Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Fernanda Sendra

Entrevista com Fernanda Sendra

Hoje o Elo7 entrevistou a designer gráfica Fernanda Sendra. Além de designer, Fernanda é arte-educadora e artista plástica. Seu trabalho principal é composto por blocos, cadernos, álbuns, convites e caixas. Observar seu trabalho é perceber como um único formato de produto possibilita tantos resultados diferentes, apenas com o uso da criatividade na maneira de empregar os materiais.

Fernanda, conte-nos como tudo começou.

Sempre gostei de atividades manuais, mas a paixão pelos “livros artesanais” surgiu na faculdade de design. Mesmo sem perceber acabava me preocupando com as capas e maneiras de apresentar meus trabalhos, sempre dava um jeito de finalizar o conteúdo antes do prazo para dar tempo de fazer as capas e encadernações que criava. Já próximo de me formar, entrei para a disciplina eletiva de encadernação e acabei descobrindo as possibilidades e encantos desta área do design, desconhecida por muitos.

Além de artesã, você exerce outra profissão?

Sim, sou Designer Gráfica, Arte-educadora e Artista Plástica. Muitos me perguntam como eu consigo trabalhar em tantas áreas diferentes. Mas a resposta para esta questão é simples: não exerço profissões totalmente distintas, muito pelo contrário, são super complementares, os públicos é que são diferentes. A criatividade não surge do nada, ela só aparece para aqueles que sabem observar e ver o mundo como um todo, e nada melhor para a criatividade do que lidar com pessoas, lugares e atividades diferentes o tempo todo. Por isso acredito que exercer tais profissões só ajuda no desenvolvimento do meu trabalho, agregando valores e qualidade.

Artesanato é hobby ou algo mais?

Meus “livros” não são minha única fonte de renda, mas posso dizer que estão se tornando a principal, e cada dia mais. Confesso que estou achando ótimo, pois amo o que faço. Em muitos momentos torna-se uma atividade cansativa como todas as outras profissões, pois exige muita concentração, esforço e disciplina. Mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante ver o trabalho pronto e o contentamento do cliente.


Quais são suas habilidades e especialidades?

Minha especialidade é lidar com o design artístico e artesanal como um todo. Além da costura em papel, arrisco na fotografia, num bom desenho e numa boa pintura que utilizo nos meus projetos gráficos, nas minhas aulas de artes e nas minhas animações tradicionais. O design agrega pesquisa e valores aos produtos, proporcionando o diferencial que os torna únicos.

Que tipo de trabalho artesanal lhe proporciona mais prazer?

Sem dúvida meus álbuns. Amo fazê-los, vê-los prontos e saber que servirão para eternizar memórias e bons momentos.


Quais materiais e equipamentos você costuma utilizar?

Materiais – papéis Acid Free sempre, tecidos (diversos tipos), papelão, linha encerada, couro, fitas de todos os tipos, cola, elásticos, botões etc.

Equipamentos – prensa, guilhotina, Awl, dobradeiras, vincador, agulhas, rolos, pincéis, estilete, réguas , eventualmente máquina de costura etc.

Onde você busca inspiração?

No meu dia-a-dia, nas pessoas, na moda, em tudo praticamente. Adoro observar o mundo. Observar é um exercício que ajuda a desenvolver a criatividade e por isso procuro praticá-lo sempre. Sou uma estudante compulsiva… estou sempre buscando aprender alguma coisa nova. Quando não desmonto para aprender a reconstruir.

Fale um pouco sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que você faz.

Todos os meus projetos exigem muita concentração, dedicação e disciplina, pois são realizados sempre em etapas. É um trabalho minucioso que leva tempo e demanda paciência. Entre os produtos estão blocos, cadernos, álbuns, convites, caixas etc. Mas o interessante é que são todos únicos. Gosto de explorar as possibilidades dos materiais e adoro trabalhar com o fato de que um “formato” de produto possibilita tantos resultados diferentes, apenas com o uso da criatividade na maneira de empregar os materiais. Normalmente costumo vender meus produtos como presentes personalizados ou para quem valoriza o trabalho artesanal de qualidade e exclusivo, além de trabalhar bastante para eventos e empresas que buscam oferecer algo diferente e exclusivo para seus convidados e clientes.

Você tem um atelier ou compartilha espaços da casa para suas criações?

Tenho um cômodo da casa que transformei em atelier, e outro que chamo de extensão, onde fica a mesa de criação, corte e montagem. São nestes espaços que executo todas as etapas, de todos os projetos. Descreveria como a melhor relação espaço x quantidade de coisas maravilhosas :). Até hoje me pergunto como pode caber tanta coisa… O espaço é pequeno, mas guarda praticamente todas as melhores coisas da minha vida. Tem fotos das pessoas que amo; tem todas as minhas ferramentas de trabalho, desde o computador até minhas linhas, agulhas e lápis de cor; tem sofá para descansar e receber clientes; tem meus livros que me ensinam coisas novas todos os dias; tem minha humilde coleção de revistas de design e miniaturas de carros (sou fanática); tem materiais de trabalho tais como papéis de todos os tipos, tecidos; além dos produtos em processo e prontos… Nossa, são tantas coisas que podem ser encontradas, que passaria horas e horas relatando aqui.

Você dá cursos?

Dou aulas para os interessados sim. O curso está dividido em 3 módulos: Encadernação básica, Encadernação avançada e Cartonagem (caixas). Cada módulo possui sua parte teórica sobre o material e técnica e outra parte totalmente prática. Divido desta maneira porque o principal segredo para o resultado positivo e de qualidade na área em que atuo, está no profundo conhecimento do material e ferramentas utilizadas. Sem este conhecimento dificilmente o resultado final prático será de qualidade ou terá sua finalidade cumprida durante longo tempo.

 

Você escreve tutoriais e artigos “como fazer” sobre artesanato?

Não, mas não por falta de vontade, mas por ser realmente difícil passar algumas coisas fundamentais através de tutoriais, tais como a trabalhar da maneira correta com a fibra do papel e do tecido, ou demonstrar a consistência ideal da cola. Mas já estou trabalhando para montar algo do gênero.

Você trabalha sozinha ou tem uma equipe?

Trabalho sozinha, em todas as fases do projeto. Tenho amigos artesãos sim, mas em outras áreas. Na minha área tenho uma amiga, já até fizemos parcerias em trabalhos e feiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais características você considera essenciais para considerar o resultado final como um bom trabalho?

Qualidade de acabamento e harmonia nas cores e materiais. Faço questão que o acabamento esteja impecável. Não entrego ou vendo nenhum produto que não esteja perfeito. Todos passam por teste de qualidade aos olhos de pessoas super críticas que me ajudam nesta fase. O olhar de uma pessoa que não está totalmente envolvida em todas as fases do projeto é importantíssimo para identificar possíveis falhas, pois não estão “viciados” como os olhos de quem está o tempo todo envolvido. Por isso, sempre faço o teste.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão?
Lidar com a cultura industrializada e o preconceito com relação ao produto artesanal. As pessoas não compreendem o valor real do produto artesanal. Não se pode comparar produtos artesanais com produtos industriais, são totalmente diferentes desde a forma de concepção e fabricação, até sua finalidade, e acredito que a maior dificuldade seja exatamente fazer as pessoas compreenderem isso.

Como você vê o panorama do artesanato no Brasil de hoje?

Acho que há espaço e cabe a nós artesãos lutar por ele. O produto artesanal é único e esta exclusividade e especificidade é seu maior diferencial e valor. O produto artesanal pode fazer aquilo que nenhum produto industrializado pode, se “moldar” às necessidades do cliente, ser personalizado. Se analisarmos a história veremos que em diversas fases do desenvolvimento da indústria, o produto artesanal aparece como “derrubado” pelo desenvolvimento. Mas se isso fosse realmente verdade, não teria sentido o que tantas pesquisas no setor apontam, pois a cada dia maior é o numero de pessoas que vivem do artesanato, e se formos pesquisar veremos que isso não acontece só no Brasil. Eu arrisco dizer até que esse desenvolvimento da indústria que barateia o produto e torna tudo igual, só tende a agregar mais valor ao produto artesanal.


Você vê perspectivas boas para o mercado de produtos feitos à mão no nosso país?
Vejo sim, mas para isso nós artesãos temos que lutar, não podemos nos deixar abalar, muito menos deixar de cobrar por nossos produtos o valor que eles realmente valem. Temos que ser os primeiros a valorizar nossos produtos, só assim as pessoas passarão a valorizá-lo.

Você acha que é possível mesmo viver exclusivamente do artesanato? Quais os desafios e oportunidades?

Acredito que sim. Não é uma tarefa fácil, mas para isso, assim como todo negócio, é necessário investimento, dedicação, disciplina, espírito empreendedor e principalmente, saber selecionar e direcionar o trabalho a um público-alvo.

Que dicas você daria a quem quer começar?
Dedicação, disciplina, vontade, coragem e paciência são pré-requisitos para quem deseja começar. No caso da encadernação e cartonagem existem alguns livros muito bons como:

– Making Memory Boxes, by Barbara Mauriello

– Japanese Bookbinding by a master craftsman

– Books, Boxes and Wraps, by Marilyn Webberley and JoAnn Forsyth

– The Best of Brochure Design 07 (para pesquisa de possibilidades do Design Gráfico… os projetos não são artesanais, mas baseados no trabalho artesanal)

– Experimental Formats & Packaging (Também relacionado ao mundo do Design Gráfico… os projetos não são artesanais, mas baseados no trabalho artesanal)

Entre muitos outros…

Porém, o mais importante é conhecer o material, suas propriedades e ser criativo. Pode parecer propaganda, mas recomendo meu curso :-). O contato e a possibilidade de perguntar coisas a alguém que conhece e trabalha há algum tempo com encadernação são importantíssimos, acho que nada pode ser mais didático que a troca de experiências. Outra coisa importantíssima é o cuidado na pesquisa de material e estar sempre atualizado com relação ao mercado.

Como você divulga e vende seu trabalho?

Meus maiores divulgadores são meus próprios clientes e amigos que fazem a propaganda boca-a-boca. Mas, além disso, tenho uma vitrine na gráfica de uma amiga, e eventualmente participo de feiras e eventos. Tenho também imagens dos produtos em sites de relacionamentos onde os amigos e curiosos podem sempre conferir as novidades. A maior parte dos produtos é feita por encomenda, a partir de contatos adquiridos com a divulgação boca-a-boca. Participo de feiras eventuais e muita gente me procura para fazer peças para eventos. Além é claro, da gráfica da minha amiga, citada anteriormente.

Você acha que a internet pode ajudar na divulgação do seu trabalho?

Claro que pode, aliás, já está ajudando. Graças a ela já existem pessoas de várias partes do Brasil e do mundo que elogiam e encomendam meus produtos, além de possibilitar a pesquisa sobre o andamento do mercado no Brasil e no mundo. Acho o Elo7 uma ótima iniciativa. Principalmente para tirar essa máscara de que produto artesanal é aquele que não acompanhou o desenvolvimento da tecnologia. Vocês acreditam que já cansei de escutar coisas do gênero? Nosso produto não é industrializado, mas sua divulgação e venda podem e devem seguir as tecnologias. Graças às tecnologias atuais, meus produtos já foram para diversas partes do Brasil e do mundo. Espero e desejo que o Elo7 colabore para que isso continue acontecendo.

Você tem algum hobby que gostaria de citar?

Gosto de fazer tantas coisas… mas uma em particular: não consigo ficar muito tempo sem fotografar. Adoro registrar momentos dos quais participo. Sempre que viajo, 95% das fotos são de texturas ou de detalhes que observo ao meu redor e não resisto em registrar. Qualquer coisa que fuja do “lugar comum”, dificilmente escapa das minhas lentes compulsivas. Gosto da possibilidade de ler o mundo de formas diferentes, pelos detalhes e não pelo todo. Minha recomendação é: saia de casa um dia sem pensar em nada e observe, focalize o olhar, esqueça o todo e repare nos detalhes. Você verá um mundo totalmente diferente e inspirador.

Fale um pouco mais de você.

Não consigo viver sem a família, animais (principalmente cães), natureza, trabalho, minha câmera fotográfica e internet (adoro poder me comunicar com o mundo). Não tenho filhos ainda, mas tenho sim uma cachorrinha que cuido e trato como tal, é a minha vidinha, meu denguinho, faço tudo por ela. Sou apaixonada pela vida e por tudo o que ela me deu: família, amigos, animais e trabalho. Posso dizer que sou feliz por ter conquistado tantas coisas boas nesses meus 25 aninhos, mas sou incansável e ainda quero e VOU conquistar muito mais… Vou citar as palavras do “mestre” Gonzaguina no refrão da música que rege a minha vida:

“Eu fico com a pureza das respostas das crianças…
É a vida,
É bonita e é bonita…

Viver…
E não ter a vergonha de ser feliz…..
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz…..

Eu sei…
Que a vida devia ser bem melhor e será

Mas isso não impede que eu repita …

É bonita
É bonita
E é bonita”

:-)

Visite a loja de Fernanda: https://www.elo7.com.br/fesendra

bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

87 comentários

  1. Antonio Claudio

    Bem, a Nanda é espetacular na atividade que desenvolve. Ela foi responsável pelo sucesso de parte da Festa de 50 anos meus e de minha mulher. Ela desenvolveu e criou os convites da Festa, que foram executados na gáfica daquela tal amiga dela. Unanimemente todos ficaram fascinados pelo trabalho. Daí, acho que ela deveria ter um local para expor esse tipo de trabalho também.
    Parabéns, Nandinha,

  2. Antonio Claudio

    Bem, a Nanda é espetacular na atividade que desenvolve. Ela foi responsável pelo sucesso de parte da Festa de 50 anos meus e de minha mulher. Ela desenvolveu e criou os convites da Festa, que foram executados na gáfica daquela tal amiga dela. Unanimemente todos ficaram fascinados pelo trabalho. Daí, acho que ela deveria ter um local para expor esse tipo de trabalho também.
    Parabéns, Nandinha,

  3. Antonio Claudio

    Bem, a Nanda é espetacular na atividade que desenvolve. Ela foi responsável pelo sucesso de parte da Festa de 50 anos meus e de minha mulher. Ela desenvolveu e criou os convites da Festa, que foram executados na gáfica daquela tal amiga dela. Unanimemente todos ficaram fascinados pelo trabalho. Daí, acho que ela deveria ter um local para expor esse tipo de trabalho também.
    Parabéns, Nandinha,

  4. queridooooo que feliz que fiquei quando vi sua mensagem aqui…

    Obrigadiiiissimaaaa… voces todos sao meus grandes incentivadores…

    Um suuuper beijo pra voce e outro para a Elo…

    Bjuss

  5. queridooooo que feliz que fiquei quando vi sua mensagem aqui…

    Obrigadiiiissimaaaa… voces todos sao meus grandes incentivadores…

    Um suuuper beijo pra voce e outro para a Elo…

    Bjuss

  6. queridooooo que feliz que fiquei quando vi sua mensagem aqui…

    Obrigadiiiissimaaaa… voces todos sao meus grandes incentivadores…

    Um suuuper beijo pra voce e outro para a Elo…

    Bjuss

  7. Cristine Martin

    Parabéns Fernanda!

    Gostei muito do seu trabalho e da entrevista; você é muito caprichosa e acho que este é um cuidado importante na confecção de um produto artesanal, pois mostra o carinho com que fazemos nosso trabalho.

    Um abraço,

    Cristine
    Terracota Bolsas Artesanais

  8. Cristine Martin

    Parabéns Fernanda!

    Gostei muito do seu trabalho e da entrevista; você é muito caprichosa e acho que este é um cuidado importante na confecção de um produto artesanal, pois mostra o carinho com que fazemos nosso trabalho.

    Um abraço,

    Cristine
    Terracota Bolsas Artesanais

  9. Cristine Martin

    Parabéns Fernanda!

    Gostei muito do seu trabalho e da entrevista; você é muito caprichosa e acho que este é um cuidado importante na confecção de um produto artesanal, pois mostra o carinho com que fazemos nosso trabalho.

    Um abraço,

    Cristine
    Terracota Bolsas Artesanais

  10. Fabiana Egídio

    Fe,

    estou cada dia mais encatada com seus trabalhos!

    São simplesmente LINDOS!

    Quero saber mais do curso, ok!

    Beijos!

    Fabiana Egídio – CSA

  11. Fabiana Egídio

    Fe,

    estou cada dia mais encatada com seus trabalhos!

    São simplesmente LINDOS!

    Quero saber mais do curso, ok!

    Beijos!

    Fabiana Egídio – CSA

  12. Fabiana Egídio

    Fe,

    estou cada dia mais encatada com seus trabalhos!

    São simplesmente LINDOS!

    Quero saber mais do curso, ok!

    Beijos!

    Fabiana Egídio – CSA

  13. Cristne:
    Nossa muito obrigada pelos elogios fico muito orgulhosa e feliz quando recebo elogios aos meus produtos…
    Obrigada mesmo…

    Fabiana:
    Que alegria ver voce por aqui!!!Fiquei muito feliz de ver sua mensagem… pode deixar que ja estou com seus telefones para te ligar…
    Bjussssss
    FeSendra

  14. Cristne:
    Nossa muito obrigada pelos elogios fico muito orgulhosa e feliz quando recebo elogios aos meus produtos…
    Obrigada mesmo…

    Fabiana:
    Que alegria ver voce por aqui!!!Fiquei muito feliz de ver sua mensagem… pode deixar que ja estou com seus telefones para te ligar…
    Bjussssss
    FeSendra

  15. Cristne:
    Nossa muito obrigada pelos elogios fico muito orgulhosa e feliz quando recebo elogios aos meus produtos…
    Obrigada mesmo…

    Fabiana:
    Que alegria ver voce por aqui!!!Fiquei muito feliz de ver sua mensagem… pode deixar que ja estou com seus telefones para te ligar…
    Bjussssss
    FeSendra

  16. Bruno Antunes

    Fernanda,

    Que bom ver você crescendo cada dia mais na sua atividade. No curso de cartonagem deu para perceber o quanto você gosta do que faz e isso é a principal ferramenta para um belo trabalho manual. Não basta você ter a técnica, possuir todos os materiais, se não tiver a principal matéria prima, o amor. Tudo nessa vida depende dele, mas no artesanato isso é mais que fundamental.

  17. Bruno Antunes

    Fernanda,

    Que bom ver você crescendo cada dia mais na sua atividade. No curso de cartonagem deu para perceber o quanto você gosta do que faz e isso é a principal ferramenta para um belo trabalho manual. Não basta você ter a técnica, possuir todos os materiais, se não tiver a principal matéria prima, o amor. Tudo nessa vida depende dele, mas no artesanato isso é mais que fundamental.

  18. Bruno Antunes

    Fernanda,

    Que bom ver você crescendo cada dia mais na sua atividade. No curso de cartonagem deu para perceber o quanto você gosta do que faz e isso é a principal ferramenta para um belo trabalho manual. Não basta você ter a técnica, possuir todos os materiais, se não tiver a principal matéria prima, o amor. Tudo nessa vida depende dele, mas no artesanato isso é mais que fundamental.

  19. Nanda!
    Bom, antes mesmo de você decidir qual área do design ia escolher , eu já estava te encomendando trabalhos….. E sempre o máximo! Acabamento perfeito sempre!
    Continue assim, lindona!
    Um beijo, Lu

  20. Nanda!
    Bom, antes mesmo de você decidir qual área do design ia escolher , eu já estava te encomendando trabalhos….. E sempre o máximo! Acabamento perfeito sempre!
    Continue assim, lindona!
    Um beijo, Lu

  21. Nanda!
    Bom, antes mesmo de você decidir qual área do design ia escolher , eu já estava te encomendando trabalhos….. E sempre o máximo! Acabamento perfeito sempre!
    Continue assim, lindona!
    Um beijo, Lu

  22. Olá Fefê!!!
    Parabéns! Trata-se de uma super entrevista…
    Parabenizo também ao site que organizou a estrutura da entrevista e permitiu que a profissional se expusesse por inteiro.
    Sugiro que a bibliografia recomendada possa incluir, com o tempo, livros em espanhol, em português, pois os latinos iriam adorar.
    Um outro campo que poderia ser socializado, e que confere uma identidade

  23. Olá Fefê!!!
    Parabéns! Trata-se de uma super entrevista…
    Parabenizo também ao site que organizou a estrutura da entrevista e permitiu que a profissional se expusesse por inteiro.
    Sugiro que a bibliografia recomendada possa incluir, com o tempo, livros em espanhol, em português, pois os latinos iriam adorar.
    Um outro campo que poderia ser socializado, e que confere uma identidade

  24. Olá Fefê!!!
    Parabéns! Trata-se de uma super entrevista…
    Parabenizo também ao site que organizou a estrutura da entrevista e permitiu que a profissional se expusesse por inteiro.
    Sugiro que a bibliografia recomendada possa incluir, com o tempo, livros em espanhol, em português, pois os latinos iriam adorar.
    Um outro campo que poderia ser socializado, e que confere uma identidade

  25. Nandinha,

    Eu, como mãe, sou suspeitíssima, rsrsrs. Por isso deixei para expor o orgulho que sinto de você e do seu trabalho, após algumas pessoas já terem exteriorizado suas opiniões.
    Acho que só posso dizer obriga a Deus por me proporcionar ver seu crescimento como pessoa e como profissional.
    Tenho acompanhado sua perseverança e me orgulho muito ao ver o resultado em seu

  26. Nandinha,

    Eu, como mãe, sou suspeitíssima, rsrsrs. Por isso deixei para expor o orgulho que sinto de você e do seu trabalho, após algumas pessoas já terem exteriorizado suas opiniões.
    Acho que só posso dizer obriga a Deus por me proporcionar ver seu crescimento como pessoa e como profissional.
    Tenho acompanhado sua perseverança e me orgulho muito ao ver o resultado em seu

  27. Nandinha,

    Eu, como mãe, sou suspeitíssima, rsrsrs. Por isso deixei para expor o orgulho que sinto de você e do seu trabalho, após algumas pessoas já terem exteriorizado suas opiniões.
    Acho que só posso dizer obriga a Deus por me proporcionar ver seu crescimento como pessoa e como profissional.
    Tenho acompanhado sua perseverança e me orgulho muito ao ver o resultado em seu

  28. Bruno:
    Obrigada pela sua mensagem e fiquei muito feliz de recebe-la… Preciso deixar registrado que voce esta crtissimo, acho que um dos ingredientes principais para um produto de qualidade é o amor depositado nele, sabemos disso…
    Obrigada

    Lu voce sempre foi minha grande incentivadora… acho que somos uma responsavel pelo sucesso da profissao da outra, rsrsrs bjo bjo bjo

  29. Bruno:
    Obrigada pela sua mensagem e fiquei muito feliz de recebe-la… Preciso deixar registrado que voce esta crtissimo, acho que um dos ingredientes principais para um produto de qualidade é o amor depositado nele, sabemos disso…
    Obrigada

    Lu voce sempre foi minha grande incentivadora… acho que somos uma responsavel pelo sucesso da profissao da outra, rsrsrs bjo bjo bjo

  30. Bruno:
    Obrigada pela sua mensagem e fiquei muito feliz de recebe-la… Preciso deixar registrado que voce esta crtissimo, acho que um dos ingredientes principais para um produto de qualidade é o amor depositado nele, sabemos disso…
    Obrigada

    Lu voce sempre foi minha grande incentivadora… acho que somos uma responsavel pelo sucesso da profissao da outra, rsrsrs bjo bjo bjo

  31. Fefezinha!!!

    Fiquei mto feliz com a sua entrevista!!!! Vc tem um futuro lindo pela frente!

    Adorei o “tenho uma amiga que atua na mesma área que eu!!!!” Que orgulhoooooo!!! Falou de mim!!!!!

    Bjus bjus bjus e mto $$uce$$ooo!

  32. Fefezinha!!!

    Fiquei mto feliz com a sua entrevista!!!! Vc tem um futuro lindo pela frente!

    Adorei o “tenho uma amiga que atua na mesma área que eu!!!!” Que orgulhoooooo!!! Falou de mim!!!!!

    Bjus bjus bjus e mto $$uce$$ooo!

  33. Fefezinha!!!

    Fiquei mto feliz com a sua entrevista!!!! Vc tem um futuro lindo pela frente!

    Adorei o “tenho uma amiga que atua na mesma área que eu!!!!” Que orgulhoooooo!!! Falou de mim!!!!!

    Bjus bjus bjus e mto $$uce$$ooo!

  34. Confraria Amigas do Vinho

    Oi,Fernanda.
    Parabéns pelo trabalho – que já conheço.
    Parabéns pela belíssima entrevista e ilustrações.
    Beijos & Vinhos,
    Maria Lúcia Rodriues
    http://www.amigasdovinho.com.br
    amigasdovinho@uol.com.br

  35. Confraria Amigas do Vinho

    Oi,Fernanda.
    Parabéns pelo trabalho – que já conheço.
    Parabéns pela belíssima entrevista e ilustrações.
    Beijos & Vinhos,
    Maria Lúcia Rodriues
    http://www.amigasdovinho.com.br
    amigasdovinho@uol.com.br

  36. Confraria Amigas do Vinho

    Oi,Fernanda.
    Parabéns pelo trabalho – que já conheço.
    Parabéns pela belíssima entrevista e ilustrações.
    Beijos & Vinhos,
    Maria Lúcia Rodriues
    http://www.amigasdovinho.com.br
    amigasdovinho@uol.com.br

  37. Fê!!
    Lindo! Lindo! Lindo! Mais uma vez, você está de parabéns! Seus trabalhos estão cada vez mais bonitos e caprichados. E é tão legal ver como você é realmente apaixonada pelo que você faz, ver que você se entrega de coração a sua profissão. Tenho muito orgulho de você, e tenho certeza de que sua estrela vai brilhar cada vez mais! Um beijo enorme da amiga Clá!

  38. Fê!!
    Lindo! Lindo! Lindo! Mais uma vez, você está de parabéns! Seus trabalhos estão cada vez mais bonitos e caprichados. E é tão legal ver como você é realmente apaixonada pelo que você faz, ver que você se entrega de coração a sua profissão. Tenho muito orgulho de você, e tenho certeza de que sua estrela vai brilhar cada vez mais! Um beijo enorme da amiga Clá!

  39. Fê!!
    Lindo! Lindo! Lindo! Mais uma vez, você está de parabéns! Seus trabalhos estão cada vez mais bonitos e caprichados. E é tão legal ver como você é realmente apaixonada pelo que você faz, ver que você se entrega de coração a sua profissão. Tenho muito orgulho de você, e tenho certeza de que sua estrela vai brilhar cada vez mais! Um beijo enorme da amiga Clá!

  40. Fernanda, voce e demais!!!!!!!!
    Seus trabalhos sao feitos com muita determinacao, qualidade e muita dedicacao.
    Estou muito orgulhosa .
    Tenho certeza que muito em breve voce tera o seu reconhecimento.

    E sera reconhecida como a DESIGNER FERNANDA SENDRA!!!!!!!!!!!!!
    beijinhos
    Suzete

  41. Fernanda, voce e demais!!!!!!!!
    Seus trabalhos sao feitos com muita determinacao, qualidade e muita dedicacao.
    Estou muito orgulhosa .
    Tenho certeza que muito em breve voce tera o seu reconhecimento.

    E sera reconhecida como a DESIGNER FERNANDA SENDRA!!!!!!!!!!!!!
    beijinhos
    Suzete

  42. Fernanda, voce e demais!!!!!!!!
    Seus trabalhos sao feitos com muita determinacao, qualidade e muita dedicacao.
    Estou muito orgulhosa .
    Tenho certeza que muito em breve voce tera o seu reconhecimento.

    E sera reconhecida como a DESIGNER FERNANDA SENDRA!!!!!!!!!!!!!
    beijinhos
    Suzete

  43. Oi Fernanda,

    Entrevista sensacional!
    Parabéns pela forma profissional como você fez a abordagem dos assuntos sobre a qualidade dos produtos, a importância da satisfação dos clientes, e a sua transbordante alegria ao demonstrar a todos nós o carinho, o amor e a dedicação que você coloca neste trabalho.
    Você nos dá uma lição de vida.
    As imagens dos seus exemplares, que podemos

  44. Oi Fernanda,

    Entrevista sensacional!
    Parabéns pela forma profissional como você fez a abordagem dos assuntos sobre a qualidade dos produtos, a importância da satisfação dos clientes, e a sua transbordante alegria ao demonstrar a todos nós o carinho, o amor e a dedicação que você coloca neste trabalho.
    Você nos dá uma lição de vida.
    As imagens dos seus exemplares, que podemos

  45. Oi Fernanda,

    Entrevista sensacional!
    Parabéns pela forma profissional como você fez a abordagem dos assuntos sobre a qualidade dos produtos, a importância da satisfação dos clientes, e a sua transbordante alegria ao demonstrar a todos nós o carinho, o amor e a dedicação que você coloca neste trabalho.
    Você nos dá uma lição de vida.
    As imagens dos seus exemplares, que podemos

  46. Fe, adorei a entrevista.
    como certeza está no caminho certo… pois já está acontecendo…
    Muito sucesso pra você.
    Lindo trabalho feito com amor e cuidado e de ótimo bom gosto!
    Vai com tudo menina! rs
    mil beijos
    Danny

  47. Fe, adorei a entrevista.
    como certeza está no caminho certo… pois já está acontecendo…
    Muito sucesso pra você.
    Lindo trabalho feito com amor e cuidado e de ótimo bom gosto!
    Vai com tudo menina! rs
    mil beijos
    Danny

  48. Fe, adorei a entrevista.
    como certeza está no caminho certo… pois já está acontecendo…
    Muito sucesso pra você.
    Lindo trabalho feito com amor e cuidado e de ótimo bom gosto!
    Vai com tudo menina! rs
    mil beijos
    Danny

  49. FeSendra.designer

    Marcia:
    Queridaaa, vc nao podia faltar afinal tudo comecou quando enlouquecemos juntas para participar da primeira feira, rsrsrsrs
    Bjusssssssssssss

    Maria Lucia:
    Mais uma vez me apoiando… seu coracao eh enorme… muito obrigada pelo carinho e incentivos depositados desde a primeira vez que nos vimos… Bjuss no seu coracao

    Suzete e Ivan:

    Voces tambem fazem

  50. FeSendra.designer

    Marcia:
    Queridaaa, vc nao podia faltar afinal tudo comecou quando enlouquecemos juntas para participar da primeira feira, rsrsrsrs
    Bjusssssssssssss

    Maria Lucia:
    Mais uma vez me apoiando… seu coracao eh enorme… muito obrigada pelo carinho e incentivos depositados desde a primeira vez que nos vimos… Bjuss no seu coracao

    Suzete e Ivan:

    Voces tambem fazem

  51. FeSendra.designer

    Marcia:
    Queridaaa, vc nao podia faltar afinal tudo comecou quando enlouquecemos juntas para participar da primeira feira, rsrsrsrs
    Bjusssssssssssss

    Maria Lucia:
    Mais uma vez me apoiando… seu coracao eh enorme… muito obrigada pelo carinho e incentivos depositados desde a primeira vez que nos vimos… Bjuss no seu coracao

    Suzete e Ivan:

    Voces tambem fazem

  52. Nanda, minha querida amiga de infância e amiga do coração….

    É um prazer imenso ver seu trabalho e ver a felicidade sempre em seu rostinho. Prazer maior é poder sentir o carinho com que vc fala dele, da sua vida, sua família e seus amigos. E tenho certeza q/ estou entre eles….
    Quero q saiba q vc sempre foi e sempre será uma amiga muito especial e marcante em minha vida. É difícil

  53. Nanda, minha querida amiga de infância e amiga do coração….

    É um prazer imenso ver seu trabalho e ver a felicidade sempre em seu rostinho. Prazer maior é poder sentir o carinho com que vc fala dele, da sua vida, sua família e seus amigos. E tenho certeza q/ estou entre eles….
    Quero q saiba q vc sempre foi e sempre será uma amiga muito especial e marcante em minha vida. É difícil

  54. Nanda, minha querida amiga de infância e amiga do coração….

    É um prazer imenso ver seu trabalho e ver a felicidade sempre em seu rostinho. Prazer maior é poder sentir o carinho com que vc fala dele, da sua vida, sua família e seus amigos. E tenho certeza q/ estou entre eles….
    Quero q saiba q vc sempre foi e sempre será uma amiga muito especial e marcante em minha vida. É difícil

  55. Rachel Beraldo

    Nanda, minha querida amiga de infância e amiga do coração….

    É um prazer imenso ver seu trabalho e ver a felicidade sempre em seu rostinho. Prazer maior é poder sentir o carinho com que vc fala dele, da sua vida, sua família e seus amigos. E tenho certeza q/ estou entre eles….
    Quero q saiba q vc sempre foi e sempre será uma amiga muito especial e marcante em minha vida. É difícil

  56. Rachel Beraldo

    Nanda, minha querida amiga de infância e amiga do coração….

    É um prazer imenso ver seu trabalho e ver a felicidade sempre em seu rostinho. Prazer maior é poder sentir o carinho com que vc fala dele, da sua vida, sua família e seus amigos. E tenho certeza q/ estou entre eles….
    Quero q saiba q vc sempre foi e sempre será uma amiga muito especial e marcante em minha vida. É difícil

  57. Rachel Beraldo

    Nanda, minha querida amiga de infância e amiga do coração….

    É um prazer imenso ver seu trabalho e ver a felicidade sempre em seu rostinho. Prazer maior é poder sentir o carinho com que vc fala dele, da sua vida, sua família e seus amigos. E tenho certeza q/ estou entre eles….
    Quero q saiba q vc sempre foi e sempre será uma amiga muito especial e marcante em minha vida. É difícil

  58. Fernanda,
    Parabens por esta bela entrevista
    e que cade vez venha mais trabalho para voce.
    grande beijo
    Rodrigo Sendra

  59. Fernanda,
    Parabens por esta bela entrevista
    e que cade vez venha mais trabalho para voce.
    grande beijo
    Rodrigo Sendra

  60. Fernanda,
    Parabens por esta bela entrevista
    e que cade vez venha mais trabalho para voce.
    grande beijo
    Rodrigo Sendra

  61. Que bom ver seu trabalho Fernandinha !!
    Acho até que poderemos desenvolver algo específico para nossa Empresa.
    Me liga pra discutirmos o assunto…

    Beijos,

    Marcos Friedman

  62. Que bom ver seu trabalho Fernandinha !!
    Acho até que poderemos desenvolver algo específico para nossa Empresa.
    Me liga pra discutirmos o assunto…

    Beijos,

    Marcos Friedman

  63. Que bom ver seu trabalho Fernandinha !!
    Acho até que poderemos desenvolver algo específico para nossa Empresa.
    Me liga pra discutirmos o assunto…

    Beijos,

    Marcos Friedman

  64. FeSendra.designer

    Cla,
    Nao preciso dizer que fiquei super feliz com sua mensagem ne…. Nosso quarteto eh tuuuudo de bom… AMO vcs amigas do meu coracao, obrigada pelo carinho e apoio bjocas milll

    Rachel:
    Eu morrendo de saudades suas e vejo essa msg super fofa aqui…. poxa vc eh a prova de que uma amizade eh verdadeira nao ha tempo nem distancia que possa diminui-la
    Te amo amiga!!! Bjusss

  65. FeSendra.designer

    Cla,
    Nao preciso dizer que fiquei super feliz com sua mensagem ne…. Nosso quarteto eh tuuuudo de bom… AMO vcs amigas do meu coracao, obrigada pelo carinho e apoio bjocas milll

    Rachel:
    Eu morrendo de saudades suas e vejo essa msg super fofa aqui…. poxa vc eh a prova de que uma amizade eh verdadeira nao ha tempo nem distancia que possa diminui-la
    Te amo amiga!!! Bjusss

  66. FeSendra.designer

    Cla,
    Nao preciso dizer que fiquei super feliz com sua mensagem ne…. Nosso quarteto eh tuuuudo de bom… AMO vcs amigas do meu coracao, obrigada pelo carinho e apoio bjocas milll

    Rachel:
    Eu morrendo de saudades suas e vejo essa msg super fofa aqui…. poxa vc eh a prova de que uma amizade eh verdadeira nao ha tempo nem distancia que possa diminui-la
    Te amo amiga!!! Bjusss

  67. FeSendra.designer

    Marcos:
    Sem querer ser puxa-saco, mas ja sendo, rsrsrsrs.. Fala meu “chefe mais queridoooo” rsrsrs…
    Que saudades do escritorio… nao tenho como negar que vcs foram a equipe de trabalho que marcou a minha vida, e fico muito feliz que, mesmo depois desse tempo todo, tenho a alegria de receber sua mensagem aqui…
    Obrigada mesmo!!! Vou ligar com certeza, seria um enoooorme prazer

  68. FeSendra.designer

    Marcos:
    Sem querer ser puxa-saco, mas ja sendo, rsrsrsrs.. Fala meu “chefe mais queridoooo” rsrsrs…
    Que saudades do escritorio… nao tenho como negar que vcs foram a equipe de trabalho que marcou a minha vida, e fico muito feliz que, mesmo depois desse tempo todo, tenho a alegria de receber sua mensagem aqui…
    Obrigada mesmo!!! Vou ligar com certeza, seria um enoooorme prazer

  69. FeSendra.designer

    Marcos:
    Sem querer ser puxa-saco, mas ja sendo, rsrsrsrs.. Fala meu “chefe mais queridoooo” rsrsrs…
    Que saudades do escritorio… nao tenho como negar que vcs foram a equipe de trabalho que marcou a minha vida, e fico muito feliz que, mesmo depois desse tempo todo, tenho a alegria de receber sua mensagem aqui…
    Obrigada mesmo!!! Vou ligar com certeza, seria um enoooorme prazer

  70. Fê,

    Minha amiga querida, fico muito feliz em te ver crescendo e conquistando seus objetivos! Tenho um orgulhoooo enormeeee dessa minha amigaaa afilhada! Você merece cada espaço conquistado… o suor e o esforço estão sendo compensados.
    Parabéns… mil vezes parabéns!

  71. Fê,

    Minha amiga querida, fico muito feliz em te ver crescendo e conquistando seus objetivos! Tenho um orgulhoooo enormeeee dessa minha amigaaa afilhada! Você merece cada espaço conquistado… o suor e o esforço estão sendo compensados.
    Parabéns… mil vezes parabéns!

  72. Fê,

    Minha amiga querida, fico muito feliz em te ver crescendo e conquistando seus objetivos! Tenho um orgulhoooo enormeeee dessa minha amigaaa afilhada! Você merece cada espaço conquistado… o suor e o esforço estão sendo compensados.
    Parabéns… mil vezes parabéns!

  73. saulo stéfano

    Fernanda,
    parabéns pela entrevista e pelo belo trabalho!
    abraços
    Saulo

  74. saulo stéfano

    Fernanda,
    parabéns pela entrevista e pelo belo trabalho!
    abraços
    Saulo

  75. saulo stéfano

    Fernanda,
    parabéns pela entrevista e pelo belo trabalho!
    abraços
    Saulo

  76. Robis minha irma por opcao…. muito obrigada… te amo amiga, obrigada por tudo sempreeee
    bjossssss

    Saulo, que surpresa booaaa…. nossa qto tempo hein… obrigada pela mensagem, fiquei muito feliz em ve-la
    Bjusss

  77. Robis minha irma por opcao…. muito obrigada… te amo amiga, obrigada por tudo sempreeee
    bjossssss

    Saulo, que surpresa booaaa…. nossa qto tempo hein… obrigada pela mensagem, fiquei muito feliz em ve-la
    Bjusss

  78. Robis minha irma por opcao…. muito obrigada… te amo amiga, obrigada por tudo sempreeee
    bjossssss

    Saulo, que surpresa booaaa…. nossa qto tempo hein… obrigada pela mensagem, fiquei muito feliz em ve-la
    Bjusss

  79. Marilza Amaral

    Fernanda…
    Moro em Governador Valadares (Minas Gerais) e ficaria difícil fazer um curso com você! Acontece que essa técnica me interessa. Gostria muitíssimo de aprender com alguém como você, que me inspira muito. Como poderíamos fazer?
    Meu email é marilzamaral@gmail.com e messenger: marilzamaral@hotmail.com

  80. Marilza Amaral

    Fernanda…
    Moro em Governador Valadares (Minas Gerais) e ficaria difícil fazer um curso com você! Acontece que essa técnica me interessa. Gostria muitíssimo de aprender com alguém como você, que me inspira muito. Como poderíamos fazer?
    Meu email é marilzamaral@gmail.com e messenger: marilzamaral@hotmail.com

  81. Marilza Amaral

    Fernanda…
    Moro em Governador Valadares (Minas Gerais) e ficaria difícil fazer um curso com você! Acontece que essa técnica me interessa. Gostria muitíssimo de aprender com alguém como você, que me inspira muito. Como poderíamos fazer?
    Meu email é marilzamaral@gmail.com e messenger: marilzamaral@hotmail.com

  82. Patrícia Paladino

    Oi Fernanda… sou apaixonada por essas coisas que vc faz, mas moro em São Paulo. Vc conhece algum lugar que eu poderia aprender aqui em São Paulo?

    Meu email é paromeo82@yahoo.com.br

    Obrigada
    Patrícia

  83. Patrícia Paladino

    Oi Fernanda… sou apaixonada por essas coisas que vc faz, mas moro em São Paulo. Vc conhece algum lugar que eu poderia aprender aqui em São Paulo?

    Meu email é paromeo82@yahoo.com.br

    Obrigada
    Patrícia

  84. Patrícia Paladino

    Oi Fernanda… sou apaixonada por essas coisas que vc faz, mas moro em São Paulo. Vc conhece algum lugar que eu poderia aprender aqui em São Paulo?

    Meu email é paromeo82@yahoo.com.br

    Obrigada
    Patrícia

  85. Olá, feliz ano novo a todos.
    Minha meta para este ano é trabalhar com cartonagem. Desde pequena sou fascinada por caixas e as enfeitava de tudo quanto é modo – risos!
    Agora quero me profissionalizar, para tanto preciso da ajuda de vocês e solicito que me encaminhem indicações de cursos aqui em São Paulo.
    Aguardo informações.

    Marciah

  86. Olá, feliz ano novo a todos.
    Minha meta para este ano é trabalhar com cartonagem. Desde pequena sou fascinada por caixas e as enfeitava de tudo quanto é modo – risos!
    Agora quero me profissionalizar, para tanto preciso da ajuda de vocês e solicito que me encaminhem indicações de cursos aqui em São Paulo.
    Aguardo informações.

    Marciah

  87. Olá, feliz ano novo a todos.
    Minha meta para este ano é trabalhar com cartonagem. Desde pequena sou fascinada por caixas e as enfeitava de tudo quanto é modo – risos!
    Agora quero me profissionalizar, para tanto preciso da ajuda de vocês e solicito que me encaminhem indicações de cursos aqui em São Paulo.
    Aguardo informações.

    Marciah