Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Ana da Casinha de Noivas – Porto Alegre/RS

Entrevista com Ana da Casinha de Noivas – Porto Alegre/RS

Olá Ana, conte-nos um pouco sobre você e sobre como surgiu a Casinha de Noivas.
Sempre gostei de fazer artesanato desde pequena e principalmente de inventar coisas novas, que causem surpresa. Em 2006 conheci meu marido aqui em Porto Alegre e em novembro de 2007 resolvemos nos casar. Eu estava super empolgada. Iria inventar muita moda… Comecei cedo os preparativos do meu casamento: fiz todos os convites em caixas de madeira e pintei uma por uma. Queria um casamento que lembrasse jardim, então fiz todos os detalhes. Inventei uma mesa de doces feita em balanços de madeira de demolição (foto), criei rótulos para doces em compota, fiz souplas de madeira como livro de presença (que eu uso até hoje), retrospectiva dos casamentos da família em scrapbook… enfim … elaborei muito detalhes…

O casamento passou e eu descobri que adorava fazer isso… Ano passado minha cunhada marcou o casamento dela e eu queria dar um presente bem original: tive a ideia de fazer os jogos de porcelana só para noivos – quando casamos ganhamos muitas coisas mas acabamos não usando – para usar no dia a dia. O jogo tinha 12 peças. Depois que dei o presente a ela, coloquei a foto em um blog e isso acabou gerando muitas encomendas… Decidi então montar a Casinha de Noivas. Hoje tenho muitas encomendas desse jogo de porcelana e acabei criando vários derivados dele.


Fale sobre seu portfólio de produtos e sobre seu modo de trabalho. Como são seus produtos, as características e diferenciais de cada um e o que utiliza para produzi-los.

Os produtos da Casinha de Noivas são todos feitos à mão. Pinto ou desenho um por um em madeira, porcelana ou tecido. Não uso máquinas, apenas pincéis e canetas. As vezes faço alguma coisa com découpage, mas nem sempre. Quando recebo as encomendas sempre gosto de avisar minhas clientes que os produtos são artesanais e por isso nem sempre ficam exatamente iguais. Aliás esse é o charme do artesanato, né? rsss

Cada peça que eu faço procuro transmitir todo o meu carinho para ela. Sei como se sente uma noiva cheia de sonhos!!! Sempre lembro das minhas emoções quando estou pitando ou fazendo alguma outra lembrancinha para as noivas. Fico louca de vontade de olhar a carinha delas quando recebem os produtos!! rssss

Você trabalha sozinha para a Casinha de Noivas ou tem uma equipe?

Atualmente eu trabalho sozinha, mas estou me estruturando para fazer a Casinha de Noivas crescer.


Você tem um ateliê próprio ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Eu tenho um ateliê aqui em casa. Aliás é o melhor lugar da casa. Moramos em um apartamento na zona sul de Porto Alegre. Fechamos a varanda com vidros e instalei ali meu cantinho. Tenho uma vista linda enquanto estou lá.

Como definiria seu próprio trabalho? Quais são suas principais qualidades como artesã?

Sou uma pessoa muito detalhista que gosta de cores, de mimos e principalmente de inovar. Eu me canso logo das coisas, por isso estou sempre buscando inventar itens diferentes !


Quais as perspectivas, desafios e dificuldades que encontra hoje no seu trabalho?

A loja está crescendo a cada dia, a cada semana… Estou muito feliz com isso e principalmente porque sei que esse pedacinho do meu trabalho é resultado de muito esforço e persistência! Tenho um grande desafio pela frente que é aumentar a produtividade para poder dar conta das entregas em menor tempo. Estou me estruturando e sei que vou conseguir.

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Que técnicas de venda e de divulgação utiliza?

A maior divulgação acontece através do Elo7, mas também deixo comentários em blogs, fotologs. O site da Casinha de Noivas também ajuda, esta é uma loja totalmente
virtual. Estamos presentes no Twitter, no Orkut, no Flickr, tenho um blog e também um fotolog.!! UFA!!

Além do seu trabalho com a Casinha de Noivas, o que mais você gosta de fazer?

Eu adoro os domingos em Porto Alegre. Gosto de passear ao ar livre, caminhar, ler um bom livro e namorar bastante meu marido!

Para fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que diria?

Estou em um momento da vida onde estou me descobrindo… na verdade acho que estou me aceitando… Hoje ainda tenho um outro emprego em um hotel (sou formada em hotelaria e trabalhei 12 anos só com isso), mas estou me preparando para ter só a Casinha de Noivas. Esse é o meu sonho. Eu amo muito o que eu faço e sinto-me totalmente realizada com o que produzo.

Para visitar a Casinha de Noivas no Elo7, basta clicar aqui!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.