Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Zuleika da zukka, São João Del Rei / MG

Entrevista com Zuleika da zukka, São João Del Rei / MG

Zuleika, conte-nos um pouco como tudo começou. Como surgiu a zukka? Fale um pouco sobre você e seu trabalho.
Eu me chamo Zuleika Ferreira, sou formada em Design de Produto.
Tudo começou há muito tempo, quando ainda tinha 13 anos. Sempre gostei de trabalhos manuais e de criar minhas próprias peças, bijuterias e outras coisas mais, as amigas gostavam e com isso comecei desde cedo a vender para conhecidos.
Mais tarde veio a faculdade, todos os conhecimentos adquiridos, e juntamente com a vontade de ter meu próprio negócio, resolvi desenvolver minha linha de produtos e a partir daí surgiu a zukka em 2007.
A zukka é uma marca de produtos diferenciados, desenvolvidos e produzidos de forma artesanal. As peças seguem inspirações de todo o Brasil e sua diversidade, da religião e seu sincretismo, da cultura popular, do jeitinho brasileiro, das cores, clima, do artesanato, das bordadeiras.

Hoje você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos?

O artesanato para mim vem aliado ao design como diferencial e valor agregado aos meus produtos. Sempre gostei de artesanato e sempre gostei de fazer trabalhos manuais. O trabalho manual é um meio de aliviar o stress, de relaxar, e aliado ao trabalho me traz muita satisfação, já que estou fazendo algo que gosto e ao mesmo tempo ganhando com isso.Você exerce alguma outra profissão em paralelo?

Tenho formação em Design Industrial, com habilitação em Produto pela escola de Design da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Trabalhei um tempo no setor moveleiro e fiz alguns projetos também na área. Atualmente me dedico integralmente à minha marca, no desenvolvimento e produção das peças. Estou focada nisso, pois desejo crescer e introduzir à minha marca uma grande diversidade de produtos. Criando sempre peças coloridas que traduzam a alegria, o colorido do Brasil, com muita mistura de materiais, processos e trabalhos manuais. O design aplicado às técnicas. O artesanal aliado ao industrial.


Conte-nos sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, as matérias-primas, os materiais e equipamentos utilizados.

A linha que trabalho no momento são bolsas, carteiras, bijuterias, colares, pulseiras, tiaras, tic-tacs, chaveiros, como também peças decorativas para casa, tudo muito colorido com muita mistura de materiais e processos, tais como, feltro, tecido algodão, paetês, miçangas, peças em crochê, fita, botões, entre outras mais. Trabalho com 2 máquina de costura, balancim para botões e ilhós, mini-retífica para trabalhos em madeira, pinturas e costuras manuais.


Estou sempre na frente do computador, lendo revistas, pesquisando, verificando as tendências, o que tem no mercado e o que não tem. Sempre desenhando algo, rabiscando em bloquinhos, guardanapos. As canetas BIC e os papeis jamais ficam para trás, tem sempre algum em minha bolsa, na mesa de cabeceira, afinal uma boa ideia pode surgir a qualquer momento, e dessa forma, mantenho sempre muita peças projetadas esperando a hora de sair do papel. Nos produtos estou sempre preocupada com a qualidade da matéria-prima, acabamento, apresentação, embalagem, e acredito que todas as etapas devam ser feitas com muito cuidado. Sou perfeccionista, alguns falam que sou chata mesmo. Percebo falhas mínimas e isso me dificulta muito na hora da procura por alguém que trabalhe comigo.

Zuleika, você trabalha sozinha para a zukka ou tem uma equipe? Você tem um ateliê ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Apesar de já trabalhar com desenvolvimento de acessórios femininos há bastante tempo, o conceito zukka no formato atual tem pouco tempo que está no mercado. Trabalho sozinha no desenvolvimento e montagem das peças. Algumas vezes conto com a ajuda da minha mãe nos bordados e aplicações, mas isso não é uma constante, e também conto com 2 pessoas na produção das peças em crochê, um serviço terceirizado feito fora do ateliê e escritório.
A zukka possui
um espaço específico composto por ateliê e escritório, separado da minha casa, que em breve estará aberto para receber possíveis clientes.

Que características considera diferenciais nos seus trabalhos? Quais são suas principais qualidades como artesã?

Prezo pela qualidade acima de tudo, a matéria-prima usada, o bom acabamento, apresentação, embalagem, a foto e informações apresentadas no site. Fico atenta a tudo. Acredito que esse conjunto de fatores represente o diferencial de meus produtos.
Por trabalhar com a maior parte das vendas pela internet, acredito que as pessoas na compra criam uma expectativa com relação ao produto e ao receberem suas peças, elas devam se surpreender com o todo (peça + embalagem e apresentação).

O que você considera um produto artesanal com qualidade? Quando analisa um produto de um terceiro, o que considera como essenciais para que o produto seja vendável e agrade aos clientes?

É essencial para mim que o produto tenha uma matéria-prima de boa qualidade, o acabamento bem feito, são fatores que eu considero de grande importância para a qualidade de um produto. Uma embalagem bem feita, a apresentação do produto também deve ser cuidada com carinho e dedicação.

O que você acha do mercado de produtos feitos à mão no Brasil? Quais as perspectivas, desafios e dificuldades de se atuar nesse mercado hoje?

A busca por produtos que agregam valores artesanais, o “feito à mão” cresce a cada dia. O jeito brasileiro virou moda, os produtos que agregam esse “estilo brasileiro de ser”, com sua diversidade, o colorido e alegria estão em alta.
A grande dificuldade para quem está começando é o fato de ser ou não reconhecido. Leva um bom tempo para que isso aconteça, e nesse caminho é preciso muita persistência e acima de tudo paciência.
São muitas as dificuldades e desafios. O alto custo de se tornar uma empresa é um dos fatores que atrapalha nas negociações e contatos com lojistas, como também impossibilita a compra de alguma matéria-prima com melhores preços, que influencia diretamente no custo final do seu produto, que prejudica nas negociações no atacado, tornando esse processo em um círculo vicioso.
Apesar de todas as dificuldades, encaro tudo como um grande desafio e acredito no crescimento da minha marca. As feiras, sites que encontramos hoje, servem de grande estímulo e são de grande importância na divulgação dos nossos trabalhos. Também valorizo as parcerias que possibilitam bons resultados na luta contra alguns desses empecilhos.
Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

Peças artesanais são únicas, são peças especiais, que tornam as pessoas que a usam tão especiais quanto. Elas trazem consigo uma história, de quem produziu, da matéria-prima, da região que ela representa, das técnicas artesanais nela usadas.

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Você utiliza que técnicas de venda e de divulgação?

Trabalho com praticamente todas as vendas pela internet e pretendo manter assim, tenho um ateliê e escritório para futuramente atender a alguns casos de lojistas que passam pela região. São poucas as vendas por fora, vendo para pessoas amigas, e também para uma ou outra pessoa diferente, mas essas também tiveram acesso às peças pela internet.
Foi através da internet e minhas constantes pesquisas que encontrei o Elo7. Foi através do Elo7 que pude tornar real o meu desejo de desenvolver e divulgar a minha marca.
Estou sempre buscando sites de divulgação, atualmente divulgo a zukka também em sites como Flickr, Blogger, Artesanum, Orkut, entre outros. Mas foi a partir do Elo7 que as coisas aconteceram mais rapidamente e maior retorno. Os recursos oferecidos pelo site dão maiores possibilidades e criam maiores facilidades tanto no processo de divulgação como de venda.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

O Elo7, por todos os motivos comentados anteriormente.Você tem algum hobby que gostaria de citar? Além de seu trabalho na zukka, o que mais você gosta de fazer?

Adoro dança, seja dança de par, individual, samba, forró… Músicas, ritmos… Academia, para mim, serve como uma forma de descanso, já que essa é a única hora que desligo a cabeça de tudo, dos trabalhos, projetos. Serve para mim como uma grande forma de relaxar e distrair!


Pra fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

Sou a Zuleika, designer, apaixonada pelas cores, dança, música, pelas pessoas, pela cultura popular, pelo Brasil e sua diversidade, que adora trabalhos manuais e desafios. Que mora em são João del-Rei e hoje dedica todo o tempo disponível para a zukka, que quer muito crescer com seu trabalho e curtir muito a vida com seu filho, grande fonte de inspiração, incentivo e força para sempre correr atrás de meus sonhos e objetivos e nunca desistir. Que passa noites acordada projetando, pensando e desenhando novos produtos, para um dia serem produzidos e comercializados.

Visite a zukka no Elo7: https://www.elo7.com.br/zukka/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.