Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Carla Fernandes e Helvio Jr.

Entrevista com Carla Fernandes e Helvio Jr.

Como tudo começou?

H. Jr – Eu sempre gostei de inventar coisas, de criar, e na adolescência tive o meu primeiro contato com o biscuit. Comecei por hobby fazendo personagens de desenhos pra presentear amigos, mas nunca imaginei que isso poderia se tornar meu ofício um dia.

Carla – Eu nunca pensei em fazer artesanato, mas o H. Jr. me influenciou demais e comecei a ver coisas interessantes na internet e a ficar com vontade. Aí resolvi tentar, apesar de nunca ter pregado um botão na vida, e não é que tem dado certo!

Além de artesãos, vocês exercem outra profissão?

H. Jr – Eu trabalhava com RH, mas agora dedico meu tempo de trabalho exclusivamente ao artesanato, trabalhando de manhã, à tarde, e quando necessário à noite.

Carla – Sou funcionária pública federal e por isso tenho pouquíssimo tempo pra fazer meus trabalhos artesanais. Além disso, temos dois filhos pequenos, o que ocupa mais um pedação do meu tempo. Sobra pouco pro muito que quero fazer, mas vou caminhando devagar sem desistir.

Artesanato é hobby ou algo mais?

H. Jr – Comecei mesmo como hobby mas a coisa tomou proporções imensuráveis e hoje posso dizer que é mais uma fonte de renda pra nossa família.

Carla – Eu comecei pra ajudar nas despesas mas descobri que o fazer com as mãos é muito terapêutico, me acalma, me faz refletir, me alivia de qualquer stress.

Quais são suas habilidades?

H. Jr – Eu gosto muito de modelar e aí resolvi juntar o trabalho em cabaça com o biscuit. Além disso, procuro jogar com as cores tornando o trabalho original e divertido.

Carla – Meu negócio é o feltro, descobri que tenho muita facilidade com as agulhas, linhas e botões e criatividade de sobra pra inventar mil e um personagens.

Onde buscam inspiração, conhecimento, novas técnicas, aprendizado etc.?

H. Jr – Procuro o formato da cabaça em tudo o que vejo e me inspiro muito nos personagens de desenhos antigos e novos. Pesquiso as novas tendências em toy art na internet, o que tá acontecendo no mundo, e daí vou criando minhas peças. Vivo pesquisando coisas novas, sejam técnicas, sejam tendências, novos olhares sobre os toys e o artesanato de um modo geral.

Carla – A internet é uma fonte infinita de inspiração pra nós… Quando falo que não sabia nem pregar um botão, ninguém acredita mas é verdade. Quando queremos muito uma coisa, ela se torna possível. Foi o que eu fiz: pesquisei muito na internet, em blogs de feltro, pra ver qual aplicação as pessoas davam pro tecido. Depois busquei ajuda virtual com amigas pra aprender os pontos de bordado e assim fui caminhando. Comprei o material básico e coloquei a mão na massa. Errei muito, mas hoje posso dizer que peguei o jeito! Há uma troca de conhecimentos enorme na rede, você sempre encontra alguém disposto a ajudar.

Fale um pouco sobre o modo de trabalho e sobre os produtos que fazem.

H. Jr – hoje fazemos bonecos customizados, personalizados, peças divertidas pra coleção e decoração. Procuramos dar uma roupagem nova às técnicas antigas e nos preocupamos muito com o acabamento dos produtos, é quase uma obsessão. Posso dizer que somos dois perfeccionistas! Se você observar os bonecos de feltro que a Carla faz vai ver que os pontos são precisos, apesar de terem sido feitos à mão. Acho que nosso diferencial são os detalhes.

Vocês têm um atelier ou compartilham espaços da casa para suas criações?

H.Jr – hoje eu tenho um atelier nos fundos de casa onde posso espalhar as cabaças, as tintas, e fazer bagunça sem atrapalhar ninguém. Ali é meu cantinho de trabalho, onde ouço minha música e vou criando minhas peças com tranquilidade.

Carla – Eu tomei o quartinho onde antes o H. Jr. trabalhava pra mim e é ali que dou vida às minhas crias. Fica dentro de casa e assim posso estar sempre perto das crianças.

O que pode ser encontrado no atelier?

H. Jr – muita cabaça, muita tinta, massa de biscuit, gravuras pela parede, ferramentas de trabalho, pincéis e música sempre!

Carla – aprendi a gostar de tecidos, em especial o feltro, fitas, miçangas, galões e botões! Adoro botões de formatos e cores diversas! E no quarto onde trabalho fica nossa coleção de bonecos, o que é fonte de inspiração constante pra mim.

Quais características consideram essenciais para considerar o resultado final como um bom trabalho?

Carla – Um bom acabamento é fundamental. Seja no trabalho em cabaça e biscuit, seja no trabalho com feltro, ou com qualquer outro material. Eu, por exemplo, sou muito crítica e dessa forma ajudo o H. Jr. a melhorar sempre mais suas peças. E vice-versa. Também sou crítica com meus próprios trabalhos, gosto de tudo perfeito e pra isso é necessário ter muita paciência pra que as coisas saiam do jeito que a gente quer.

H. Jr – Originalidade, acabamento e uma boa apresentação através de tags, etiquetas. Isso conta muito, é a vitrine do produto. Eu gosto de ver que o artesão investiu um tempo valioso naquela produção. Dá uma tristeza quando a peça não tem alma e parece que ela foi feita em série.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão?

Carla – Primeiro temos que entender a dificuldade em entrar nesse mercado, pois não é todo mundo que valoriza o artesanato, e quando encontramos alguém que gosta, geralmente se quer pagar muito barato.

H. Jr – Outro desafio é lidar com as pessoas que copiam seu trabalho. É muito fácil as pessoas confundirem inspiração com cópia. Nós até criamos uma campanha contra as cópias, que teve centenas de artesãos adeptos e fez nosso selo rodar o mundo! Mas um desafio que eu ainda quero enfrentar com alegria é dos nossos produtos terem muita procura ao ponto da gente ter que buscar ajuda de terceiros na produção.

Como vêem o panorama do artesanato no Brasil de hoje?

H. Jr – Todos querem ver seu negócio crescer e pra isso é importante encarar tudo, desde cedo, com muita seriedade. Na minha cabeça eu já vejo o Poleiro de Cores como uma empresa grande, mas eu não posso me esquecer do que eu preciso fazer pra que outras pessoas também possam ver isso no futuro. Será a custa de muito trabalho, e nós estamos dispostos a isso.

Que dicas dariam a quem quer começar?

H. Jr – A primeira dica é descobrir o que você pode fazer com as mãos. A partir de sua aptidão é essencial começar a criar, buscando sempre aprimorar sua técnica, usando a originalidade como lema.

Carla – É importante frequentar grupos onde o tema central seja o artesanato, pra troca de idéias, de descobertas, de conhecimento de um modo geral. Acho isso importantíssimo pra quem tá começando. E manter o trabalho divertido, não deixar ele se tornar chato e pesado.

Como divulgam seu trabalho?

Carla – A internet é uma das mais importantes ferramentas de divulgação hoje em dia. Através dela podemos chegar a outras mídias, que foi o que nos aconteceu. É importante ter um site para expor os produtos, com fotos nítidas e que deixem transparecer os detalhes, e o Elo7 veio auxiliar muita gente que ainda não tinha essa oportunidade.

Onde e como costumam vender seu trabalho?

H. Jr – Hoje vendemos basicamente através da internet, e o boca-a-boca também acontece no mundo virtual, com uma rapidez de impressionar. Nossos produtos, graças à Deus, estão espalhados por vários estados brasileiros e já ganharam o mundo, pois fornecemos pra algumas lojas, uma delas em Illinois/EUA. Enviamos os produtos pelos Correios e estamos sempre em busca de uma embalagem eficaz pra esse meio de transporte, pra que nossos clientes recebam o produto intacto e fiquem satisfeitos. Para isso utilizamos muito papel picado para acomodar as peças, bem como papel bolha e papelão em partes mais delicadas. Se porventura a peça chegar ao destino com algum dano, garatimos sua reposição.

Você acredita que ferramentas como o Elo7 podem contribuir?

H. Jr – Nossa, o Elo7 era o empurrão que tava faltando pra alavancar o artesanato no Brasil! Ele é uma ferramenta fácil e acessível até pra quem ainda tá pouco entrosado com a internet. Ele não só nos permite divulgar nossos produtos, como nos oferece a organização das nossas vendas com muita simplicidade e nos coloca inseridos numa enorme comunidade de artesãos, o que é muito bom pra quem tá buscando a compra de artesanatos. Tudo num só lugar!

Fale um pouco mais sobre vocês.

H. Jr – Nós temos uma coleção de bonecos, personagens de filmes e desenhos animados, que nos deixa loucos atrás de novidades! Quem quiser dar uma olhada na nossa coleção, pode entrar em www.flickr.com/designcanibal. Se quiser ainda deixar um comentário (ou fazer uma doação, hehehe), vamos adorar!

Carla – Eu gosto muito de ler bons livros, de ir ao cinema, de viajar, de ficar deitada numa rede fazendo nada… mas ultimamente não tenho tido muito tempo pra nenhuma dessas coisas. Meu emprego, meus filhos e o artesanato estão ocupando todo o meu tempo hoje em dia.

Pra fechar (e seguindo a idéia dos 15 segundos): Se vocês tivessem 15 segundos para contar tudo sobre suas vidas, o que diriam?

H. Jr – Ih, só nosso encontro dá uma novela! Pode ser em 15 minutos?

Loja no Elo7:

https://www.elo7.com.br/poleirodecores/

bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

33 comentários

  1. Super legal a entrevista.
    Parabéns meus amigos. Muito $uce$$o!!!!

  2. Super legal a entrevista.
    Parabéns meus amigos. Muito $uce$$o!!!!

  3. Super legal a entrevista.
    Parabéns meus amigos. Muito $uce$$o!!!!

  4. Muito boa a entrevista.
    Adorei!!!
    Aliás como boa coruja, adoro tudo que vcs. fazem.
    Parabéns, sucesso e saudades.
    Mamãe ITA

  5. Muito boa a entrevista.
    Adorei!!!
    Aliás como boa coruja, adoro tudo que vcs. fazem.
    Parabéns, sucesso e saudades.
    Mamãe ITA

  6. Muito boa a entrevista.
    Adorei!!!
    Aliás como boa coruja, adoro tudo que vcs. fazem.
    Parabéns, sucesso e saudades.
    Mamãe ITA

  7. Adorei a entrevista de vcs. Sou fã das suas peças e agora vi que temos um hábito em comum. Miniaturas, temos muitas aqui tb.
    Parabéns! Sucesso sempre!!

    Gika Ucci

    Artemágika

  8. Adorei a entrevista de vcs. Sou fã das suas peças e agora vi que temos um hábito em comum. Miniaturas, temos muitas aqui tb.
    Parabéns! Sucesso sempre!!

    Gika Ucci

    Artemágika

  9. Adorei a entrevista de vcs. Sou fã das suas peças e agora vi que temos um hábito em comum. Miniaturas, temos muitas aqui tb.
    Parabéns! Sucesso sempre!!

    Gika Ucci

    Artemágika

  10. Admiro este casal e o trabalho que realizam, sou sua fã.
    Parabéns!!! Valeria : )

  11. Admiro este casal e o trabalho que realizam, sou sua fã.
    Parabéns!!! Valeria : )

  12. Admiro este casal e o trabalho que realizam, sou sua fã.
    Parabéns!!! Valeria : )

  13. Mais uma vez parabéns carlota e Helvio!!! TÔ namorando essas peças…mais cedo do que vcs pensam elas estarão aqui em CURITIBA, fazendo maior sucesso viu?
    bjs. ANDRESSA MONETA

  14. Mais uma vez parabéns carlota e Helvio!!! TÔ namorando essas peças…mais cedo do que vcs pensam elas estarão aqui em CURITIBA, fazendo maior sucesso viu?
    bjs. ANDRESSA MONETA

  15. Mais uma vez parabéns carlota e Helvio!!! TÔ namorando essas peças…mais cedo do que vcs pensam elas estarão aqui em CURITIBA, fazendo maior sucesso viu?
    bjs. ANDRESSA MONETA

  16. Adorei como sempre a entrevista de vcs, torço muito pelo sucesso do casal amigo. Beijão da amiga Beatriz

  17. Adorei como sempre a entrevista de vcs, torço muito pelo sucesso do casal amigo. Beijão da amiga Beatriz

  18. Adorei como sempre a entrevista de vcs, torço muito pelo sucesso do casal amigo. Beijão da amiga Beatriz

  19. Descobri a Elo 7 recentemente quando achei uma bolsa pela qual andava apaixonada e não sabia onde encontrar.(Atelié da Carla)
    Agora, o Poleiro de Cores já conheço há algum tempo e amo de paixão o trabalho desses dois artistas.São bonitos, criativos, coloridos e originais.
    Elo 7 e Poleiro de cores :um casamento perfeito como o do Helvio Jr. e da Carla

  20. Descobri a Elo 7 recentemente quando achei uma bolsa pela qual andava apaixonada e não sabia onde encontrar.(Atelié da Carla)
    Agora, o Poleiro de Cores já conheço há algum tempo e amo de paixão o trabalho desses dois artistas.São bonitos, criativos, coloridos e originais.
    Elo 7 e Poleiro de cores :um casamento perfeito como o do Helvio Jr. e da Carla

  21. Descobri a Elo 7 recentemente quando achei uma bolsa pela qual andava apaixonada e não sabia onde encontrar.(Atelié da Carla)
    Agora, o Poleiro de Cores já conheço há algum tempo e amo de paixão o trabalho desses dois artistas.São bonitos, criativos, coloridos e originais.
    Elo 7 e Poleiro de cores :um casamento perfeito como o do Helvio Jr. e da Carla

  22. Parabéns à Carla e ao Hélvio Jr. O trabalho deles é muito legal.

  23. Parabéns à Carla e ao Hélvio Jr. O trabalho deles é muito legal.

  24. Parabéns à Carla e ao Hélvio Jr. O trabalho deles é muito legal.

  25. Carla ,querida!
    Recebi de Claudinha o link,e junto com mamãe e Atinha curtimos a entrevista e principalmente ver as lindas e criativas peças artesenais!Parabéns,Hélvio Júnior,e você!!
    Saudades e vou divulgar com os amigos!
    Maria Olívia(BIA)

  26. Carla ,querida!
    Recebi de Claudinha o link,e junto com mamãe e Atinha curtimos a entrevista e principalmente ver as lindas e criativas peças artesenais!Parabéns,Hélvio Júnior,e você!!
    Saudades e vou divulgar com os amigos!
    Maria Olívia(BIA)

  27. Carla ,querida!
    Recebi de Claudinha o link,e junto com mamãe e Atinha curtimos a entrevista e principalmente ver as lindas e criativas peças artesenais!Parabéns,Hélvio Júnior,e você!!
    Saudades e vou divulgar com os amigos!
    Maria Olívia(BIA)

  28. Maria Chiquinha

    A-D-O-R-E-I!!!!!! a entrevista está show! Assim como os trabalhos perfeitos!

  29. Maria Chiquinha

    A-D-O-R-E-I!!!!!! a entrevista está show! Assim como os trabalhos perfeitos!

  30. Maria Chiquinha

    A-D-O-R-E-I!!!!!! a entrevista está show! Assim como os trabalhos perfeitos!

  31. inhaartesanato

    Parabéns pela entrevista, foi dez!!
    E parabéns ao casal, seus trabalhos são maravilhosos!!!Adorei!!!!Muito sucesso!!!!

  32. inhaartesanato

    Parabéns pela entrevista, foi dez!!
    E parabéns ao casal, seus trabalhos são maravilhosos!!!Adorei!!!!Muito sucesso!!!!

  33. inhaartesanato

    Parabéns pela entrevista, foi dez!!
    E parabéns ao casal, seus trabalhos são maravilhosos!!!Adorei!!!!Muito sucesso!!!!