Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Clau do Ateliê Clau Vieira

Entrevista com Clau do Ateliê Clau Vieira

clau-vieira-capa-entrevista-elo7
Olá Clau, conte-nos um pouco sobre você e sobre o Ateliê Clau Vieira.

Meu nome é Claudiane, sou casada e tenho 2 filhas. Sou formada em RH e trabalhei nessa área por muitos anos, porém sempre me identifiquei com tudo relacionado à arte. As lembrancinhas das minhas filhas eu mesma fiz, presentes para amigas e assim foi… Comecei a vender para vizinhos e conhecidos e quando vi estava fazendo as duas coisas ao mesmo tempo, trabalhando em casa e na empresa.
Meu último emprego foi em uma grande madeireira e foi lá que fiz vários e importantes contatos que hoje são meus fornecedores de matéria prima. Naquela época percebi como o mercado de decoração infantil era carente, principalmente em Curitiba. Temos um público muito bom, porém temos poucos produtos e com preços muito elevados.
Quando engravidei da minha segunda filha, resolvi apostar nesta área e me dediquei exclusivamente a criar minha própria marca em Curitiba e consequentemente comecei a vender para todo Brasil e muitos produtos nossos já exportamos.


Fale sobre seu portfólio de produtos e sobre seu modo de trabalho. Como são seus produtos, as características e diferenciais de cada um e o que utiliza para produzi-los.

O nosso foco é MDF e alguma coisa em biscuit. O principal diferencial, além de nossos preços, é que todas as peças que temos no Ateliê são criadas por mim mesma. Cada trabalho procuramos fazer de forma única, colocando um detalhe especial em cada um deles, mesmo que estejamos vendendo um kit da mesma cor de tantos outros que já fizemos. Em cada um deles sempre tem algo que o diferenciará, e assim conquistamos cada vez mais um mercado que busca exatamente isso: produtos de qualidade, com preços acessíveis, sem deixar de ser algo exclusivo.

Eu sempre tive muita dificuldade em achar peças diferentes para decoração do quartinho de minhas filhas. Sempre via nas feiras e locais que visitava muitos trabalhos iguais, usando sempre as mesmas figuras, onde só mudava a cor do produto e eu não queria isso de maneira alguma em meu ateliê. Meu objetivo era criar uma linha exclusiva e para isso, como eu sempre tive extrema facilidade em desenhar, resolvi unir estas duas pontas, e meu principal diferencial hoje no mercado nacional é este: nós desenhamos o que o cliente quer, fazemos a decoração que o cliente quer, sendo ela qual for e sem cobrar nenhum taxa EXTRA para criação.

Você trabalha sozinha no Ateliê Clau Vieira ou tem uma equipe? Você tem um ateliê próprio ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Eu tenho uma equipe de 8 pessoas e cada uma tem um papel fundamental dentro do ateliê. Trabalhamos em minha casa mesmo pois o atendimento ao público direto nunca foi nosso objetivo. Criei um anexo para preparação de nossas peças.

clau-vieira-content1

clau-vieira-content2

Como definiria seu próprio trabalho? Quais são suas principais qualidades como artesã?

Mesmo tendo uma equipe de várias pessoas, os detalhes de cada peça sou eu mesma quem preparo. Qualidade sempre foi o que buscamos como diferencial, então acompanho de perto toda a preparação, desde a compra de matéria prima até a embalagem das peças para serem enviadas. E estamos sempre na busca constante pelo aprimoramento de nossos produtos e também sempre tentando criar coisas diferentes para o cliente final.

Quais as perspectivas, desafios e dificuldades que encontra hoje no seu trabalho?

Para vender em Curitiba encontramos muita dificuldade pois não temos um espaço para atendimento. Percebo também que o público de Curitiba tem receio de compra via internet, o que dificulta bastante. Vendemos muito para todo o Brasil e nosso mercado principal hoje é São Paulo e Rio de Janeiro. Nossa perspectiva é realmente de acabar com esta barreira nas vendas virtuais, deixando o cliente satisfeito. Dessa maneira teremos indicações e novos clientes.

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Que técnicas de venda e de divulgação utiliza?

Vendemos somente via internet, onde temos parceria com os principais sites de busca para divulgação de nosso ateliê.

Além do seu trabalho com o Ateliê Clau Vieira, o que mais você gostade fazer?

Minha família e eu adoramos viajar e sempre que sobra um tempinho não pensamos duas vezes. Já conhecemos grande parte do Brasil e alguns países e cada local que visito procuro conhecer um pouco da cultura e também tentar trazer sempre novidades para meu ateliê.


Para fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que diria?

Eu diria que sou uma pessoa que ama o que faz, e isso, sem dúvida alguma, é o que traz o sucesso que estamos tendo no Ateliê. Sempre trabalhei administrando pessoas e sempre gostei muito, porém, as pessoas que me conhecem e que trabalharam comigo sabem que sempre tive um sonho, que era ter meu próprio negócio, e agora, procuro manter sempre minha equipe motivada e empenhada em buscar em si mesmos a perfeição, para que nós, juntos, possamos crescer.

Para conhecer mais os produtos da Clau, visite a loja Ateliê Clau Vieira no Elo7!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.