Home | Gente que Inspira | Entrevista | Empreendedorismo de mãe e filha: inspire-se!

Empreendedorismo de mãe e filha: inspire-se!

empreendedorismo

Empreendedorismo começa por aqui

Olá, pessoal! Eu me chamo Gabriela, moro no sul de Rondônia, numa cidade chamada Corumbiara e pratico com o empreendedorismo criativo com minha loja GarotaEco. Estou com 26 anos, sou a mais velha de 4 irmãs! Adoro animais, cores, moda, viagens  e criação! Sou curiosa de nascimento, turismóloga de formação e criativa desde sempre. Em parceria com minha mãe Claudia temos a GarotaEco Ateliê, uma loja colorida e estampada de bolsas e acessórios em tecido!

Já passei por vários cantos. Nasci aqui em Rondônia, em Alvorada do Oeste. Fiz faculdade na linda Maringá no Paraná, voltei para Rondônia dessa vez em Rolim de Moura, onde a GarotaEco nasceu e  agora estou em Corumbiara, uma pequena cidade no Sul de Rondônia,  há pouco mais de 6 meses. Adoro essas mudanças, vim pra cá com meu “namorido”, o trabalho dele exige mudanças de cidade de tempos em tempos e dessa vez resolvi acompanhá-lo para enfim começar nossa vida juntos! Ficaremos aqui mais um tempo e depois é um mistério!

empreendedorismo

O início da marca

A GarotaEco nasceu em Rolim de Moura, quando morava e trabalhava com meus pais, há 5 anos. Intimei minha mãe a me ensinar a mexer na máquina de costura, num domingo a tarde. Grande parte do que sei aprendi com ela, professora, que nas horas vagas faz vários tipos de artesanato como hobby. Ela me ensinou a costurar e naquele mesmo dia, um porta jóias de saquinho ficou pronto! Me senti o máximo! Os pontos ficaram feios, claro. Tudo muito torto e inconsistente, mas eu tinha feito. Aquela peça foi a primeira de muitas!

Nessa mesma época minha cunhada que também é artesã, me apresentou o Elo7. Adorei o layout e a facilidade de cadastrar produtos e fotos. Fizemos nossa loja e logo os primeiros pedidos surgiram!

Proposta sustentável no DNA da marca

Sempre quis criar bolsas e aquele dia foi o pontapé inicial! Minha mãe se empolgou e juntas começamos a criar as peças da GarotaEco. Empreendedorismo de mãe e filha. Escolhemos esse nome porque a ideia inicial foi a de aproveitar calças jeans velhas para fazer o forro e o acabamento das peças, misturando com tecidos estampados e bem alegres. Deu super certo e as primeiras clientes adoraram a proposta. A partir daí não paramos mais! Hoje temos uma gama grande de produtos, além das bolsas temos acessórios como necessaires, tiaras, coisas para casa e até Tildas. Por isso utilizamos também outros materiais no acabamento das peças, mas não abandonamos o jeans nem as bolsas, são nosso carro chefe.

empreendedorismo

Empreendedorismo em família

Nossos acessórios são sempre de tecido, de várias texturas, sempre coloridos e estampados, o que é nossa marca pessoal na loja, Mas nem por isso deixamos de acompanhar as tendências de moda, novelas, sites e revistas. Estar por dentro de modelos, tendências e cores é essencial!

Já falei que tenho 3 irmãs mais novas? Todas são empreendedoras criativas também, cada uma em uma área, e além disso elas são minhas modelos! Sou suspeita para falar, mas elas são lindas e as sessões rendem sempre boas fotos para a loja e nossas redes sociais.

Ateliê em casa

Hoje em dia a GarotaEco é dividida em duas. Em meu ateliê em casa, produzo grande parte das peças, administro a loja virtual, redes sociais, vendas virtuais – 90% do nosso faturamento – além de correios, banco… Minha mãe em Rolim produz nas horas vagas e faz o atendimento físico e Correios também.  Conseguimos assim organizar e atender todo mundo.

empreendedorismo

Rotina de cidade pequena

Nunca vi problema em mudar para uma cidade pequena, acho que temos que ver o copo meio cheio. Tive que aprender a administrar melhor certas coisas, aprender a fazer previsão de estoque dos meus materiais. Quando estava em Rolim, se precisava de um tecido, parava tudo, ia na loja e comprava.  Aqui  tem que ser diferente. Não tenho acesso fácil a essas coisas. Tudo aqui é super tranquilo. Não tem uma loja especializada em tecidos e aviamentos, mas tem professora de corte e costura e se tudo der certo, começo meu curso no meio do ano!

Costumo brincar que não tem arroz pra risoto, mas tem gente simpática e hospitaleira, tem Correios e Banco sempre tranquilos! Não tem aquele movimento louco de cidades maiores, mas  eu tenho meu ateliê dentro de casa, em que eu produzo as peças mais lindas do mundo, e tenho internet, e faço meus cursos todos os online na Eduk, vendo minhas peças na loja virtual,  compro materiais, inclusive de lojas do Elo7. Não tem aeroporto, mas tem maritacas e araras canindé passando e fazendo barulho o dia inteiro por cima de casa, pq afinal, Rondônia está na Amazônia!

Mas como disse, isso é uma dificuldade, não é um problema! Sempre viajamos nos finais de semana e assim eu aproveito para repor estoque do que é urgente, ver novidades em tecidos e aviamentos, comprar uma revista bacana, comer algo diferente, ver meus cachorros… Coisas que nem sempre a internet pode proporcionar!

empreendedorismo

100% negócio próprio

Há pouco mais de um ano sou toda da GarotaEco! Durante 4 anos ela foi meu hobby. Levei um ano para conseguir me desligar da empresa do meu pai. Sofri muito antecipadamente, mas no fim, todo mundo ficou feliz e não foi nada doloroso. Muita gente criticava o fato de uma pessoa jovem com um diploma na mão “largar tudo para viver de artesanato”, não trabalhar na área e tal. Não ligo mais pra isso. As pessoas que eu mais amo me apoiam e hoje isso é o que importa! Sou mais feliz agora e isso não tem preço! Claro que temos nossos altos e baixos, pois não existe uma garantia financeira, mas com disciplina e foco no trabalho tudo se ajusta!

Novidade ecológica

Quero convidar a todos vocês para conhecerem minha loja e nossa nova linha de produtos Ecofriendly: as carteiras e porta documentos de caixa de leite! São os meus novos xodós, passei meses desenvolvendo para ficar do jeito que queria, além de atender bem as necessidades de nossos clientes! Espero em breve lançar as outras peças que ainda estão em estudo, mas todas serão assim, alegres, coloridas e estampadas, a cara da GarotaEco!

empreendedorismo

Vem fazer uma visita na minha loja? Clique aqui. Obrigada pela atenção e espero que a gente se veja mais vezes!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

13 comentários

  1. Puxa, que incrível ver uma amiga de infância e ex room mate crescendo cada vez mais no seu próprio negócio. Você é um exemplo Gabi! Parabéns para você e a sua mamis pela GarotaEco!

  2. Ahhh gabi!!! Linda matéria! Parabéns às duas…. São exemplos de determinação, trabalho e fofuraaaaaaa!!! Adoro GarotaEco!!!
    Bjoooo

  3. É isso aí amiga! Estou super feliz em ver você feliz, cada vez mais sucesso… Beijinhos

  4. Vixi!!!!!!!!! Estou chorando horrores….lindo demais….orgulhosa demais…além de criativa….escreve bem demais essa minha filha….Amei…Parabéns e Obrigada Elo7.

  5. Que lindo…estou muito orgulhosa e emocionada…Além de criativa, escreve bem demais essa minha filha…Lindo texto…linda e inspiradora historia…Parabéns filha!!!!!!!!

  6. Nossa adorei tudo se morassem os perto iríamos ser parceiras kkkk
    adoro tudo isso tbem… bjos

  7. Jandri Calinski

    Adoreei, sou suspeita para falar da GarotaEco, uma marca que me inspira tanto. Parabéns Gabi e Claudia Gervoni’s! vcs são demais *—–* bjs

  8. Marlene b. lima de jesus

    Parabéns! Adoro admirar e até mim inspirar nos trabalhos da GarotaEco ,pois amo fazer bolsas.
    Sucessos para as duas mãe e filha.
    Beijos!

  9. ficou lindo de mais!! Parabéns Gabi, voce sabe que sempre vai ser meu exemplo!!

  10. Parabéns Amiga!! sou sua cliente desde o começo hemmm… rsss varias peças e vários modelos!! hehehe Parabéns e sucesso sempre!!!

  11. Sempre irei apoia-la no que for preciso, ainda mais se isso te fizer feliz. A GarotaEco só deu nome ao que você já é, uma grande artesã talentosa. Amo você, parabéns a matéria ficou impecável!

  12. Gabi, achei linda essa reportagem!! Fico super feliz pelo seu trabalho!!!É tudo lindo e fofo!!
    Muito Sucesso!!!