Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Reiner Wolff

Entrevista com Reiner Wolff

Como tudo começou? Desde quando sua paixão por artesanato existe?

Entrei no mundo das artes em Berlim na Alemanha, passei pelo Balett Clássico, teatro, música e artes plásticas. Ao vir morar no Brasil, envolvi-me com artes plásticas e aos poucos fui conhecendo o mundo do artesanato. A riqueza que existe na matéria-prima brasileira me chamaram atenção e aos poucos me apaixonei pela criação e o mundo artesanal, isto já há uns 10 anos.

Além de artesão, você exerce outra profissão? Quanto do seu tempo você se dedica ao artesanato?

Hoje tenho uma empresa Lobo & Art’s que se especializou no artesanato, porém realizo alguns trabalhos como artista plástico, cujo trabalho é realizado em parceria com arquitetos, decoradores e designers. As fachadas de prédios são obras gigantescas realizadas em parcerias com construtoras que embelezam inúmeros edifícios de Balneário Camboriú e região – SC. Estou o tempo todo em atividade, desde o processo da criação á elaboração. Durmo pouco.

Artesanato é hobby ou algo mais? Você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos?

Hoje o artesanato deixou de ser hobby para ser atividade principal, além de aliviar o stress é um meio para se manter as contas em dia.

Quais materiais você costuma utilizar? Que equipamentos usa?

O alumínio é o material principal, porém gosto de mesclar madeira, cordas, telas, tintas, ramos de coqueiros, tecidos, etc. Os equipamentos usados são brocas, martelos, esmeril, escovas, tesoura, tupia, serra e muitos outros.

Fale um pouco sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um?

A Lobo & Art’s trabalha exclusivamente com quadros, porém muitos deles são utilitários, como porta-chaves e porta-utensílio. A principal característica de cada um é o design próprio, uma mistura de tendência alemã com cara de Brasil.

Você tem um atelier ou compartilha espaços da casa para suas criações?

Tenho uma oficina para a elaboração das peças e a casa serve como atelier e show room.

Você trabalha sozinho ou tem uma equipe? Você tem amigos(as) artesãos(ãs)?

Temos um trio onde cada desempenha sua função. Eu, Reiner Wolff, me dedico à parte de criação (design), Cristiano está na área de elaboração e Cláudia faz a parte comercial. Tenho inúmeros amigos artesãos espalhados por todo este Brasil.

Quando produz seus próprios trabalhos manuais, quais características considera essenciais para considerar o resultado final como um bom trabalho?

Acabamento, preço e design diferenciado.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão? Você vê perspectivas boas para esse mercado no nosso país?

O maior desafio que vejo é a competição dos produtos Made in China, que faz com que o artesanato brasileiro não tenha como competir em relação a custos, porém vejo que existem ótimas perspectivas de futuro devido ao interesse do consumidor estrangeiro e de uma maior conscientização do próprio povo brasileiro.

Como você vê o panorama do artesanato no Brasil de hoje? Há espaço para artesãos e produtos manuais num mercado inundado de falsificações e pirataria? Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

O artesanato brasileiro está em plena expansão, mesmo com a concorrência dos produtos importados o país aos poucos vai encontrando sua própria identidade, exemplo disto são os trabalhos mineiros, reconhecidos no Brasil todo e em muitos paises estrangeiros. Pode-se colocar valor ao trabalho que tenha identidade, seja história local, ou material característico. O panorama para o artesanato é excelente, basta ver as inúmeras feiras nacionais e internacionais onde o artesanato brasileiro tem posição de destaque.

Que atributos definem um bom artesão? Quando analisa produtos de terceiros, que atributos consideram para definir o trabalho como um bom produto artesanal?

O bom artesão é aquele que tem originalidade, criatividade e preocupação com o acabamento. Quando analiso produtos de terceiros o que mais me chama atenção é o acabamento, material ecológico e design diferenciado.

Onde e como você costuma vender seu trabalho?

Revendo para lojas em shopping, Elo7, site pessoal, feiras nacionais como Mãos de Minas, Feiart Curitiba, Feiart Porto Alegre, Artmund São Paulo, arquitetos, decoradores e no próprio atelier.

Como divulga seu trabalho e o que você acha mais importante na divulgação? Você acha que a Internet ajuda na divulgação do seu trabalho?

Particularmente ainda estou iniciando as vendas via internet, os maiores volumes de vendas são nas feiras temáticas, pois concentra um público maior que vai exclusivamente para adquirir o artesanato. Essas feiras servem para divulgar o trabalho e vender, porém é necessário ter sempre o cartão de visita com um site para se fazer o pós-venda.

As regras de uso de alguns sites não permitem a divulgação e comercialização de produtos, mas ainda assim são usados sob risco de se ter conta apagada. O que você acha do Flickr e Orkut? São bons lugares para divulgar? Quais as vantagens? Quais os problemas?

Não uso estes sites para comercializar e divulgar.

Você acredita que ferramentas como o Elo7 podem contribuir? De que maneira? Qual sua opinião geral sobre o Elo7?

Sou iniciante do site, mas já pude observar um grande profissionalismo por parte dos administradores. Espero que o Elo7 cresça a cada dia, dando assim mais oportunidade a muitos artesões. Hoje em dia qualquer pessoa pode ter um site, porém a maior dificuldade é a divulgação deste site, acho que o Elo7 tem uma visibilidade maior. Sucesso a vocês.

O que você gostaria de ter no Elo7 e que está faltando hoje?

Pesquisei muito para se chegar ao site Elo7, talvez se o próprio nome do site tivesse uma referencia maior com a palavra ARTESANATO poderia facilitar e identificar o site com produtos relacionados ao artesanato. Facilitaria a busca do internauta.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc?

Sugiro a todos que fazem artesanato, façam as feiras temáticas que estão espalhadas por todo país. Dica: Feiart Porto Alegre em maio, Mãos de Minas em Belo Horizonte no mês de novembro.

Você tem algum hobby que gostaria de citar? Fora o artesanato, o que mais você gosta de fazer?

Ouvir música e apreciar a natureza.

Tem filhos? Tem algum animal de estimação?

Tenho filho, cachorros, calopsita, tartaruga e muitos pássaros.

Pra fechar, se você tivesse 15 segundos para contar tudo sobre sua vida, o que você diria?

Artista de plástico, madeira, alumínio e um bom artesão, incansavelmente em busca de coisas novas.

Visite: https://www.reinerwolff.com.br/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.