesãos e produtos manuais num mercado inundado de falsificações e pirataria? Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar? Você vê alguma importância social no artesanato, no sentido de geração de trabalho e renda?

O Brasil sempre foi um país muito rico em artesanato, a diferença é que a internet veio para contribuir e revolucionar o mercado. Há espaço sim, são produtos totalmente diferentes. Eu, particularmente não compro e não incentivo ninguém a comprar produtos piratas. Mas sei que sou voto vencido…rs. As cópias sempre vão existir e isso é inevitável. Hoje temos bastante artesanato com reciclados e isso contribui para a responsabilidade social e conscientização da preservação do meio ambiente. Considero o artesanato e artes em geral de importância fundamental no social. Capaz de operar milagres. Em Campinas mesmo, temos vários projetos como o Projeto Primavera no Jardim São Marcos, onde as meninas fazem bonecas lindas e vendem para todo Brasil e exterior. Outro projeto modelo é o Hospital Psiquiátrico Cândido Ferreira aqui em Sousas, que reabilitou a maioria dos pacientes devolvendo-os ao convívio social fazendo artesanato, dividindo moradias e vivendo dessa renda. O Ding Dong, percussionista campineiro, faz um trabalho lindo com meninos e meninas ensinando música confeccionando tambores. Isso é uma coisa maravilhosa. Exemplos a serem seguidos.

Que dicas você daria a quem quer começar? Recomenda algum livro? Algum curso? Por onde começar? Qual caminho deve ser seguido? O que é preciso saber antes de começar? Quais cuidados tomar?

Primeiro aconselho a escolher que tipo de artesanato que mais lhe agrade, depois procure cursos. Campinas é um lugar rico em artes em geral. Algumas igrejas e clubes oferecem cursos gratuitos. O caminho é aula, prática e paciência. Qualquer pessoa pode fazer artesanato. É só ter vontade, perseverança e fazer tudo com muito carinho e amor.

Como você divulga seu trabalho? O que você acha mais importante na divulgação? Onde e como você costuma vender seu trabalho? Você participa de feiras? Faz anúncios?

Meu trabalho é divulgado 80% pela internet. Orkut, emails e o Elo7, que pra mim é uma vitrine mágica. Tenho também produtos expostos em alguns lugares que faço parceria, e o famoso boca-a-boca entre amigos.

Você acha que a Internet pode ajudar na divulgação do seu trabalho? Você acredita que ferramentas como o Elo7 podem contribuir?

A internet é a ferramenta número 1 para divulgação do meu trabalho. O espaço que ganhei com o Elo7 foi de importância fundamental para que eu assumisse 100% meu lado artesão. Fiz minha loja dia 16 de junho e em dois meses e meio tive quase 30.000 visitas. Onde eu conseguiria esse público? Com um simples clique a lojinha atravessa oceanos. Já vendi meus produtos para EUA, Inglaterra, Paraná, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Tudo através do Elo7. A compra/venda pela internet com certeza é a bola da vez.

Como você envia os produtos aos clientes? Você coloca alguma carta de agradecimento junto? Algum presente a mais na encomenda? O que você faz para agradar o cliente para que ele compre novamente de você?

Utilizo os Correios em quase todas as minhas vendas e sempre recomendo o PAC que é o serviço mais em conta. Também já usei motoboy em casos de mais urgência. Sempre mando um email de agradecimento e gosto sempre de saber se o produto agradou. Todas as minhas peças são etiquetadas com a marca ArteMáGika. Acho que o bom atendimento e cumprimento do prazo de entrega são fundamentais. Às vezes coloco um mimo ou descontinho dependendo do valor da compra. No Elo7 mesmo tenho uma cliente só de quadrinhos dos Beatles. Ela sempre volta.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc. ?

Hoje em dia o Elo7 sem dúvida alguma.

Você tem algum hobby que gostaria de citar? Fora o artesanato, o que mais você gosta de fazer? Viajar, esportes, livros, filmes, culinária, música etc. Tem alguma recomendação?

Tenho meu violão. Adoro música! Cantar e tocar já foi minha profissão também, hoje em dia é prazer. Ouço muito Tom Jobim, Chico Buarque, Vinícius, 14 Bis e toda mineirada do Clube de Esquina, Rita Lee, Samba de Roda e Chorinho, Marisa Monte, Elis Regina, Djavan, Beatles, Rock Clássico e Progressivo.

Adoro ler e amo viajar nas histórias. É difícil citar meus preferidos, pois são muitos. Recomendo “A Casa da Água”, de Antonio Olinto, uma viagem pela cultura africana. Gosto muito de filmes também. Um que sempre recomendo é “A Vida é Bela” de Roberto Benigni, são raros os filmes que conseguem transmitir a sensibilidade e pureza que ele transmite.
Adoro viajar, ver o mar, as montanhas, conhecer culturas e sabores diferentes!

Ah, adoro gatos e paisagismo!

O que você não consegue viver sem?

Meus três meninos, meu marido Hélio e os meus filhos Henrique e Gustavo. Minha família, amigos, meus sonhos e minha fé em Deus.

Tem filhos? Tem algum animal de estimação?

Tenho dois filhos. Henrique de 20 anos e o Gustavo de 13 anos, 4 gatos e alguns sagüis da mata que já fazem parte da família…rs.

Pra fechar (e seguindo a idéia dos 15 segundos): se você tivesse 15 segundos para contar tudo sobre sua vida, como você diria?

Não se preocupe em entender.Viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector)

Essa frase diz tudo de mim! =)

ArteMágika no Elo7: https://www.elo7.com.br/artemagika/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.