Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Deborah da Artes da Abelha Miniaturas, São Paulo/SP

Entrevista com Deborah da Artes da Abelha Miniaturas, São Paulo/SP

Deborah, conte-nos um pouco como tudo começou. Como surgiu a Artes da Abelha Miniaturas? Fale um pouco sobre você e seu trabalho.
A Artes da Abelha na realidade começou dentro do meu coração, quando era ainda menininha e trocava as bonecas grandes e bonitas por caixas de papelão e de remédios para confeccionar minhas próprias casinhas. Sempre amei miniaturas. Trabalhei dez anos em um escritório e paralelamente pintava óleo sobre tela, mas a verdadeira paixão estava nas minis. O primeiro quadrinho que fiz foi o de bibliotecário (em um ato atrevido), pois nunca tinha feito nada igual. Presenteei minha mãe e a partir disso comecei a ter encomendas em minha própria casa. Comecei então a confeccionar vitrines infantis para lojas de maternidade, montei um site e há 10 meses saí do meu emprego para juntar o útil ao agradável que era cuidar da minha linda filha de dois anos Larissa e me dedicar às miniaturas. Fiquei muito feliz com essa nova página que virei!

Hoje você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos? Você exerce alguma outra profissão em paralelo?

Hoje não busco só uma fonte de renda, é claro que faz parte, mas o maior motivo é o prazer que a arte me proporciona, cada trabalho finalizado é muito gratificante. Quando as pessoas vêem meu trabalho, logo me perguntam: “Você é bem calma né?”. Pois tem que ser muito calma pra fazer isso. E eu respondo que não sou calma não, mas a miniatura me acalma bastante!
Além de artesã, estou começando também a trabalhar com decorações para festas infantis WWW.TEDHFESTAS.ELO7.COM.BR. Adoro proporcionar uma visão alegre às pessoas em um dia tão especial.

Conte-nos sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, as matérias-primas, os materiais e equipamentos utilizados.

O meu modo de trabalho vem a partir do gosto do cliente. Gosto de personalizar para o cliente saber que daquele jeitinho só ele tem, coloco fotos, nomes, o time de futebol que torce etc. Procuro usar peças recicláveis como papelão, componentes elétricos, componentes de computador velho etc. Utilizo em meus trabalhos madeira, vidro, tecido enfim, o que tiver condições de uso.


Deborah, você trabalha sozinha para a Artes da Abelha Artes da Abelha Miniaturas ou tem uma equipe? Você tem um ateliê ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Por enquanto ainda trabalho sozinha, tenho meu ateliê na minha casa, é o meu cantinho preferido para fazer minha arte e organizar os produtos.


Que características considera diferenciais nos seus trabalhos? Quais são suas principais qualidades como artesã?

É um trabalho minucioso, gracioso e personalizado. Todo artesão é feliz, porque faz o que gosta, não dá pra fazer arte se você não gosta. A arte é paixão, é amor à primeira vista, ou você ama ou odeia!! Então resumindo eu sou feliz e tenho essa qualidade porque eu faço ARTE!


O que você considera um produto artesanal com qualidade? Quando analisa um produto de um terceiro, o que considera como essenciais para que o produto seja vendável e agrade aos clientes?

O essencial é ter qualidade. No meu caso é tudo muito pequeno e isso atrai olhares. Os clientes olham cada detalhe. Então eu acho que um trabalho limpo e com acabamento perfeito valoriza o trabalho e atrai vendas.

O que você acha do mercado de produtos feitos à mão no Brasil? Quais as perspectivas, desafios e dificuldades de se atuar nesse mercado hoje?

Hoje em dia eu acho que a divulgação está melhorando, porque a equipe do Elo7 tem ajudado muito, mas a valorização do trabalho manual ainda não alcançou o pódio merecido. No Brasil infelizmente não é reconhecido, mas ainda bem que lá fora fazemos sucesso.

Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

Um trabalho feito
por mãos, calor humano que dá vida no produto, que faz com o coração. Há uma frase que diz que TUDO O QUE É FEITO COM AMOR É BEM FEITO E NÃO PRECISA SER REFEITO!

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Você utiliza que técnicas de venda e de divulgação?

Além do Elo7, procuro feiras de artesanato, exposições, blogs etc. Eu acho que a melhor maneira é o boca-a-boca, mostre aos seus vizinhos, amigos, parentes, escola, trabalho e o Elo7!


Você tem algum hobby que gostaria de citar? Além de seu trabalho na Artes da Abelha Miniaturas, o que mais você gosta de fazer?

Meu hobby é cantar e pintar.

Para fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

Eu diria que amo viver, que Deus é maravilhoso e tudo o que tenho e sou vem dele e não de mim mesma! Obrigada Deus!

Visite a Artes da Abelha Miniaturas no Elo7:
https://www.elo7.com.br/artesdaabelha/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.