Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Vera Beneti

Entrevista com Vera Beneti


Vera, conte-nos como tudo começou.

Faço artesanato desde os 14 anos, uma coisinha ou outra, mas sempre procurando novidades e criando alguma coisa nova. Depois de casada, fiz sozinha a decoração do quarto dos meus 2 filhos. Ficou lindo! Mudei de cidade várias vezes no decorrer de minha vida e buscava no artesanato preencher um vazio que ficava pela ausência da família e de amigos. Aprendi vários tipos de artesanatos, desde pintura até os bordados. Foi a área dos bordados, em especial o patchwork, que em pouco tempo acabou se tornando a minha verdadeira paixão.

Além de artesã, você exerce outra profissão?

Sou artesã, além de mãe e esposa. Dedico o tempo que tenho livre para a implementação de novas idéias em patchwork. Inicialmente tinha isto como um hobby mas aos poucos foi se transformando em profissão.

Quais são suas habilidades e especialidades?

Atualmente tenho focado todas as minhas idéias no patchwork. Procuro sempre estar criando kits para facilitar na hora de arrumar as coisas, seja na bolsa, no carro, na cozinha, no banheiro etc.

Que tipo de trabalho artesanal lhe proporciona mais prazer?

O patchwork, devido à possibilidade de criação e pelo fato de que é um bordado que permite uma maior originalidade em comparação com os outros bordados, além da variedade de técnicas e materiais. Acho primordial que o trabalho seja feito com material de boa qualidade, pois isso diferencia o resultado final do trabalho, em especial o acabamento. Sou uma grande observadora e invento em cima do que vejo. Não gosto de fazer igual, sempre mudo alguma coisa.

Onde você busca novos conhecimentos?

Busco conhecimento em várias revistas, livros de patch, internet e feiras.

Você tem um atelier ou compartilha espaços da casa para suas criações?

Não tenho atelier. Trabalho em casa e tenho o meu cantinho em que posso criar de maneira livre. Meu cantinho eu vivo arrumando, mas basta começar a costurar, e pronto: vira bagunça (risos). Quem for visitar vai encontrar muitos tecidos, muitas linhas, máquina, feltros, plumante, manta e além disso muito carinho, dedicação e capricho.

Você dá cursos?

No momento não dou cursos e o tempo que tenho livre é gasto com a criação e implementação de novas idéias. Tive experiências agradáveis gravando e disponibilizando no YouTube vídeo-aulas que tiveram um retorno satisfatório por parte de artesãs de todo Brasil. Foi muito gratificante ver o meu trabalho ser reconhecido.

Você trabalha sozinha ou tem uma equipe?

Não trabalho sozinha, meu marido me ajuda na elaboração das apostilas. Além dele meus dois filhos me ajudam bastante no aspecto de divulgação do meu trabalho, principalmente no que tange à internet e ao meu site. Penso que fazemos parte de uma equipe bastante coesa.

Quando produz seus próprios trabalhos manuais, quais características você considera essenciais para considerar o resultado final como um bom trabalho?

Ao confeccionar meus trabalhos levo em conta o acabamento, uma vez que é característica essencial para a qualidade de um produto. Claro… sempre utilizando-me de produtos e ferramentas de boa qualidade.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão?

É um grande desafio vender trabalhos feitos à mão, uma vez que os trabalhos são de extrema complexidade não devidamente reconhecida pelas pessoas em geral. Apenas um grupo seleto de pessoas dão o devido valor que esses trabalhos merecem. Na atualidade o que importa é a quantidade do produto no mercado, ao passo que nos trabalhos à mão o que realmente importa é a qualidade, fato não muito difundido entre as pessoas, daí a dificuldade na atuação de produtos feitos a mão.

Como você divulga seu trabalho?

A divulgação de meu trabalho está focada na internet, através de meu site e do Elo7, e através de meus contatos rotineiros. Acho que o mais importante na divulgação é a seriedade e o profissionalismo, sempre informando as possibilidades de cada produto.


Fale um pouco mais sobre você.

Além do artesanato, principalmente o patchwork, adoro ficar com a minha família, viajar, ler, assistir filmes e navegar na internet sempre a procura de novas idéias. Não consigo viver sem a família. Tenho 2 filhos maravilhosos que me apóiam e me incentivam muito, além de 2 cachorros fofinhos. Sou uma mulher feliz. Nasci, cresci, vivo aprendo muita coisa, tenho uma família maravilhosa e estou sempre à procura de coisas novas, trabalhando sempre com seriedade e profissionalismo, buscando dar o máximo e o melhor de mim. Queria deixar um agradecimento especial para a minha professora Ana Maria Sacciloto, que em muito contribuiu para que hoje eu gostasse do patchwork, e que me ensinou a ter a dedicação que o patchwork merece, e acima de tudo acreditou no dom que eu tinha para a confecção de meus trabalhos.


Visite a loja de Vera no Elo7:
https://www.elo7.com.br/18720/

Blog:
https://www.verapatchwork.com/

Vídeos no YouTube:
https://www.youtube.com/user/verapatchwork

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.