Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Alessandra e Rita da Cântaro Artesanato e Ateliê

Entrevista com Alessandra e Rita da Cântaro Artesanato e Ateliê

Como tudo começou? O que é a Cântaro Artes e Ateliê ? Conte-nos um pouco sobre vocês e seus trabalhos.

A Cântaro Artesanato e Ateliê teve início em 2003, idealizada por nós, Alessandra Ricardo Cocate e Rita de Cássia Ricardo Cocate. Era um momento de crise, insatisfação profissional e financeira. Resolvemos, então, colocar em prática o que realmente gostávamos e sabíamos fazer, divulgando e comercializando artesanato nas mais variadas técnicas, seguindo sempre um estilo próprio de criar, característica principal da Cântaro.

Sempre estivemos envolvidas com artesanato. Rita há mais de 30 anos produz peças artesanais em diversas técnicas, fez inúmeros cursos na área e participou de feiras. Eu, Alessandra, sentia a necessidade de uma formação acadêmica em Artes Plásticas. Através da graduação em Artes pude entender o verdadeiro valor não somente das Artes mas do próprio artesanato.

Além de artesãs, vocês exercem alguma outra profissão?

No momento nos dedicamos exclusivamente ao artesanato e à Cântaro Artesanato e Ateliê.

Vocês buscam no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos?

Aliamos alívio de stress e fonte de renda em uma só profissão. Sonho de muitos profissionais. Foi justamente pelo imenso prazer que temos em criar que optamos pelo artesanato. Através dele conseguimos nos expressar, concretizando e materializando idéias.

Falem um pouco sobre seus modos de trabalho e sobre os produtos que fazem. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, os materiais e equipamentos utilizados.

A Cântaro Artesanato e Ateliê pensa sempre em criar algo com identidade própria. Nós nos inspiramos em Minas Gerais, nas coisas da terra, no folclore e no artesanato brasileiro, sem deixar de lado as tendências atuais exigidas pelo mercado.

Dentre as inúmeras técnicas que desenvolvemos citamos, mosaico com pastilha de cerâmica, mosaico de vidro, mosaico de flores sempre vivas, pátina, pintura em vidro, pintura em cerâmica, pintura em madeira, pinturas especiais em diversos materiais, papel machê, colagem, crochê, customização em roupas e em peças decorativas, confecção de bonecas de pano, biscuit e reciclagem de objetos.

Um dos segmentos da nossa produção é o decorativo e funcional. Buscamos sempre uma função estética e utilitária para os objetos criados. Inclui-se nesse segmento a Linha Casa & Jardim e a Linha Copa & Cozinha. São as nossas bandejas giratórias, caixas, luminárias, cachepôs, vasos, gamelas, fruteiras, entre outros.

A Linha Bonecas & Infantil é o nosso lado mais lúdico, com as bonecas de pano e os brinquedos.Na Linha Sacra & Esotéricos exploramos toda a religiosidade e o misticismo do povo brasileiro, bem como a influência de outras culturas. São os estandartes, oratórios, relicários, santos, castiçais, mandalas e tudo mais que remete ao mundo místico. Por último, nossos Acessórios, seguindo uma linha mais rústica, com sementes, bijuterias em papel machê, colares e bolsas em crochê.

Vocês trabalham sozinhas ou têm uma equipe? Vocês têm um ateliê ou compartilham espaços de casa para suas criações?

Trabalhamos em dupla, Alessandra e Rita. Nosso ateliê funciona no primeiro pavimento de nossa residência. É um espaço independente do restante da casa. Um local na medida para as nossas necessidades atuais. Bem ventilado, com boa iluminação e onde temos uma exposição permanente de toda nossa produção.

Quando produzem seus próprios trabalhos manuais, quais características consideram essenciais para concordar que o resultado final foi bom?

Nós da Cântaro Artesanato e Ateliê somos bastante exigentes e perfeccionistas. Enquanto não julgamos que o resultado final está satisfatório, não nos damos por satisfeitas. Muitas vezes testamos alguns produtos com os próprios clientes. Eles são o verdadeiro termômetro de aceitação ou não de uma peça. Alguns chegam a dar opiniões valiosíssimas, sempre consideradas.

As duas características, porém, que consideramos essenciais para um resultado final primoroso são o acabamento perfeito e a valorização do estilo através do trabalho desenvolvido. É o domínio da técnica permitindo expressividade e uma maneira particular de criação das peças artesanais.

Que atributos definem um bom artesão de acordo com suas opiniões? Quando analisam produtos de terceiros, que atributos consideram para definir o trabalho como um bom produto artesanal?

Um bom artesão deve buscar sempre um estilo próprio. Seguir tendência sim, copiar jamais, o diferencial está aí. Cada profissional deve ter sua própria maneira de criar, ou seja, não podemos ser artificiais, meros repetidores de técnicas e métodos. Aliado a tudo isso vem a observação aguçada e a curiosidade constante. Unindo, assim, produção, criação, com as exigências atuais do mercado teremos um trabalho de qualidade e de grande aceitação. O resultado é o que todos buscam o diferencial, característica imprescindível para se definir um bom produto artesanal.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão? Vocês vêem perspectivas boas para esse mercado no Brasil?

Felizmente as pessoas estão aprendendo a valorizar mais os produtos feitos a mão. O maior desafio é se sobressair em um mercado tão competitivo, com profissionais altamente qualificados e competentes.


Vemos sim boas perspectivas para o mercado do artesanato no Brasil. Prova disso é a enorme quantidade de pessoas trabalhando diretamente e indiretamente com artesanato. Indiretamente temos as grandes empresas que não param de investir em novos produtos (tintas, pinceis, papeis, acessórios, adesivos, dentre outros), revistas especializadas, materiais e equipamentos novos a cada dia. Isso tudo é um forte indício para um mercado em ascensão e muito promissor.
Podem acreditar, artesanato está na moda, e veio para ficar!

Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

As pessoas estão consumindo mais artesanato justamente pelo seu diferencial, cada peça é única e exclusiva, não havendo similar. Num mundo onde tudo é padronizado, o artesanato vem na contramão dessa padronização. Ser diferente e ter o diferente é o bacana! Além disso, agregam-se valores culturais, regionais, estéticos e ecológicos, muito valorizados atualmente. Hoje em dia, por exemplo, é chique ter em casa uma peça decorativa artesanal ou usar uma roupa ou acessório todo trabalhado à mão. Até o mundo fashion descobriu no artesanato uma forma de expressão. Basta vermos os desfiles de moda e até mesmo as mostras de decoração, há artesanato em muita coisa.

Onde e como costumam vender e divulgar seus trabalhos? Vocês utilizam que técnicas de venda e divulgação?

Vendemos diretamente aos clientes em nosso ateliê e pela Internet. Divulgamos através da Internet e nossos próprios clientes são os maiores e melhores divulgadores da Cântaro Artesanato e Ateliê. Fazemos também propagandas em jornais locais.

Uma boa técnica de venda é escutar o cliente. Saber entender seus desejos é fundamental para tornar as peças produzidas de fácil comercialização.

Fazer campanhas promocionais criativas também alavanca as vendas. Como, por exemplo, oferecer bônus, brindes, sorteio de peças ou descontos altos. Isso agrada bastante os consumidores.

Vocês acreditam que ferramentas como o Elo7 podem contribuir? De que maneira? Quais são suas opiniões sobre o Elo7 e que sugestões de melhoria dariam para o site?

Atualmente o Elo7 é uma ferramenta indispensável para o artesão que deseja divulgar e comercializar suas peças pela Internet. Sobretudo para aqueles que não possuem muito domínio com o mundo do comércio eletrônico. É tudo muito prático e funcional.

A projeção do site é muito grande. Recebemos mais de 68.000 visitas em apenas seis meses, é algo surpreendente. Todo artesão deveria estar lá.

Sendo assim, na nossa opinião, o site Elo7 é perfeito ao que se propõe.

Vocês conhecem algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

Feiras, workshops, palestras, cursos, exposições, visitas a lojas especializadas só acrescentam. Aconselhamos também visitar museus e exposições de Artes Plásticas. Através do contato com a cultura e suas diversas formas de expressão artística treinamos nosso olhar e desenvolvemos uma visão estética, tão importante ao artesão. Sempre aprendemos algo novo nesses lugares, sem falar no prazer estético de estar diante de uma obra de arte.

Gostamos muito dos sites da Gato Preto, Coral, Suvinil, Lukscolor, Artesanato na Rede, Fazer Artesanato e dos sites dos programas de tv Criatividade sem Limites, da Iára Capraro, e Ateliê na TV, do apresentador Dotan.

Vocês têm algum hobby que gostariam de citar? Fora o artesanato, o que mais gostam de fazer?

Eu, Alessandra, amo fotografia. É fascinante poder captar as imagens através de uma lente. Nas horas vagas me arrisco na arte de fotografar, sobretudo de temas ligados a natureza.

Rita ama cuidar de plantas e animais. Seu jardim, muito bem cuidado, tem diversas espécies de plantas, todas lindas, que trazem uma energia renovadora ao ambiente.

Têm filhos? Têm algum animal de estimação?

Rita de Cássia, tem uma filha, sua sócia, Alessandra Ricardo Cocate. Alessandra não tem filhos.

Temos dois cachorros, uma Pequinês e uma Fox Hound Americano.

Pra fechar, se tivessem 15 segundos para contar tudo sobre suas vidas e trabalho, o que diriam?

Vivemos criando e trabalhamos com o que amamos. Trabalhar e viver prazerosamente são nosso lema. Artesanato, uma filosofia de vida.

Visite a Cântaro no Elo7: https://www.elo7.com.br/cantaro/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.