Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Kelly da Feito à mão para bb – Embu das Artes, SP

Entrevista com Kelly da Feito à mão para bb – Embu das Artes, SP

Kelly, como tudo começou? Como surgiu a Feito à mão para BB ? Conte-nos um pouco sobre você e seu trabalho.
Bem, tudo começou quando tinha 5 anos de idade e minha mãe me apresentou ao tricô, crochê e bordado. Lembro-me daquela época, quando “criava” peças nessas artes para vestir minhas filhinhas (bonecas). Com o passar dos anos, continuei sempre fazendo artesanato com linha como um hobby, um passatempo, pois trabalhava como gerente de loja e o tempo era mínimo para exercer qualquer outra função. A ideia da loja Feito à mão para bb começou quando vim morar aqui em Embu das Artes, uma cidade movida pelo artesanato, e passeando pela feira de artesanato que existe aqui aos finais de semana, ficava encantada com as peças feitas para bebês. E sentia sentia que poderia fazer peças diferentes do habitual, criar uma moda exclusiva para os baixinhos. As ideias vão surgindo e vou anotando, seja na rua, em casa , desenho e escrevo as receitas, depois vou colocando em prática. Assim crio as peças, sempre colocando todo o carinho e imaginando qual será o bebê que irá usar. Hoje posso dizer que respiro artesanato, me encanta, me fascina e procuro sempre estar “antenada” com novidades em fios que de melhor qualidade existe no mercado seja nacional ou importado.

Além de artesã, você exerce alguma outra profissão?

Sim, administro a parte financeira de uma microempresa do meu esposo, é uma área que gosto de trabalhar também, e por ser do esposo (risos), consigo fazer os meus trabalhos também sem levar bronca (risos).

Você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos?

Ambos. Gosto de ser independente, e como ajudo na empresa do meu esposo, gosto de ter minha independência financeira, além de ser um dos melhores tratamentos anti-stress. A criatividade, paciência, habilidades manuais, auxiliam e muito para combater o stress.

Fale um pouco sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, os materiais e equipamentos utilizados.

Procuro trabalhar com toda calma e tranquilidade possível, sou muito detalhista, não gosto de deixar imperfeições ou algum defeitinho que geralmente encontramos em alguns fios (os chamados defeitos de fábrica, que geralmente encontramos na metade de um novelo). Procuro trabalhar com as melhores marcas disponíveis no mercado nacional e marcas importadas. Infelizmente são poucos os fios nacionais que nos trazem um resultado satisfatório. Faço produtos direcionados à moda bebê, tais como casaquinhos, vestidinhos, sapatinhos, mantas. Procuro criar peças diferentes, às vezes me inspirando até mesmo na moda para adultos, mas recriando para o universo infantil. Os materiais que utilizo para minhas peças são fios (lãs e linhas) que tenham maciez e que não agridam a pele dos pequenos, já que são super sensíveis. Uso também outros materiais que encontro em lojas de artesanato, como botões diferentes, acessórios para bijuterias, biscuit, miçangas, tudo que possa me trazer um resultado diferente e agradável às peças que confecciono.
Com agulhas na mão, seja de tricô, crochê e bordado, vou criando as peças para a loja.

Você trabalha sozinha ou tem uma equipe? Você tem um ateliê ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Trabalho sozinha, sou muito detalhista com as peças. Já tentei uma vez ter uma pessoa para me ajudar, mas não aceito que as peças saiam com qualquer defeito, desmancho e faço novamente, e nem todas as pessoas entendem, e acham que um defeitinho ou outro podem passar despercebidos. Eu não penso assim, então prefiro fazer sozinha mesmo. Por este motivo sempre peço aos meus clientes um tempo hábil para a entrega do produto. Trabalho na empresa do meu esposo e em casa aos finais de semana. Como trabalho no sítio, fico mais tranquila e a natureza completa o cenário para as minhas inspirações e confecções das peças.

O que você considera essencial quando vai produzir uma nova peça?

Carinho e qualidade, são duas coisas que não podem faltar, se você não tem amor naquilo que se propõe a fazer e não trabalha com produtos de qualidade, com certeza o produto não sairá com resultado satisfatório. Toda arte precisa de carinho e qualidade, uma peça feita com esses dois ingredientes se tornam aos olhos de quem vê peças diferenciadas e belas.

Em sua opinião, que características definem um bom artesão? Quando analisa produtos de terceiros, que atributos considera para definir o trabalho como um bom produto artesanal?

Sua criatividade, e carinho de produzir suas peças. Um bom artesão se diferencia como em qualquer profissão pela sua capacidade de criar e recriar peças. Reconheço um bom artesão pela maneira que se apresenta seu trabalho, um trabalho feito e apresentado de qualquer forma, se torna um entre tantos do gênero. Aquele que exposto com carinho, cuidadosamente faz a total diferença. No Brasil temos artesã
os de primeira linha, não desmerecendo os de outros países, dos quais vemos trabalhos lindissímo. Mas o brasileiro usa sua criatividade para criar peças com base em coisas simples, que se tornam produtos exclusivos, criativos, diferentes e até mesmo inimagináveis, peças que jamais poderíamos imaginar que se tornariam uma verdadeira obra de arte.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão? Você vê perspectivas boas para esse mercado no Brasil?

O maior desafio e dificuldade são os preços cobrados. Infelizmente, no nosso país, compara-se muito os produtos que são feitos de forma manual com os produtos industrializados. Em outros países, nosso trabalho é muito mais reconhecido e aceito. Esbarramos também com o serviço de entrega, que na minha opinião, encarece mais o produto. Acho que deveria haver uma parceria da empresa de serviços de postagens com os artesãos pois não são todos que possuem firma aberta e têm a carterinha de artesão, onde se torna dificil conseguir esta parceria de valores mais baixos para a entrega.

Vejo sim uma excelente perspectiva para o artesão. Tenho como base a minha cidade, onde muitos habitantes têm do artesanato sua renda familiar. Acredito que com a internet também, que é um veículo que se usado com responsabilidade, pode ajudar a mudar o conceito sobre o artesanato, e dar a nós artesãos seu total reconhecimento.

Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

Acredito que o diferencial do artesanato é a criatividade, exclusividade e profunda dedicação que o artesão deixa ali no seu trabalho, diferenciando dos produtos industrializados.
Além de trazer a cultura, o folclore de cada região.

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Você utiliza técnicas de venda e de divulgação?

A maioria dos meus trabalhos são vendidos pela internet. Tenho 3 blogs, um com gráficos de ponto cruz, onde todos os dias disponibilizo esquemas para as pessoas poderem fazer seus trabalhos, um outro de receitas de tricô e crochê, para ajudar também as pessoas a executarem seus trabalhos, e um somente com meus trabalhos. Em todos utilizo a ferramenta do Elo7 para divulgar meus produtos. Algumas peças vendo aqui em minha cidade, por indicação de amigos e clientes que já compraram.

Você acredita que ferramentas como o Elo7 podem contribuir? De que maneira? O que você acha da possibilidade de venda pela Internet?

Tenho certeza que o Elo7 já contribui e muito para o artesão. Hoje o Elo7 é considerado uma ferramenta de divulgação e venda para muitos. O sonho de poder ter uma loja de artesanato é realizada com o Elo7. Vender pela internet é um desafio grande, pois nós temos o costume de efetuar compras mais usando o tato do que a visão, e pela internet temos que apresentar ao cliente o produto de todas as formas para ele ter a certeza de que está comprando o produto que deseja.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz ou gosta de artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

Embu das Artes em São Paulo, cidade onde resido, e que tem uma feira de artesanato todos os finais de semana, com as mais variadas técnicas de artesanato. Vale a pena conhecer.
A feira Mega Artesanal que este ano será realizado nos dias 01 a 05 de julho no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, sempre traz as novidades e produtos excelentes para quem faz artesanato. Vale a pena ir até lá conhecer.

Você tem algum hobby que gostaria de citar? Fora o artesanato, o que mais você gosta de fazer?

Os preferidos, além do artesanato, é pescar e ler.
Sempre que posso, tiro um domingo para pescar no sítio. Para mim é algo mágico, você ficar ali, com a mente livre de todo e qualquer problema, uma terapia maravilhosa. Pratico pesca esportiva, onde uso materiais que não machuquem os peixes e após pescá-los, solto novamente para seu habitat. E leitura é tudo, conhecimento, informação, cultura, acho que todos deveriam praticar este hábito.

Tem filhos? Tem algum animal de estimação?

Tenho um filho Paulo Thiago de 21 anos que é meu maior presente, meu orgulho, ele está no último ano de pós-graduação em Educação Fisíca. Além dele tenho um netinho, Matheus, de 3 anos que é minha alegria. Moram também conosco dois filhos do meu marido que para mim são como filhos “postiços” (risos), o Fabian que tem 16 anos, e a Kathlenn que tem 13 anos. Além do maridão Luiz, que é uma eterna criança (risos). Temos 3 cachorras que são como membros da família mesmo, dizemos sempre que a elas só falta falar (risos).

Pra fechar, se você tivesse 15 segundos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

Diria que o artesanato sempre me deu a oportunidade de ter ganhos financeiros, de um hobby maravilhoso e de ter um caminho para crescer interinamente, conhecendo pessoas que de alguma forma sempre nos agregam algo.
Minha vida, assim como de muitos, nunca foi fácil, mas como sempre digo, “A sabedoria dos olhos está em enxergar o bem, mesmo sabendo da existência do mau”. Pude me realizar em vários aspectos importantes da minha vida, como exemplo, pagar a faculdade do meu filho (para mim é fundamental estudar) com os frutos dos meus trabalhos artesanais.
Cada vida, cada história, se resume naquilo em que você acredita e batalha para ser e ter.
Agradeço ao Elo7 pela oportunidade de mostrar um pouquinho sobre mim e também de parabenizar pela excelente ferramenta de ajuda dos artesãos.
Um grande abraço a todos.
Kelly.
Feito à mão para BB.

Visite a Feito à mão para bb no Elo7: https://www.elo7.com.br/feitoamaoparabb/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.