Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Michelle Camilo da Done by me!!! Curitiba/PR

Entrevista com Michelle Camilo da Done by me!!! Curitiba/PR

Michelle, conte-nos um pouco como tudo começou. Como surgiu a Done by me!!! ? Fale um pouco sobre você e seu trabalho.

Olá, meu nome é Michelle Camilo, tenho 27 anos, sou casada e não tenho filhos. Atualmente estudo costura. Não tenho formação superior completa pois já abandonei dois cursos em andamento, Design de Móveis e Design de Interiores por não achar que estava no caminho certo.

Sempre me interessei por design, arte, moda e artesanato em geral. Desde pequena já pintava minhas roupas, as paredes do meu quarto e nunca deixava a roupa do jeito que era comprada, sempre dava meu toque especial.

Sou paulista e tinha um trabalho muito agitado, eu era gerente de um grande restaurante. Esse trabalho exigia todo o meu tempo e dedicação, então por um longo tempo deixei de lado o que realmente gostava de fazer. Quando me casei há cerca de 2 anos, eu me mudei para Curitiba e agora com mais tempo livre voltei a me dedicar ao artesanato.


Testei muita coisa, comprei muito material, vi muitas revistas, livros e sites da internet, e achei então nos tecidos e botões a forma de me expressar que mais me dava prazer. Comecei então a fazer acessórios pra mim e para amigas, que contaram para mais amigas e mais amigas e mais amigas. Nasceu aí a Done by me!!!

Hoje você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos? Você exerce alguma outra profissão em paralelo?

As duas coisas. Ainda não é minha principal fonte de renda mas estou trabalhando para isso. Meu marido tem um comércio varejista e eu ajudo na administração da loja dele.


Conte-nos sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, as matérias-primas, os materiais e equipamentos utilizados.

Desenvolvo atualmente acessórios variados para cabelo, brincos, anéis e todos têm como matéria-prima tecido, fitas, feltro e botões. Costuro à mão e também utilizo uma Singer, que ainda estou aprendendo a usar. Uso também um balancim.
Estou sempre pesquisando novos materiais, produtos e estilos, mas tenho sempre à mão papel e caneta para anotar as ideias que surgem a qualquer hora. É sempre bom ter tudo anotadinho pra quando chegar a hora da criação não perder nada.

Michelle, você trabalha sozinha para a Done by me!!! ou tem uma equipe? Você tem um ateliê ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Trabalho sozinha, não tenho um ateliê ainda mas tenho um espacinho no meu quarto que montei para poder executar minhas ideias.


Que características considera diferenciais nos seus trabalhos? Quais são suas principais qualidades como artesã?

Procuro utilizar estampas que combinem o que está na moda atualmente. Faço uma mistura com o retrô e o kitsh.
Com certeza o acabamento, a qualidade dos materiais utilizados e minha preocupação em fazer o cliente receber o que realmente está esperando. Isso inclui o tempo de entrega e a embalagem final. A qualidade do meu produto começa na foto e na descrição dele, assim o comprador pode ficar tranquilo pois vai receber realmente o que comprou.

O que você considera um produto artesanal com qualidade? Quando analisa um produto de um terceiro, o que considera como essenciais para que o produto seja vendável e agrade os clientes?

Um produto com material de qualidade e que tenha a dose certa de criatividade e originalidade. Quando analiso produtos de terceiros, o que mais me chama atenção é o acabamento, o material utilizado e o preço conforme a diferenciação do design.

O que você acha do mercado de produtos feitos à mão no Brasil? Quais as perspectivas, desafios e dificuldades de se atuar nesse mercado hoje?

Acho que está em grande fase de crescimento. Vejo que hoje as pessoas dã
o muito mais valor ao handmade. Mas mesmo assim vejo a concorrência industrial, as cópias, o custo alto e toda a burocracia para se ter uma empresa legalizada no Brasil. É um grande desafio para todos os artesãos. Sem contar os fretes caríssimos que nós ou os clientes pagamos, no caso de quem como eu vende apenas pela internet.


Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

Ter um produto feito exclusivamente feito pra você, de uma forma que na maioria das vezes você pede e opina na criação. Ter realmente o que você deseja valoriza totalmente o artesanato na minha opinião.


Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Você utiliza que técnicas de venda e de divulgação?

Vendo apenas pela internet no Elo7, mas divulgo também no Flickr, Orkut e via email. Para divulgação prezo pela qualidade das fotos e pela descrição dos produtos.


Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

Em São Paulo, a 25 de Março e a região do Brás. A Feira Benedito Calixto em São Paulo, Embu das Artes, o Etsy e o Elo7 claro!

Você tem algum hobby que gostaria de citar? Além de seu trabalho na Done by me!!!, o que mais você gosta de fazer?

Gosto de colecionar coisas. Adoro relaxar ouvindo música e ir ao cinema.

Pra fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

Diria que estou trabalhando bastante e amando tudo que venho fazendo e que brevemente a Done by me!!! terá um monte de novidades.

Para visitar a loja da Done by me!!!, acesse https://www.elo7.com.br/donebyme/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.